Cadastre-se

Therezópolis Jade: fim do mistério.

Criado por Gustavo Guedes no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Por que será que umas pessoas acham a Therezópolis Jade uma bela IPA, e outras pessoas nem tanto, dependendo do lote?

Mistério resolvido em : www.felicidadeliquida.com.br/2015/05/the...terio-resolvido.html
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
8 anos 11 meses atrás #61242

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Boa postagem. É bom ver que existem cervejeiros encarando de frente a tarefa ingrata de tentar adaptar os métodos artesanais para a produção industrial em larga escala. Acho que veremos os frutos desse trabalho a médio/longo prazo.

Quanto à Jade IPA, eu a considero uma boa cerveja dentro do seu estilo. Acho que, hoje em dia, existe uma percepção equivocada do público brasileiro em relação ao que deveria ser o amargor de uma IPA. Existe espaço para IPAs de amargor moderado e para IPAs de doçura de malte bem perceptível (o que é muito comum, e até tradicional, aqui no Brasil, vide a Colorado Indica). Não precisa necessariamente ser super seca e super amarga para estar correta dentro do estilo. Agora, a variação de lote para lote existe mesmo, e é bem perceptível. Na primeira vez em que a tomei, encontrei uma garrafa super fresca, com aroma lupulado muito evidente e agradável, mas também já tive o azar de pegar garrafas com aroma apagado e sem graça. Mas, por conta do preço, continua sendo habitué na minha geladeira.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Gustavo Guedes, Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu, Alexandre LC
8 anos 11 meses atrás #61245

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Acho que, hoje em dia, existe uma percepção equivocada do público brasileiro em relação ao que deveria ser o amargor de uma IPA. Existe espaço para IPAs de amargor moderado e para IPAs de doçura de malte bem perceptível (o que é muito comum, e até tradicional, aqui no Brasil, vide a Colorado Indica). Não precisa necessariamente ser super seca e super amarga para estar correta dentro do estilo.


Eu também acho! Fico às vezes com a impressão de que muita gente fica mal acostumada com as IPAs americanas mais secas e amargas e passa a julgar mal aquelas que não atingem este "ápice". Se observarmos o BJCP, veremos que existe sim uma boa variação dentro do estilo:

Amargor de lúpulo de médio-alto a muito alto, ainda que com um bom suporte de maltes que equilibram com a quantidade de lúpulos. O sabor de malte deve ser de baixo a médio e é, geralmente, limpo e com dulçor maltoso, embora sabores de caramelo ou tostado sejam aceitáveis em níveis baixos. Sem diacetil. Um frutado leve é aceito, mas não necessário. O amargor pode persistir no retrogosto, mas não deve ser áspero. Final de médio-seco a seco.

Macia, com corpo de médio-leve a médio-cheio sem a adstringência derivada do lúpulo, ainda que uma carbonatação de moderada a médio-alta possa combinar para causar uma sensação geral seca na presença do dulçor do malte.

Estatísticas:
IBUs: 40 - 70
OG: 1,056 - 1,075
FG: 1,010 - 1,018
SRM: 6 - 15
ABV: 5,5 - 7,5%

 
8 anos 11 meses atrás #61247

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre LC no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Gustavo, muito foda seu artigo, sucinto e bem informativo. Surpreso pela resposta e sinceridade do Gabriel Di Martino, bacana ver esse estreitamento nas relações com o consumidor.
Jade já é da familia. Espero que melhore sem mexer no valor dela! :) !
Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
8 anos 11 meses atrás #61248

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Lucas Scardini Barros no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Ótimo texto e iniciativa, Gustavo.

Para pegar o gancho dos insumos, recentemente li um artigo sobre o impacto das cervejas artesanais na produção de lúpulo. O título da matéria é bem pessimista e catastrófico.
Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
8 anos 11 meses atrás #61260

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Therezópolis Jade: fim do mistério.

Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu: Para pegar o gancho dos insumos, recentemente li um artigo sobre o impacto das cervejas artesanais na produção de lúpulo. O título da matéria é bem pessimista e catastrófico.


Será que as ervas predecessoras do lúpulo voltarão à cena cervejeira algum dia? :laugh:
 
8 anos 11 meses atrás #61262

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se