Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Acho que está havendo uma confusão conceitual aqui. Vinhos são avaliados de acordo com a safra porque as características da bebida mudam de acordo com a colheita de uvas daquele ano. O mesmo não ocorre com cervejas. A Gouden Carolus Cuvée van de Kaizer Blauw 2010 não difere da 2012 quando ambas saem da cervejaria. Há poucas cervejas safradas que mudam sua receita a cada novo ano - por exemplo, a 3 Floyds Dark Lord. Para todas as demais, a "safra" serve apenas e tão-somente para controlar o tempo de guarda da bebida. Não é um indicativo de que o conteúdo da garrafa seja radicalmente diferente da safra anterior.

Se avaliamos separadamente a Cuvée van de Keizer Blauw 2010 e 2012, na verdade não estamos avaliando duas cervejas diferentes, mas avaliando a mesma cerveja em dois estágios diferentes de sua evolução. Isso pode ocorrer com qualquer rótulo, seja ele safrado ou não. Se eu abrir uma Biertruppe Vintage n. 1 hoje, ela certamente estará diferente de quando foi aberta em 2010. Mas é a mesma safra e, no limite, a mesma cerveja. Mereceria um cadastro à parte só porque eu inventei de guardar a garrafa por dois anos?

Acho que, se quisermos abrir cadastros diferentes para safras diferentes da mesma cerveja, seria necessário nos assegurarmos de que a receita mudou. E o cadastro deveria servir para registrar avaliações desta cerveja fresca, e não envelhecida. Por isso, acho que deveria continuar como está. Vale o mesmo para diferentes envases: cabe fazer um comentário na avaliação, mas não cabe uma avaliação à parte. Trata-se exatamente da mesma receita.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
12 anos 2 dias atrás #36837

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Mas Marcussi o fato de serem colheitas de anos diferentes como por exemplo o lupulo e o malte não fazem dela uma cerveja diferente por ano ???

Sei que todas as cervejas tem esses fatores de levas diferentes e tal mas no caso da Blauw ela só em feita em uma data especial e não o ano inteiro, achei que isso pudesse ser fator para avaliações diferentes ate mesmo em estados de envelhecimento iguais.

Ricardo acho que o assunto tá fluindo legal aqui, não tendo necessidade de um novo tópico, onde o mesmo perderia todos os comentários que foram postos aqui.
12 anos 2 dias atrás #36841

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Renato . escreveu: Mas Marcussi o fato de serem colheitas de anos diferentes como por exemplo o lupulo e o malte não fazem dela uma cerveja diferente por ano ???

Sei que todas as cervejas tem esses fatores de levas diferentes e tal mas no caso da Blauw ela só em feita em uma data especial e não o ano inteiro, achei que isso pudesse ser fator para avaliações diferentes ate mesmo em estados de envelhecimento iguais.

Toda cerveja pode sofrer pequenas variações de lote para lote por conta dos ingredientes, algum imprevisto na produção, eficiência da fermentação e das leveduras. Mas, no caso de cervejarias com controle de qualidade, dificilmente essas diferenças serão cruciais. A maior parte passará despercebida ao consumidor final, até porque diferenças de transporte, refermentação na garrafa e armazenamento serão mais relevantes do que diferenças na produção.

De qualquer forma, se você aplica essa lógica a cervejas produzidas apenas uma vez por ano, como é o caso da Blauw, terá de fazer isso com todas as sazonais do mercado, o que me parece pouco produtivo. Teríamos, por exemplo, de ter um cadastro para cada safra de Bamberg Bock (mesmo ela não sendo uma cerveja indicada para guarda).

Por esses motivos, ainda acho que um cadastro por rótulo estaria adequado, e aí cada usuário registraria em seus comentários as divergências que encontrou em envases diferentes ou estados de envelhecimento diferentes. A nota global da cerveja deve refletir essas questões, a meu ver: se uma cerveja que se anuncia como sendo de guarda se comporta mal depois de alguns anos de garrafa, parece natural que isso vá impactar negativamente sua avaliação geral (por exemplo, na nota de "conjunto").
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
12 anos 2 dias atrás #36869

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

HUMMMM já estou vendo com outros olhos esse negocio então.

Tem alguma cerveja que muda de receite frequentemente ???? Acho que não?

Uma GRANDE duvida da minha parte, quanto tempo deveria aguentar uma cerveja feita para guarda? Ate quanto eh esperado melhora na cerveja e a partir de que ponto a cerveja para de evoluir para deteriorar ? Apenas para ter uma ideia para fazer esse BALANÇO da nota.
12 anos 2 dias atrás #36870

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Renato, a 3 Floyds Dark Lord é um exemplo de cerveja conhecida por ter uma receita diferente a cada ano em que é lançada. A única que eu bebi era da safra 2010, mas, comparando com avaliações de outras safras, as diferenças parecem ser significativas. A Fuller's Vintage é a mesma coisa: se vc for olhar o material que vem com a garrafa, eles até comentam as diferentes características de cada safra. Os ingredientes mudam de ano para ano.

Quanto ao tempo esperado para guarda, é difícil saber. Uma cerveja com estilo próprio para guarda (dark strong ale, barleywine, Russian imperial stout) deveria poder aguentar uns 10 anos, se armazenada corretamente, caso ela queira se gabar de ser uma cerveja própria para guarda. Outros estilos têm uma "vida útil" menor, mas ainda podem evoluir positivamente durante alguns anos. Agora, isso não depende apenas do estilo, mas também da proposta do rótulo. Por exemplo, nem toda Russian imperial stout evoluiria bem com o tempo. Há algumas que apostam no frescor do aroma de lúpulo (pense na Rogue Double Chocolate, ou na Bodebrown Milk Stout) e, com a guarda, essa característica iria se perder.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
12 anos 1 dia atrás #36874

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: Avaliar mais de uma vez a mesma cerveja.

Pois é, como imaginei, não tem uma regra para tempo de guarda.

Então e no caso da fuller´s seria interessante um cadastro por safra. Eu tomei a 2008 e a 2009 senti muita diferença mas por incrível que parece a 2009 era BEM melhor. A dark lord eu acho complicado tendo em vista que ela não vem para o Brasil, não de maneira fácil e barata =]=]=]
12 anos 1 dia atrás #36877

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se