Cadastre-se
× EXCLUSIVO para Avisos e Comunicados do Brejas para a comunidade de usuários.

Agora todas as avaliações são iguais

Respondido por Damiao Damiao no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Melhor deixar como estava e colocar um botao ' socializar ' entao.
9 anos 1 mês atrás #59751

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Não gostei, mesmo entendendo o motivo democrático.

Deixando o politicamente correto, em termos de consulta, quando se procura uma breja para saber o que ela proporciona em termos sensoriais antes de optar por comprá-la, ficou muito mais confuso, já que temos que procurar uma avaliação mais fundamentada, pois nem sempre a média condiz com a realidade, ainda mais de brejas pouco avaliadas.

Foi totalmente contrário ao que eu gostaria.

Como sugestão, poderia ter uma nota para saber o quanto a cerveja está sensorialmente enquadrada dentro do estilo proposto, porque muitas vezes a nota da avaliação se baseia no gosto pessoal, descaracterizando a nota dada pelo seu estilo. Vejo muito isso com as SAL que recebem notas baixas (até mesmo eu no início dava notas baixas pra elas), mas algumas, dentro dos seus respectivos estilos, merecem notas altas.

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 mês atrás #59755

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Confrades, eu particularmente gostei da mudança, pois duas médias de notas me parecia algo estranho; uma duplicação desnecessária. Afinal, muitas análises de membros do Brejas para certos rótulos datavam de 2008 / 2009, expondo uma média que muitas vezes não condizia até com a atual receita de um rótulo. Nesse sentido, uma média única unifica essa questão, digamos, "geracional".
Acho que a questão é a seguinte: alguns aqui argumentam que ter as análises dos membros do Brejas em destaque era melhor, posto que gostavam de ter contato com análises que consideram mais "precisas". Acho que isso varia de confrade para confrade, já que alguns aqui podem ter afinidade com o tipo de análise de outras pessoas que não são do Brejas. Então, acho que o pano de fundo é: como o site poderia facilitar a busca da análises dos confrades que "confiamos" de um dado rótulo? Hoje, temos que passar as páginas até nos depararmos com as análises que gostamos... mas antes também era assim.
Uma possibilidade, de repente para o futuro, poderia ser criar um sistema de busca dentro da ficha de um rótulo por nome de confrade. Tipo: estou lá na ficha da Wals Quadruppel e quero ver as análises do Jota, Marcussi, Ricardo Sangion e Odmi. Pronto, daí eu encontrava com um eventual sistema de busca interno à ficha da cerveja.
Outra possibilidade seria permitir a exposição de todas as avaliações de uma Breja numa mesma página (algo do tipo "exibir todas as avaliações") e, com isso, usar o próprio sistema de busca do navegador (ctrl+F, localizar) para catar as avaliações dos confrades em que vocês confiam.
No entanto, insisto: acho que ter uma média só é bem mais legal e evita esse problema "geracional" que expus acima.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge
9 anos 1 mês atrás #59756

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Estamos tentando fazer com que a busca nas avaliacoes tambem considerem os nomes de usuarios.

Entretanto, o caminho a seguir daqui pra frente é realmente criar o habito de avaliar como util as avaliacoes que voces acharem boas. Assim outros usuarios poderao ordenar as avaliacoes pelas mais uteis e ter maior qualidade nas analises.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC, Fernando Pires
9 anos 1 mês atrás #59759

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Ricardo Sangion escreveu: Estamos tentando fazer com que a busca nas avaliacoes tambem considerem os nomes de usuarios.

Entretanto, o caminho a seguir daqui pra frente é realmente criar o habito de avaliar como util as avaliacoes que voces acharem boas. Assim outros usuarios poderao ordenar as avaliacoes pelas mais uteis e ter maior qualidade nas analises.


Legal Ricardo, esse é um bom caminho, pois terá a possibilidade de ordenar as avaliações pelas mais bem avaliadas, mesmo que subjetivamente, mantendo uma só média (que pra mim não é relevante, mesmo sendo democrático) e mais preciso em termos de qualidade de avaliação, já que como dito por aqui, muitas das avaliações dos editores eram antigas e não tão precisas assim.
Entendo que se deve promover e incentivar as avaliações de novos participantes, nisso, uma média só é mais eficaz, no entanto, para uma busca com o intuito de instruir uma compra ou comparação com uma análise sensorial que façamos (para notar uma eventual evolução), o melhor é termos alguma ferramenta que destaque as avaliações mais "úteis".

Desculpem discordar, mas é a minha sincera opinião.

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 mês atrás #59786

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Agora todas as avaliações são iguais

Acho que voce nao esta discordando Fernando, apenas mostrando que voce achava do outro modo mais facil.

As mudancas sempre geram desconforto pois temos que nos readaptar.
Queremos no futuro permitir que as pessoas vejam as avaliacoes de determinadas pessoas, o que ajudaria tambem.
Entao, alem de ver as mais uteis, voce pode procurar por comentarios de um amigo ou confrade que voce considera referencia.

E vou ser sincero: nem todas as avaliacoes que eu faco sao super aprofundadas. As vezes tenho tempo e me dedico bastante, outras vezes estou com mais amigos e acabo escrevendo apenas o essencial, pra mim, nao para os outros. Imagino que isso possa acontecer com outras pessoas e significa que nem sempre as avaliacoes de um ou outro avaliador serao as melhores.

No mesmo sentido, tem gente que adora ler avaliacoes super detalhadas que incluem historia da cerveja e da cervejaria. Outras, preferem uma avaliacao curta e direta, que facilita a leitura rapida.

Espero que a gente venha ter o melhor dos diversos mundos usando a votacao de "util" como filtro.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
9 anos 1 mês atrás #59790

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se