Cadastre-se

Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Respondido por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Valeu. Mautoni!
Ainda vamos tomar muitas...rs
Abração!
9 anos 2 meses atrás #58713

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paul K no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Ahh, a eterna disputa. Nunca haverá um resultado definitivo. Eu só sei que fico contente em ter a oportunidade de bebê-las de vez em quando.
9 anos 2 meses atrás #58715

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo CR no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Há de se considerar também o frescor ou tempo de guarda dessas cervejas, o que pode influenciar bastante em todos os quesitos. A Roche mesmo tem validade de 5 anos, imagina o tanto que a cerveja muda nesse período...
9 anos 2 meses atrás #58722

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Francisco Lima no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Larry Novaes escreveu: Galera,
no final de 2014, realizei uma degustação às cegas de 3 cervejas que considero as melhores dentre o seu estilo. São elas: Rochefort 10; St. Bernardus 12 e Westvleteren 12.
É o meu estilo preferido de cerveja (quadrupel; belgian dark strong ale) e queria tirar a dúvida, qual delas é melhor sem a influência da fama de cada uma, vou ser breve.
Após todas as considerações sensoriais, cheguei nas seguintes conclusões:

1- A aparência mais bonita dentre elas, é a Westvleteren. Na verdade levou essa pela formação maravilhosa do seu creme, bolhas gigantescas e creme muito denso.
Tirando isso, ela é idêntica à St. Bernardus.

2- O aroma foi o quesito em que fiquei com mais certeza da vencedora, que foi a Rochefort, impressionante a diferença aromática entre as outras, parecia que tinha aberto um perfume de frutas negras, vinho e frutas passas. A westy perto, ficou com aroma muito pronunciado de pão, lembrando muito a St. Bernardus .

3- No sabor, apesar da grande disputa entre a Roch e Westy, fiquei com a Westy, pelo seu conjunto. A roch tem uma sensação mais aveludada na boca (o que me agrada), mas a Westy parece ser mais equilibrada, com os ingredientes mais bem encaixados. Todas muito complexas, com álcool muito bem inserido.

No final, escolhi sem saber qual é qual, a Westvleteren, mas por uma margem mínima, fiquei muito em dúvida, pois amo ficar sentindo o aroma e nesse quesito, para mim, a Rochefort foi imbatível.

Resumindo: São 3 cervejas maravilhosas, muito complexas, que fazem jus à fama. Mas, a mística que acontece na Westvleteren 12, se resume muito pela dificuldade de obtê-la. Sim, é uma breja maravilhosa, mas encontramos uma grande rival, quiçá até melhor, com certa facilidade, a Rochefort 10. Ah, já ia me esquecendo, a St. Bernardus ficou em 3ª lugar em todos os quesitos.

Abraços!

Bacana. Você conseguiu as brejas com idade parecida? Isso faz muiiiiiita diferença.
9 anos 2 meses atrás #58724

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Rodrigo CR escreveu: Há de se considerar também o frescor ou tempo de guarda dessas cervejas, o que pode influenciar bastante em todos os quesitos. A Roche mesmo tem validade de 5 anos, imagina o tanto que a cerveja muda nesse período...


Concordo com o que disse, e, se não me engano, todas elas possuem vencimento de 5 anos.
Não coloquei na minha descrição, mas, todas as 3 tinham vencimentos para o ano de 2018.
Abraços
9 anos 2 meses atrás #58725

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Larry Novaes no tópico Degustação às cegas - Melhores Quadrupels

Francisco Lima escreveu:

Larry Novaes escreveu: Galera,
no final de 2014, realizei uma degustação às cegas de 3 cervejas que considero as melhores dentre o seu estilo. São elas: Rochefort 10; St. Bernardus 12 e Westvleteren 12.
É o meu estilo preferido de cerveja (quadrupel; belgian dark strong ale) e queria tirar a dúvida, qual delas é melhor sem a influência da fama de cada uma, vou ser breve.
Após todas as considerações sensoriais, cheguei nas seguintes conclusões:

1- A aparência mais bonita dentre elas, é a Westvleteren. Na verdade levou essa pela formação maravilhosa do seu creme, bolhas gigantescas e creme muito denso.
Tirando isso, ela é idêntica à St. Bernardus.

2- O aroma foi o quesito em que fiquei com mais certeza da vencedora, que foi a Rochefort, impressionante a diferença aromática entre as outras, parecia que tinha aberto um perfume de frutas negras, vinho e frutas passas. A westy perto, ficou com aroma muito pronunciado de pão, lembrando muito a St. Bernardus .

3- No sabor, apesar da grande disputa entre a Roch e Westy, fiquei com a Westy, pelo seu conjunto. A roch tem uma sensação mais aveludada na boca (o que me agrada), mas a Westy parece ser mais equilibrada, com os ingredientes mais bem encaixados. Todas muito complexas, com álcool muito bem inserido.

No final, escolhi sem saber qual é qual, a Westvleteren, mas por uma margem mínima, fiquei muito em dúvida, pois amo ficar sentindo o aroma e nesse quesito, para mim, a Rochefort foi imbatível.

Resumindo: São 3 cervejas maravilhosas, muito complexas, que fazem jus à fama. Mas, a mística que acontece na Westvleteren 12, se resume muito pela dificuldade de obtê-la. Sim, é uma breja maravilhosa, mas encontramos uma grande rival, quiçá até melhor, com certa facilidade, a Rochefort 10. Ah, já ia me esquecendo, a St. Bernardus ficou em 3ª lugar em todos os quesitos.

Abraços!

Bacana. Você conseguiu as brejas com idade parecida? Isso faz muiiiiiita diferença.


Sim!!rs Por coincidência enquanto respondia outro amigo, sua pergunta chegou! rs...
Todas com vencimento para 2018.
Abraços!
9 anos 2 meses atrás #58726

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se