Cadastre-se

Falando de cerveja - Brejas

A comunidade do Brejas falando abertamente sobre cerveja

Visita à Staropramen: a maior cervejaria de Praga.

Visita à Staropramen: a maior cervejaria de Praga.

Depois de visitar praticamente todos os cantos de Praga, senti que faltava uma cervejaria. Apesar de a República Tcheca ser bem famosa por ter sido onde nasceu o estilo pilsen, a cidade em si não é uma grande referência em cerveja. Entretanto, na própria cidade há uma fábrica, da cervejaria Staropramen (Pivovary Staropramen), e por que não visitá-la?

Pouco conhecida no Brasil, a Staropramen foi fundada em 1869, em Praga. Teve muita prosperidade até a II Guerra Mundial. Logo após o conflito, foi nacionalizada pelo regime socialista. O socialismo caiu, a cervejaria voltou a ser uma empresa pública e, a partir de 2004, pertenceu à AB-InBev. Oito anos depois, a cervejaria foi vendida para a Molson Coors. Hoje pode ser encontrada em cerca de 40 país mas, infelizmente, não no Brasil. Quem sabe, em breve, podemos experimentar mais uma cerveja tcheca por aqui?

A cervejaria não fica muito afastada do centro da cidade (o endereço é Nádražní 43/84) e, com muita boa vontade, até dá pra ir a pé. Eu, por exemplo, resolvi ir de tram, que é mais rápido e já te deixa quase na porta.

Chegando lá, a estrutura é bem simples, mas completa. Parece que você está numa grande fábrica de cerveja no interior, o que enche o passeio de charme. Afinal, estamos em um dos lugares que representam o início da fabricação de cerveja em grande escala.

b2ap3_thumbnail_pragagus7.jpg b2ap3_thumbnail_pragagus8.jpg b2ap3_thumbnail_pragagus5.jpgb2ap3_thumbnail_pragagus6.jpg

No passeio, é mostrado todo o parque de produção, com suas respectivas etapas descritas (em inglês) por um guia. O clima é bem low profile, sem a loucura de grandes cervejarias. No fim, ainda é possível degustar, gratuitamente e sem limites, três tipos de chopps da marca. E você pode também comprar copos da cervejaria a preços bem acessíveis. É um passeio simples e que vale a pena!

Se alguém quiser informações sobre o local, para ajudar em uma possível visitação, é só escrever para [email protected]

É possível também conferir as outras matérias que fiz, sobre duas visitações muito interessantes, em:

Visita à Guinness Storehouse, em Dublin
Visita à La Trappe, na Holanda

Seguem mais fotos da Pivovary Staropramen:

b2ap3_thumbnail_pragagus4.jpg b2ap3_thumbnail_pragagus3.jpg b2ap3_thumbnail_pragagus2.jpg b2ap3_thumbnail_pragagus1.jpg

Localização (Map)

Sao Paulo - São Paulo, 05427-050, Brazil
Bierland lança cerveja no estilo Witbier
Brasileiro vai para Argentina em nova etapa do pro...

Related Posts

Cadastre-se