Cadastre-se

Divulgação de Blogs

Respondido por Mauricio Soave no tópico Divulgação de Blogs

Bom pessoal, ainda não sou um super expert em cervejas como vejo muitos por aqui... andei meu especializando na 8ª maravilha (no meu julgamento das maravilhas, kkk) faz alguns poucos anos e trabalho no ramo de bebidas tb, e me especializando em cervejas... bom, peguei os endereços dos blogs da galera aqui, comecei ler alguns, ótimos, e espero me sobrar tempo para ler o máximo possível....
Também tenho um filhote, um blog, pequeno e recém lançado, sobre bebidas em geral, mas com o foco na cerveja e no que vivo em relação a tudo isso. Nada especializado ainda, coisa de amador querendo compartilhar as delícias desse mundo cervejeiro. Espero que possam apreciar... valeu

fermentoedestilado.blogspot.com.br/
10 anos 1 semana atrás #54002

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MAURICIO ALENCAR no tópico Divulgação de Blogs

Rodrigo CR escreveu:

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Pessoal, um post completamente não-relacionado com polêmica nenhuma (espero)! Nesta quinzena no O Cru e o Maltado, conto das minhas experiência com a guarda da Orval, desde um exemplar jovenzinho até uma garrafa com 5 anos de guarda. É uma das minhas cervejas preferidas para ter na adega!

Pegando pó: Orval, a divina alquimia


Marcussi, muito bom o seu texto, parabéns pela pesquisa e obrigado por compartilhar tanto conhecimento com o mundo! :laugh:

A propósito, tenho interesse em obter mais informações sobre essa questão do envelhecimento (não proposital, digamos assim) de cervejas. Ainda que saibamos o básico (de modo geral, lupuladas, weizen e lagers devem ser bebidas preferencialmente mais jovens), creio que não exista uma boa fonte sobre a variação que uma cerveja sofre com o tempo. Esse seu texto é um verdadeiro roteiro sobre o envelhecimento da Orval, e acho muito difícil termos acesso a algo similar em relação a outros rótulos. Queria então saber se há alguma forma de mensurarmos por alto essa "lacuna" que ocorre nas características de uma cerveja (que seria o declínio dela), pois acredito que isso ocorra também com outros rótulos. Por exemplo, já tomei uma Duvel que não tinha aroma e nem sabor, a Delirium Tremens eu já tomei uma que achei desequilibrada e depois tomei outra que estava bem gostosa, e ambas são validadas com prazos bem longos (creio que 2 anos). Pela cultura que temos das SAL, cerveja próxima à validade já está passada, mas vejo a cada dia que isso não pode ser generalizado (eu só não sei exatamente em quais casos isso realmente faz sentido, ou o contrário, que próxima a validade ela revigore). Alguma luz? :P


Fala Rodrigo....blza??..Saudações ao mestre Marcussi tbm....dei uma vista por cima deste artigo e achei bem interessante e relativo ao tema...não tenho nem de perto o conhecimento aprofundado sobre brejas para apreciá-lo de uma melhor maneira, mas pelo que vi no resumo parece ser interessante...trata a respeito do envelhecimento das cervejas e suas alterações químicas...

*** Artigo em anexo

Este outro site acaba por resumir o conteúdo do artigo e comentá-lo

beersensoryscience.wordpress.com/2010/11...istry-of-beer-aging/

Abçs...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
Last edit: 10 anos 1 semana atrás by MAURICIO ALENCAR.
10 anos 1 semana atrás #54005
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Divulgação de Blogs

Rodrigo CR escreveu: A propósito, tenho interesse em obter mais informações sobre essa questão do envelhecimento (não proposital, digamos assim) de cervejas.


Rodrigo, eu escrevi uma longa série de postagens sobre envelhecimento de cervejas no O Cru e o Maltado. Segue o link para a primeira parte , aí você vai navegando para as postagens mais recentes para ler o resto. Meu foco foram as reações desejadas de envelhecimento em cervejas de guarda, mas eu também dei uma pinceladinha a respeito da degradação de cervejas que não possuem bom potencial para guarda. Não sei se é exatamente o que você quer, mas acho que é um começo. Agora, se você quer se aprofundar no assunto, acaba de ser lançado um livro chamado "Vintage Beer", de Patrick Dawson, que está na minha lista de compras. B)

Maurício, muito legal o artigo que você compartilhou. Mas ele quase só aborda os efeitos considerados "negativos" do tempo sobre as cervejas. Ainda falta mais pesquisa sobre o envelhecimento proposital de estilos adequados à guarda.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio Baeumle, MAURICIO ALENCAR
10 anos 1 semana atrás #54023

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo CR no tópico Divulgação de Blogs

Transferi meu texto para um novo tópico para não desviar mais o propósito deste, me desculpem! Quem quiser dar continuidade, por favor envie aqui .

Abs.
Last edit: 10 anos 1 semana atrás by Rodrigo CR.
10 anos 1 semana atrás #54041

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio Baeumle no tópico Divulgação de Blogs

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Agora, se você quer se aprofundar no assunto, acaba de ser lançado um livro chamado "Vintage Beer", de Patrick Dawson, que está na minha lista de compras. B)


Muito obrigado pelas sempre extremamente valiosas dicas Marcussi, já encomendei o meu, era exatamente o que eu estava procurando!!!
10 anos 1 semana atrás #54060

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Divulgação de Blogs

Vamos beber vinho?

Ué, por que não? O artigo desta quinzena do O Cru e o Maltado aborda a patética guerra de egos entre enófilos e cervejófilos, e ainda dá dicas aos colegas cervejeiros que preferem apreciar o melhor dos dois mundos!
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
9 anos 11 meses atrás #54364

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se