Cadastre-se

Treinando o paladar para SOUR.

Respondido por Luan Ferre no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Gabriel C. escreveu: 17F. Fruit Lambic (Boon Oude Kriek, Cantillon Kriek, Mort Subite Kriek) - gosto demais do estilo e é onde consigo que minha esposa fique horas no bar :laugh:

Das fruit lambic tomei várias e gosto muito de todas. Foram: Lindemans Framboise, Lindemans Apple, Timmermans Pêche Lambic, Brooklyn K Is For Kriek, St. Louis Premium Framboise, St. Louis Premium Kriek, St. Louis Premium Pêche, Mort Subite Xtreme Framboise.


A maioria dessas brejas que você citou contém adição de açúcar, ou seja, ainda não são exemplos de "azedume", rs. Tenta as Krieks da Hanssens e Oude Beersel, se não tiver gastrite ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
8 anos 9 meses atrás #62017

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Aproveitando o tópico, tenho uma pergunta para o Marcussi:

Estava vendo o rótulo de uma Mariage Parfait, que guardo aqui em casa, e vi que ela tem açúcar na composição. Você saberia me responder se esse açúcar foi adicionado pra gerar álcool ou apenas amenizar a acidez?

Valeu!
8 anos 9 meses atrás #62021

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Odimi Toge escreveu: Estava vendo o rótulo de uma Mariage Parfait, que guardo aqui em casa, e vi que ela tem açúcar na composição. Você saberia me responder se esse açúcar foi adicionado pra gerar álcool ou apenas amenizar a acidez?


Odimi, essa questão é meio misteriosa. Se você olhar o rótulo do importador (Bier&Wein), vai ver que consta "açúcar" entre os ingredientes. Agora, se você olhar o rótulo original, por baixo, não há nenhuma menção a "açúcar". A Boon Kriek, essa sim, leva adoçante e açúcar, então é possível que tenha sido um erro de rotulagem do importador. Não sei dizer.

Agora, tem um detalhe interessante sobre a Mariage Parfait, porque ela é uma gueuze um pouco "diferente". O blend dela é composto por 95% de uma cerveja forte e maturada por 3 anos em tonéis, e apenas 5% de lambic jovem. Pesquisei bastante sobre ela quando escrevi o dossiê sobre cervejas selvagens e não encontrei nenhuma menção a açúcar nem no site do fabricante (que descreve o processo de blendagem de forma bem minuciosa), nem na minha bibliografia (o livro "Geuze & Kriek" é bem específico quanto a esses detalhes). Segundo o fabricante, os 5% da lambic jovem são suficientes para fornecer os açúcares residuais para a refermentação na garrafa. Mas, se o rótulo da Bier&Wein estiver correto, é possível que eles adicionem um pouquinho de açúcar para fazer a refermentação. A Cantillon faz isso com a sua linha especial Lou Pepe, que não leva lambic jovem. Esse açúcar é todo consumido pelas Brettanomyces na fermentação na garrafa e não sobra nada na cerveja.

O que ameniza a acidez da Mariage Parfait é a longa maturação de pelo menos 3 anos da maior parte do blend. Lambics plenamente maduras (3+ anos de maturação) tendem a ser um pouco menos ácidas e mais macias do que as de 1 ou 2 anos de idade. Algumas até chegam a desenvolver uma certa doçura frutada e abaunilhada (vide a Cantillon Grand Cru Bruocsella).
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Alexandre LC, Gabriel C.
8 anos 9 meses atrás #62022

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Damiao Damiao no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Entrevista


Marcussi, qual a primeira sour que vc tomou?
Fez cara feia na época?
Last edit: 8 anos 9 meses atrás by Damiao Damiao.
8 anos 9 meses atrás #62026

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Damiao Damiao escreveu: Entrevista

Marcussi, qual a primeira sour que vc tomou?
Fez cara feia na época?


Hahahaha BOA! Aliás, estendo a pergunta aos demais: qual foi a primeira sour de vocês? Se for para desconsiderar as fruit lambics adoçadas artificialmente, a minha foi a Duchesse mesmo.
8 anos 9 meses atrás #62027

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Damiao Damiao escreveu: Marcussi, qual a primeira sour que vc tomou?
Fez cara feia na época?


"Entrevista" é ótima, só essa mesmo para me fazer rir no meio do expediente! :laugh: Vou te contar um "causo".

Quando eu comecei a beber sour, não tínhamos muitas opções no mercado nacional, não. Havia umas garrafas antigas de Cantillon que haviam sido importadas há vários anos pelo Xavier Depuydt, mas ninguém dava bola porque o preço era muito alto e elas ficaram lá envelhecendo até finalmente venderem, o que só aconteceu uns 2 anos atrás. Fora isso, a Bier&Wein trouxe ao Brasil dois rótulos de lambics: Boon Kriek e Boon Geuze Mariage Parfait. Até onde me lembro, eram as únicas sours regularmente importadas ao Brasil naquele momento. Minha iniciação foi com a Boon Kriek, em 2008 ou 2009. Eu e minha mulher ficamos maravilhados com a cerveja, o aroma era diferente de tudo o que já tínhamos bebido antes. Depois, fui atrás da Mariage Parfait e pirei completamente. A partir daí, foi só ladeira abaixo. :laugh: A acidez nunca chegou a me incomodar realmente, para ser sincero.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
8 anos 9 meses atrás #62028

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se