Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Avaliacao de votos uteis

Criado por T. Muraro no tópico Avaliacao de votos uteis

Ola confrades,

Não quero causar polemica com este comentário também, mas este post serve mais para compartilhar com vocês um pensamento que me ocorreu. A principio poderá soar infantil para alguns, mas ele também serve para fazer justiça aqueles que tanto se esforçam e dedicam parte do seu tempo para contribuir com a fomentação da cultura cervejeira no Brasil através desta comunidade.

O fato eh que gostaria de fazer um protesto contra aqueles que fazem mau uso de uma opção disponível aqui no site. Refiro-me a opção de considerar uma avaliação útil.
É patente que algumas pessoas que freqüentam este site não sabem distinguir a diferença entre considerar uma avaliação útil e concordar com a mesma. Por diversas vezes estou lendo as avaliações dos confrades e não concordo, pois talvez eu não tenha tido a mesma experiência, não tenha atingido tal nível de sensibilidade no paladar ou mesmo discordar por opinião. Contudo, não posso dirimir o esforço de alguém que fez uso de seu tempo e de suas palavras unicamente por discordar dos comentários.
Como brincadeira iria sugerir a criação de duas opções: “Acho esta avaliação útil?” e “Concorda com a avaliação?”. Ai sim o processo ficaria justo hehe
Vou citar um único exemplo, mas poderia citar nominalmente VARIOS outros: como pode alguém como o Marcussi ter 79,31% de votos uteis? Não estou defendendo ninguém, ate porque não conheço nenhum dos confrades pessoalmente. Mas este colega em questão redige pormenorizadamente suas experiências e isto sempre é útil, concordando ou não. Igualmente reitero que existem muitos outros usuários que fazem muito bom uso de suas opiniões e palavras para expressar suas experiências.

Por fim, sei que a esmagadora maioria dos colegas cervejeiros aqui não se importa com rankings ou classificações de importância, pois o que importa é aprender vagarosamente a desenvolver os sentidos a cada cerveja degustada e compartilhar conhecimento. Eu mesmo uso o site como fonte de aprendizado diariamente. Logo, este post é apenas um tributo a todos aqueles que colocam mais do que um “.” ou “deliciosa” em suas avaliações.

Dica: pessoal, aprendam a diferença da validade de uma opinião e da concordância com a mesma ;)

Abraços
Last edit: 13 anos 4 meses atrás by T. Muraro.
13 anos 4 meses atrás #20585

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Russo no tópico Re:Avaliacao de votos uteis

Bom, eu concordo contigo. Foi de fato um post muito bem escrito e que traz a luz muita coisa.

Quando escrevo minhas avaliações faço o melhor que posso, tento relacionar aromas e gostos a medida que lembro e consigo.

E aplico mais ou menos o mesmo para quando vejo uma avaliação justa da cerveja. Se a pessoa fez uma resenha sensata e ponderada ou acrescentou algo que achei bacana, eu voto.

Extremos nunca são bons. MUITA COISA, e eu digo excesso do grande, é desnecessário - ao meu ver. E um ponto ou 'deliciosa', também não ajuda muito.

Pessoalmente sei que há gente com um bom tato para essas coisas, reconheço. Mas, ajuda se a pessoa se desempenhar, concentrar e fazer a degustação como se deve. Sentar em casa com a breja e tentar entende-la por completo, desde o estilo até desconstruir os aromas da cerveja.
www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
13 anos 4 meses atrás #20591

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Avaliacao de votos uteis

Bem, não é a avaliação que eu mais concordo e talvez tampouco seja a mais útil, mas a avaliação da Milu sobre a Colorado Demoiselle ainda é a melhor do fórum!
Last edit: 13 anos 4 meses atrás by Mauro Renzi Ferreira.
13 anos 4 meses atrás #20593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Avaliacao de votos uteis

Tarcísio, em primeiro lugar quero enfatizar minha concordância em fazermos esse "tributo" a todos os usuários do ranking que se esforçam, a cada copo, para perceber e transcrever em palavras (mais do que um simples "deliciosa") uma experiência tão subjetiva quanto a do paladar. Isso, em si, já é um mérito e revela o envolvimento com uma deliciosa jornada de autodescoberta que é a degustação.

Também fico contente que vc ache úteis as minhas avaliações. Se quiser, externe essa sua opinião votando nelas. Mas vale ressaltar que nem todo mundo pode concordar em relação àquilo que é "útil" ou "inútil". Para algumas pessoas, minhas avaliações parecerão excessivamente longas e detalhadas, quando a pessoa quer apenas um comentário sintético para orientar sua compra. Há outras pessoas que acreditam que eu invento aquelas coisas que escrevo - bem, talvez há uns dois anos atrás eu mesmo também pensasse isso de avaliações muito pormenorizadas. Por outro lado, já fui abordado por pessoas que me disseram que haviam entrado no ranking procurando especificamente a minha avaliação para uma certa cerveja. Em suma, o que eu quero dizer é que a utilidade depende do olhar de cada um, do que cada um está procurando em cada momento. Cada forma de avaliar tem sua função aqui no site. Podemos talvez dizer que determinados usuários são mais precisos, mais técnicos, mais objetivos, mas nem sempre isso quer dizer que seus comentários serão mais "úteis" para todo mundo. Cada um encontra seu equilíbrio entre a tecnicidade e a subjetividade inerentes a uma avaliação.

Agora, concordo plenamente com vc que boa parte das pessoas encara esta ferramenta como uma maneira de dizer se concordou com a opinião do confrade sobre a cerveja. Às vezes é mais legal e divertido dizer se vc concordou ou discordou do que simplesmente dizer se achou útil. Nesse sentido, poderia ser interessante separar as duas ferramentas mesmo.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
13 anos 4 meses atrás #20596

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Gabriel Margutti Amstalden no tópico Re:Avaliacao de votos uteis

Bom tópico.

O que eu faço em relação a esta ferramenta é o seguinte, eu jamais voto em alguma cerveja que nunca bebi. Como posso dizer se a avaliação é boa ou não se não conheço o produto avaliado. A avaliação ser boa pra mim consistem em se o confrade descreveu bem a cerveja, se ele específicou o que sentiu nos quesitos pedidos, como aroma, sensação, etc...

Feito isso, pra mim é uma avaliação útil, porque ela não tem que ser parecida com a minha, já que estamos falando de sensações pessoais em relação ao produto. Na coloração mesmo, já vi muita gente definir um mesmo objeto como azul ou verde.
Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
13 anos 4 meses atrás #20597

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Avaliacao de votos uteis

João Gabriel Margutti Amstalden escreveu:

Na coloração mesmo, já vi muita gente definir um mesmo objeto como azul ou verde.


É, eu por exemplo sou daltônico, então...
13 anos 4 meses atrás #20600

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se