Cadastre-se

Armazenagem correta de garrafas com rolha

Respondido por Renato Dell no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

André Silva escreveu:

Outra dúvida:
Vinhos oxidam também ?

Tanto oxida que vinho oxidado é vinagre! Etanol - álcool, pros íntimos - oxidado vira ácido etanóico. Justamente por isso que é bom guardar em um lugar arejado sem altas temperaturas, porque o calor também oxida. É só ver uma das formas de fazer vinagre, que é reduzir o vinho a aproximadamente 1/4 do seu volume inicial.
13 anos 1 mês atrás #23695

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Silva no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Ok.. vamos aos fatos então:

1 - Deixar a garrafa deitada aumenta o contato com ar possibilitando oxidação, devido a isso, deve-se deixar em pé para evitar esse contato

2 - Vinhos sempre são guardados deitados

Seguindo a linha lógica, os vinhos deveria ser guardados em pé também, correto? :)
Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
13 anos 1 mês atrás #23698

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

André depende muito do vinho e do tempo para consumo

Retração de rolha de cortiça não acontece em meses mas sim por longos anos. Se for vinho para pronto consumo coisa que vc compra hoje e vai beber em breve, EU deixaria em pé.
Se bem que o mesmo vale para oxidação, não é do dia para noite.
Ai vai mais de disponibilidade de espaço e gosto do freguês.

Mas as cerveja eu indico deixa-las em pé sim, inclusive as damas do lago da Milu. Não tem nem 1 ano, o cortiça naum vai se retrair tão fácil.
No casso das Chimay, das Urthel, das La Trappe, Unibrou, todas as rolhas são sinteticas, então naum tem problema naum
13 anos 1 mês atrás #23702

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Silva no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Renato . escreveu:

No casso das Chimay, das Urthel, das La Trappe, Unibrou, todas as rolhas são sinteticas, então naum tem problema naum

Sinteticas renato ?
Manjo nada de rolhas, mas visualmente elas são iguais as de cortiça, certo ? Achei que sintéticas eram aquelas quem vem em alguns vinhos mais baratos, que é tipo um plastico poroso... parece um isopor mais resistente.
Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
13 anos 1 mês atrás #23704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Sinética que eu digo eh que ela naum eh 100% cortiça

Se vc olhar bem uma rolha de um Chimay e de um vinha são BEM diferentes

Para quem nunca viu coloco imagens que dizem mais que palavras, lembram-se que o forum naum carrega as imagens, portanto clique no link

Rolha de chamapnhe (repare que você percebe asw camadas de cortiça
vouevolto.files.wordpress.com/2010/03/ch...-capsula-e-rolha.jpg

Rolha de plastico (geralmente de vinho podre)
www.giacomin.com.br/rolha.jpg

Rolha estilo chimay (essa eh da meantime) veja que ela é uma materia homogenea, provavelmente algum composto a base de cortiça
1.bp.blogspot.com/_GWJa3LZZXhk/ScUwYQpIP...85bw/s320/rolha2.jpg
13 anos 1 mês atrás #23708

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Armazenagem correta de garrafas com rolha

Continuo com a mesma dúvida do André: se guardar a bebida deitada aumenta a velocidade da oxidação, p q diabos vinhos são tradicionalmente guardados na horizontal? Não deveriam ficar na vertical, como as cervejas? :blink:
13 anos 1 mês atrás #23730

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se