Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Ordem das avaliações no ranking

Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Ordem das avaliações no ranking

realmente será um bom debate.
acredito que o site deveria se adaptar ao imenso sucesso que faz atualmente. o brejas é uma referencia no mundo cervejeiro nacional. a grande maioria que aprecia uma boa cerveja conhece o site.

as avaliações realmente merecem uma atenção maior pois, assim como eu, acredito que vários outros confrades se baseiam nestas resenhas na hora de escolher uma cerveja.
"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
13 anos 4 meses atrás #21563

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Sergio Pimentel no tópico Re:Ordem das avaliações no ranking

Na minha modesta opinião a "melhor" (se é que existe) seria simplesmente por ordem de data de avaliação, da mais antiga para mais nova independente de quem seja...qualquer outra maneira estaria privilegiando um ou outro, não que assim tambem não esteja (afinal quem avaliou antes vai ficando pro fim da lista) mas como deve haver um critério acho esse o menos "separatista" por assim dizer... :blink: :silly:
13 anos 4 meses atrás #21569

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Ordem das avaliações no ranking

O problema é que, principalmente no início do site, percebo que as cervejas não eram avaliadas de acordo com o seu estilo, mas de acordo com a sensação do "degustador". Deste modo, as lambics, por exemplo, por seu caráter mais ácido e "selvagem", estavam sempre com notas mais baixas, pois não os agradavam (independentemente de estarem justas no seu figurino). Conforme já foi dito acima, é certo que o paladar (e o conhecimento) destes "degustadores originais" tenha crescido; contudo, eles não mais participam ativamente do site. Assim, sou obrigado a concordar que temos algumas avalições mais antigas que estão pouco embasadas, principalmente em estilos que na época não vinham pra cá. Falei bobagem?
13 anos 4 meses atrás #21615

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Re:Ordem das avaliações no ranking

Mauro Renzi Ferreira escreveu:

O problema é que, principalmente no início do site, percebo que as cervejas não eram avaliadas de acordo com o seu estilo, mas de acordo com a sensação do "degustador".

 
Cara, tá aí um ponto legal a ser discutido, e que talvez merecesse um tópico a parte. Acho que a avaliação deve ser norteada pelo estilo e também pelo gosto pessoal. Dando um exemplo, por mais que uma Budweiser americana seja referência de american lager e pioneira no estilo (aroma e sabor praticamente "neutros" é a palavra de ordem), não vejo sentido dar boas notas para esses quesitos, pois para o meu gosto pessoal ficam devendo. Poderia passar uma falsa impressão de "o cara deu uma nota alta pro sabor, então deve ser muito saborosa!". E devemos lembrar ainda que para avaliar com base no estilo, é preciso conhecer bem o mesmo, e muita gente aqui não detém um conhecimento tão amplo assim dos diversos estilos (posso me incluir nesse meio). Em suma, levar em conta o estilo, claro (e procurando se informar sobre o mesmo para formar embasamento), mas considerando também o seu gosto e satisfação pessoal.
 
Voltando ao tema do tópico, também acho válida a unificação do ranking.
13 anos 3 meses atrás #21859

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Percival Buzatto no tópico Re:Ordem das avaliações no ranking

Poderiamos ter uma avaliação geral como hj, mas poderiamos incrementar um pouco mais atribuindo um fator multiplicativo de acordo com o grau de "complexidade" (preço, raridade, produção, etc)da cerveja.
Este fator já poderia ser implementado no mesmo campo da descrição da cerveja (Pais, cervejaria, graduação, importadora...) e como o cadastro de novas cervejas são feitas, já, pelo moderadores, ficaria a cargo deles atribuirem o grau de importancia da cerveja

Exemplo:
uma lager comercial (Bud, Heineken, Brahma, etc) = 1 x "avaliação"
uma "extra" (Colorado, Chimay, Duvel, etc) = 1,25 x "avaliação"
uma especial (Deus, Lust, etc) = 1,50 x "avaliação"
Vintage (Thomas Hardy, Samichlaus, Ithaca, etc) = 1,75 x "avaliação"
Sazonais (Baden Baden Christmas Beer, Gouden Carolus Christmas) = 2 x "avaliação"

Não sei qual a complexidade para se implementar um ranqueamento nestes moldes, nem se os moderadores do site teriam tempo para desenvolver algo deste tipo, mas seria uma maneira justa uma vez que sua posição no ranking também levaria em conta sua "dedicação" para com o mundo cervejeiro.

Poderiamos ter um Ranking pela "quantidade" de avaliações (como hoje) e um ranking pela "qualidade" das avaliações
"Um país não pode ser um país de verdade senão tiver ao menos uma cerveja e uma empresa aérea. Ajuda se tiver uma equipe do futebol, ou armas nucleares, mas o mais importante é a cerveja."
Frank Zappa
13 anos 3 meses atrás #21888

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jean Chris no tópico Re: Ordem das avaliações no ranking

FABIO FLEMMING escreveu:

eu acho q a avaliação do brejas deveria ser composta pelos Top 10 que são, pelo menos na teoria, os mais experientes.


Fábio, Marcussi, Marcelo
e demais confrades (adorei o tópico),

Eu estou entre os top 10 e não me considero de forma alguma mais experiente, apenas insiro as avaliações de praticamente todas as cervejas que já degustei na vida tendo isso também como um controle pessoal. Ultimamente tenho revisto algumas avaliações antigas e mudado sim, também. Porém, outra coisa que tem que mudar é esse negócio de: "Considera esta avaliação útil?" SIM, NÃO. Depois que mudamos nossas avaliações, as opiniões continuam lá! E sim, podemos votar em nós mesmos... muitos aqui fazem isso, eu mesmo já fiz. E VOCÊ, NÃO? Tem gente aí que entrou a pouco e já tem muito mais SIM que alguns com mais de 1 ano.

Mas uma coisa que já coloquei aqui e que acho importante, tanto que ocorre em alguns rankings mundiais, é que a pessoa que inseriu uma certa cerveja, com o passar do tempo vai caindo para última posição cada vez mais e ninguém mais sabe disso. No ranking do beeradvocate, por exemplo, a pessoa que inseriu a cerveja tem o destaque de seu nome na página da breja como a pessoa que inseriu.

Realmente muita coisa precisa ser mudada e concordo com a maior parte do que o pessoal falou! Não temos que copiar de outros rankings interncionais especializados, mas sim aproveitar as melhores partes e as experiências que tem dado certo.
Last edit: 13 anos 3 meses atrás by Jean Chris.
13 anos 3 meses atrás #22038

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se