Cadastre-se

Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Criado por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Galera,
no final de 2014, realizei uma degustação às cegas de 3 cervejas que considero as melhores dentre o seu estilo. São elas: Rochefort 10; St. Bernardus 12 e Westvleteren 12.
É o meu estilo preferido de cerveja (quadrupel; belgian dark strong ale) e queria tirar a dúvida, qual delas é melhor sem a influência da fama de cada uma, vou ser breve.
Após todas as considerações sensoriais, cheguei nas seguintes conclusões:

1- A aparência mais bonita dentre elas, é a Westvleteren. Na verdade levou essa pela formação maravilhosa do seu creme, bolhas gigantescas e creme muito denso.
Tirando isso, ela é idêntica à St. Bernardus.

2- O aroma foi o quesito em que fiquei com mais certeza da vencedora, que foi a Rochefort, impressionante a diferença aromática entre as outras, parecia que tinha aberto um perfume de frutas negras, vinho e frutas passas. A westy perto, ficou com aroma muito pronunciado de pão, lembrando muito a St. Bernardus .

3- No sabor, apesar da grande disputa entre a Roch e Westy, fiquei com a Westy, pelo seu conjunto. A roch tem uma sensação mais aveludada na boca (o que me agrada), mas a Westy parece ser mais equilibrada, com os ingredientes mais bem encaixados. Todas muito complexas, com álcool muito bem inserido.

No final, escolhi sem saber qual é qual, a Westvleteren, mas por uma margem mínima, fiquei muito em dúvida, pois amo ficar sentindo o aroma e nesse quesito, para mim, a Rochefort foi imbatível.

Resumindo: São 3 cervejas maravilhosas, muito complexas, que fazem jus à fama. Mas, a mística que acontece na Westvleteren 12, se resume muito pela dificuldade de obtê-la. Sim, é uma breja maravilhosa, mas encontramos uma grande rival, quiçá até melhor, com certa facilidade, a Rochefort 10. Ah, já ia me esquecendo, a St. Bernardus ficou em 3ª lugar em todos os quesitos.

Abraços!


Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares, Gustavo Silva, Carlos Magno Gonçalves
Last edit: 9 anos 3 meses atrás by Larry Novaes.
9 anos 3 meses atrás #58707
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Parabéns pela degustação e descrição das percepções! Eu também adoro belgian dark strong ale/quadrupel, é um estilo (ou dois, dirão alguns) que costuma oferecer grande complexidade e riqueza de aroma/paladar. Coisa top mesmo!

Outros rótulos que também adoro: Chimay Blue, Rochefort 8, La Trappe Quadrupel e Gulden Draak (esta última, pelo seu "peso" e robustez, lembrou-me a Rochefort 10).
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Larry Novaes
9 anos 3 meses atrás #58708

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Bah, gosto muito de fazer esse tipo de degustação, porém nunca tive a oportunidade de realizar uma com essas cervejas. Mas sabemos que há inúmeras variações. Por exemplo: já me ofereceram uma cerveja pra provar sem eu saber qual era e achei-a maravilhosa. Pensei que fosse a Rochefort 10, mas na hora me pareceu mais aromática, complexa e encorpada. 5 segundo depois vi que era a St. Bernardus Abt 12.

Tenho uma teoria de que o rótulo não altera a avaliação (pelo menos pra mim). Mas sabemos que inúmeras outras coisas alteram, como o transporte, armazenamento, etc. Hoje a Westvleteren pode ser melhor, amanhã não.

Mas gostei bastante de ler sobre a tua experiência!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Larry Novaes
Last edit: 9 anos 3 meses atrás by Gustavo Silva.
9 anos 3 meses atrás #58709

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Obrigado, Claudinei!
Realmente todas essas que você citou são deliciosas! Posso acrescentar também a Ommegang Three Philosophers (que aqui no Brejas está classificada como Specialty Beer, acho que por usar 2% de Kriek Lambic), a Struise Pannepot e a Gouden Carolus Classic. A 1ª imperdível, a 2ª e 3ª deliciosas também.
9 anos 3 meses atrás #58710

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rafael Franco Mautoni no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Excelente degustação! Provei a "Véslitrën" (como se pronuncia na Bélgica) na fonte e tive essa percepção do equilíbrio! A Roche realmente tem o aroma incrível! E a St. Bernardus fica em terceiro sim, mas é uma bela breja! Estamos mesmo muito bem servidos com a Roche 10 e pela sua facilidade de ser encontrada também. Parabéns pelo deguste!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Larry Novaes
9 anos 3 meses atrás #58711

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Gustavo,
sim, A St. Bernardus é realmente isso tudo que falou, porém, na minha opinião, ainda fica atrás da Westy e da Roch 10. Acho que no caso da Westvleteren o rótulo (ou a falta dele, rs) pesa um pouco pela grande fama da mesma. E volto a dizer, são 3 brejas excepcionais, mas uma tinha q vencer, e a Westy conseguiu por muuuuito pouco...rs
Obrigado!
9 anos 3 meses atrás #58712

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se