Cadastre-se

DÚVIDA Aroma...

Criado por MAURICIO ALENCAR no tópico DÚVIDA Aroma...

E ae rapaziada....seguinte...

Eu tenho uma certa dificuldade com aromas (e olha q o nariz não é pequeno :laugh: )...Então por vezes, depois q eu termino a breja eu deixo o copo por uns 10min secando ao ambiente e então sinto os aromas de novo....fica mais forte e evidente...e por algumas vezes diferente do primeiro...

Queria saber se alguém tbm faz isso....se é válido ou não....abçs a todos os confrades B)
Last edit: 10 anos 3 semanas atrás by MAURICIO ALENCAR.
10 anos 3 semanas atrás #53502

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico DÚVIDA Aroma...

Não costumo fazer isso. O que eu sei é que o nariz logo fica saturado com os cheiros, e passa a não percebê-los após um certo tempo. Quando aquele caminhão de lixo fedido passar em frente à sua casa, pergunte ao confrade humilde lixeiro se ele se incomoda ou ao menos percebe o fedor... eu duvido...

Se te serve de consolo, meu nariz também não é tão bom ou não tão treinado para perceber tantos aromas. Procuro ser honesto em minhas resenhas e não ficar inventando coisas que efetivamente não identifico ou percebo (isto não é uma indireta a ninguém aqui, não gosto disso, pelamordeDeus!). Ainda tem o agravante de uma das narinas, com certa frequência, estar obstruída :laugh: Talvez, um dia, eu melhore esta capacidade...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MAURICIO ALENCAR
10 anos 3 semanas atrás #53523

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico DÚVIDA Aroma...

Maurício, realmente a cerveja seca no copo exala um aroma forte. Mas a questão é que não é o mesmo aroma que você vai encontrar na cerveja em si. O que você vai sentir no copo sujo é o doce dos açúcares residuais, alguns elementos de malte e muita oxidação. Esse cheiro pode até ser mais forte, mas quase nunca é tão agradável quanto o da própria cerveja. Basta pensar no fedor de um boteco ou balada com o chão sujo de cerveja. O aroma da cerveja deve ser avaliado no líquido em si. No começo é difícil pegar, depois você se acostuma. Para quem está começando, até a banana de uma Weizenbier ou o chocolate/café de uma porter podem ser difíceis de identificar. Depois você pega prática e sua capacidade vai só aumentando. Eu me lembro de como fiquei feliz quando consegui sentir a banana na Eisenbahn Weizenbock, e hoje é tão evidente que é até difícil imaginar como era não senti-la.

Uma dica útil, se você quiser potencializar sua percepção, é deixar a cerveja descansar por uns minutos no seu copo e depois sentir o aroma sem balançar o líquido. Mas, se for fazer isso, não se esqueça: copo bom para sentir aromas é copo com a boca mais estreita do que o bojo. E você não deve servir a cerveja até a boca do seu copo, senão perde completamente o benefício da boca estreita. Deixe ao menos metade do copo vazio para criar um espaço de ar em que os aromas se concentrem. O ideal, na verdade, é servir até o ponto de máximo diâmetro do copo - neste caso, você tem a maior superfície possível de contato com o ar para volatilizar os aromas, e um espaço de ar antes da boca estreita que vai "afunilar" e concentrar esses aromas. Tome como exemplo a maneira correta de se servir vinho na taça (veja imagem abaixo). É aí que você vai sentir o aroma da cerveja no seu máximo.



Sim, eu sei que vai contra o que as marcas nos ensinam que você deve fazer (que é encher o copo até a boca e deixar a espuma quase transbordar). Mas, do ponto de vista puramente científico, se você realmente quer aroma, a forma acima é a mais adequada.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
10 anos 3 semanas atrás #53524
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MAURICIO ALENCAR no tópico DÚVIDA Aroma...

QUE aula mestre Marcussi.... :woohoo: :woohoo: ...

Realmente percebi que com o copo seco o aroma fica bem mais doce (já senti até cheiro de caldo de cana)....vou utilizar essa técnica do cálice que vc sugeriu...a cada breja os aromas ficam mais evidentes realmente....ainda chego lá...rsrs....

Valew msmo pela explicação....abçs!!!
10 anos 3 semanas atrás #53526

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico DÚVIDA Aroma...

Vlw pelos ensinamentos Marcussi.
Last edit: 10 anos 3 semanas atrás by Fernando Pires.
10 anos 3 semanas atrás #53534

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico DÚVIDA Aroma...

Em complemento a mais uma boa e didática dissertação do Marcussi, seguem dois vídeos do Randy Mosher a respeito de degustação e apreciação dos famigerados aromas. Só acho meio complicada a parte sobre despejar a cerveja na vertical, pois no caso de muitas strong ales belgas o mundaréu descontrolado de espuma que se forma é inevitável... :blink:


 

 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MAURICIO ALENCAR
10 anos 3 semanas atrás #53539

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se