Cadastre-se

Divulgação de Blogs

Respondido por André Santini Filho no tópico Divulgação de Blogs

Me desculpem entrar no meio da discussão.

Mas queria caminhar seguindo a linha do Daniel.

Estou bem longe dos 400 reais/mês. Faço a assinatura do beer pack do clube do malte (por enquanto, por haja paciência) e devo gastar mais 100 ou 150 reais em cervejas. Eu tento manter alguns rótulos do dia a dia (20 a 40% desse valor) e o restante variando cervejas das quais ainda não tomei (ou tomei e não gostei, mas que merecem uma contra prova). Por ser abençoado e morar em Curitiba, posso ir no Growler Day as vezes ou vou dividindo essas compras com a minha namorada.
O que quero dizer é que eu entendo que o custo da produção de uma artesanal (com insumos importados e toda a tributação em ritmo galopante) tenha um impacto alto no custo final, mas não é só isso que encarece. Vejo preços praticados por algumas lojas aqui em Curitiba e na internet e chego a ficar abismado com tamanha ganancia. Digo isso porque é possível pegar o valor de venda da cervejaria e fazer uma rápida conta de padeiro para saber quanto é a margem (eu disse margem e não lucro...).
Claro que haverá um distanciamento daquele público novo que começou a beber artesanal agora. Nós que estamos nesse caminho sem volta não vamos deixar de comprar... mas como o Daniel disse, as compras se tornam mais escassas e o nível baixa consideravelmente. Eu tenho segurado as pontas aqui, comprando em menor quantidade e bebendo em menor quantidade semanalmente. O que não entra na minha cabeça é que parte das cervejarias falam sim em difusão da cultura cervejeira mas lançar beras com maturação de 2 anos a 60 reais é um absurdo. São 350mL apenas.

Outra coisa que não me entra na cabeça é porque as ciganas não se anexam a uma cervejaria física? Mas fixem "residencia". Ou seja, visando baratear alguns custos como tampinhas, insumos, garrafas, transporte, custo com envio para o cliente e etc. Observe as mudanças da (ex) Liga Extraordinária, produzem tudo dentro da Gauden, ngm tem garrafa diferente da long neck padrão e agora passaram a vender diretamente para o consumidor final (pessoa física). Na tabela que recebi da DUM, os valores mudaram razoavelmente e creio que ainda vai cair.

Enfim, para encerrar este texto... Vejo muito gente surfando esta onda de cervejas artesanais. Parte dessas pessoas tem sim paixão pelo que fazem e tem o interesse real em criar a cultura cervejeira artesanal no Brasil. Outra parte que ganhar uma grana em cima disso. E infelizmente temos encontrado esse tipo de gente no caminho... tá foda.

Não sei se fui claro.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Giovani Lopes, Debora Devecchi
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by André Santini Filho.
8 anos 2 meses atrás #64278

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Divulgação de Blogs

Pois é, o Empório da Cerveja se tornou um dos meus maiores fornecedores nos últimos 6 meses. Fora os mercados, essa posição cabia antes aos bares, empórios e sites especializados diversos. Neste exato momento, estou esperando uma caixinha com 6 Leffe Vielle cuvee por 28 contos. Eu tinha comprado no Empório da Cerveja apenas uma vez em 2012 ou 2013 - agora é direto.
8 anos 2 meses atrás #64279

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André F no tópico Divulgação de Blogs

Bom dia,

Primeiro parabéns Marcussi pelo texto. Trabalho numa fundação de amparo à pesquisa e quem reclama não faz ideia do tamanho de textos acadêmicos... Enfim.

Segundo, como é bom esse fórum. Discussão de alto nível com opiniões sensatas.

Concordo com grande parte das opiniões que li. Tenho controlado meu consumo diminuindo a quantidade e feito como o Odimi, comprando no Empório, promos do PdA e alguns kits que aparecem com bom custo benefício.

Inclusive ATENÇÃO: está circulando a info de que sexta de carnaval tem 50% no pão de açúcar, que nem no ano passado.

As compras hoje se resumem a uma unidade de cada cerveja, só sendo revisitadas aquelas que realmente gosto muito (falando das mais caras) e esporadicamente. Acho mesmo que a ruptura mencionada pelo Odimi já ocorreu. Tem um monte de cervejaria e cerveja nova que tenho vontade de experimentar mas pagar 20 - 30 em garrafas pequenas não dá.

No facebook rolou mimimi dos micro e a alegação de que as que estão com melhor CxB já tem escala, então unam-se. Façam associações, comprem em grupo, distribuam em grupo se for o caso, porque ficar falando que é caro e lançar garrafas no preço das beertoon... ainda não tive coragem de experimentar nenhuma. Em compensação Eisenbahn, Bamberg, Dama e colorado (com bons preços no empório) continuam aparecendo lá na geladeira.
8 anos 2 meses atrás #64280

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Rodrigues no tópico Divulgação de Blogs

Mais um aqui,

Como disseram, o choro é livre. Eu nao pago 20 ou mais em caçulinha e ponto final.

Atualmente só compro breja em promoção e por custo benefício. Continuo fiel às Fullers, que acho que tem preço "justo" aqui e entregam sempre um produto de qualidade e passei a tomar chopp no esquema 2x1 ou 3x2.

Entendo que a carga tributária é alta (trabalho com cosméticos...mesmíssima coisa) mas a classe precisa se organizar. Ciganas se unirem pra comprar insumos, entidades fazendo lobby no governo, diminuição de markup, etc...

O fato é que se ninguem colocar a mão na massa, continuaremos a consumir bem menos do que gostaríamos (triste constatar que há um mercado gritando e não é atendido) e seguiremos tomando IPA velha próxima do vencimento... Me recuso a pagar 28 dilmas em uma Ballast Point e quase o mesmo em uma Dogma...pode ser a melhor cerveja do mundo, mas se isso acontecer, é no máximo uma vez...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Debora Devecchi
8 anos 2 meses atrás #64281

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por ERITON SOARES no tópico Divulgação de Blogs

Enquanto tudo for amador as coisas não vão andar como deveriam, ai vem o bicho papão e nhac, na primeira investida deixa todo mundo assustadíssimo, eu particularmente só não atuo como BeerStore - na essência da palavra- por falta de espaço! Meu sonho é ter uma loja, do tamanho por exemplo de uma DrogaRaia, onde eu possa vender desde Skol, Brahma, Heineken, até as mais caras e raras oak aged das galáxias, ou seja, vender cerveja para todo mundo, de A a Z, fazer valer o papel de BeerStore, ou seja, popularizar o que já deveria ser popular. Enquanto houver preconceito com o tomador de brahma o mercado não vai sair do 1%.
PREÇOS: estão cada vez mais caros, e a tendência é aumentar mais um pouquinho, Fullers como o amigo citou acima já está rompendo a barreira dos 30, costumava estar abaixo dos 20. Como estou na ponta sei a reação do consumidor, posso dizer que ele continua bebendo, mas agora mais que nunca fazendo valer a famosa frase "BEBA MENOS" , como disse o Odimi acima, o orçamento mensal continua o mesmo, as cervejas é que diminuíram na mesa do consumidor!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Debora Devecchi
8 anos 2 meses atrás #64282

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Passos no tópico Divulgação de Blogs

Fugindo um pouco da questão sobre a precificação e comercialização das cervejas, acredito que há algumas questões a serem consideradas.

Não é possível comparar o consumo de cervejas no Brasil com a Europa pois lá há uma tradição (em alguns lugares mais do que milenar) muito forte. Além disso, em alguns países o tratamento tributário é altamente favorável (como na Alemanha, por exemplo). Também em questão territorial não há como comparar, há uma concentração de pessoas e dinheiro muito grande, com logística fantástica em um espaço territorial menor que o Brasil.
Também há que se observar que o clima de lá com as 4 estações do ano bem definidas é um convite para a produção e consumo de diferentes estilos de cerveja.

Talvez a comparação ideal seja com o que aconteceu nos Estados Unidos, devido a extensão territorial similar e a inexistência de uma tradição cervejeira. Nesse ponto, creio que o grande diferencial é a força que o homebrewing tem por lá. Não sei dados exatos, mas é fato que a produção de bebidas alcoólicas de forma caseira/amadora por lá é bastante grande. Não vou aqui ficar discutindo os motivos disso. Me parece, no entanto, que esse tipo de cultura ajuda a fomentar uma verdadeira mudança (não vou usar o termo revolução para evitar distorção de interpretação) no consumo de cervejas.
Acho que se quisermos ter algo semelhante por aqui o negócio é apostar na produção caseira mesmo. É, a meu ver, a única forma de aumentar de forma sustentável o número de produtores de cerveja. Além disso, em tese quem produz a própria cerveja aprende mais rápido sobre o assunto e passa a desenvolver uma visão muito mais crítica e exigente.

Eu bebo cervejas desde 2007 e considero que demorei muito para evoluir meu paladar, olfato, etc, assim como os amigos que começaram mais ou menos ao mesmo tempo. Faz uns 3 anos que comecei a fazer cerveja em casa, juntamente com amigos. Percebi que aqueles que ingressaram nesse mundo já fazendo cerveja demonstraram uma evolução muito mais rápida. Inclusive crítica com relação a preços.
Claro que é uma amostragem muito pequena e que teriam que ser analisados dados com mais cuidado. Continuo, porém, convicto de que esse é o caminho.
8 anos 2 meses atrás #64324

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se