Cadastre-se

envase em garrafa com primming

Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:envase em garrafa com primming

Açúcar invertido em seringa? Realmente não é algo tão necessário...
Tenta calcular o volume aproximado de breja que vc tem... Matemática mesmo (Área da Base x Altura)... Sua imprecisão não deverá passar de 1L ou 1,5L... Se sua receita foi pra 20L e vc planejou usar uns 150g de açucar para o priming (7,5g/L), se tiver 18,5L de breja vc terá 8,1g/L de priming, o que é aceitável. Dificilmente vc terá mais que 20L, pois perde-se com trub, as vezes no processo para envasar etc...
Quanto ao risco de explosão, nunca passei por isso e não é algo tão comum... o que pode ocorrer (e isso já ocorreu comigo) é vc abrir uma breja e todo o conteúdo vazar, como uma garrafa que vc agitou muito antes de abrir... Mas vale salientar que quando ocorreu comigo é pq eu tinha envasado Trub + Açucar cristal com o intuito de fazer uma bomba mesmo (hehe, não me pergunte porque)...
Agora, quanto as long neck eu recomendo!! Não vai ter problema de vedação, vai dar um pouco mais de trabalho. Acho que já lhe recomendei isso, engarrafe umas 7 ou 8 long neck e comece a abrí-las após uma semana. Achará então o ponto ideal...
Espero ter ajudado =D
14 anos 6 meses atrás #1573

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:envase em garrafa com primming

Muito obrigado Jonas, boa dica essa do cálculo. :)

Mas ficou só mais uma dúvida, posso colocar o acúcar invertido no maturador mesmo ou devo colocar em outro recipiente antes de passar para as garrafas? Caso coloque no maturador, meia hora é suficiente antes de engarrafar?
14 anos 6 meses atrás #1576

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:envase em garrafa com primming

continuando a perguntar, faz muita diferença o priming direto na garrafa e o priming no balde ainda?
14 anos 6 meses atrás #1584

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Gavioli no tópico Re:envase em garrafa com primming

Ferva o açúcar invertido antes, para sanitizá-lo e evitar contaminações. Deixe esfriar e coloque o priming direto no maturador e envase imediatamente. Se você esperar o fermento reativar para engarrafar você corre o risco de deixar o precioso gás carbônico escapar e assim você terá uma carbonatação desigual no seu lote. As primeiras garrafas terão mais gás que as últimas.

A grande diferença de colocar o priming no maturador ao invés de colocar direto em cada garrafa é que você garante que a carbonatação vai ser uniforme por todo lote.

Se você colocar o priming na garrafa vc tem mais pontos no processo onde podem acontecer erros. As garrafas não terão exatamente a mesma quantidade de líquido e muito menos de açúcar. Colocando o priming no maturador, pelo menos se garante que a proporção de açúcar por litro se mantém por todo lote.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciano Gobeti
14 anos 6 meses atrás #1594

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:envase em garrafa com primming

entendi,
amanhan é o dia, heheh, entao depois do feriado eu digo o que aconteceu =)
valeu pessoal pela ajuda
14 anos 6 meses atrás #1610

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:envase em garrafa com primming

foi feito com 8g/litro cerveja...esperando pra ver o resultado!
14 anos 6 meses atrás #1706

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se