Cadastre-se

Primming Pale Ale

Criado por Gustavo Chiappetta no tópico Primming Pale Ale

Olá pessoal, sou iniciante então lá vem a dúvida.

Em uma curso, fiz o priming para uma Pale Ale adicionando 10g de açucar por litro de cerveja, direto na garrafa e esperando por 20 dias. Por algum motivo a quantidade de CO2 na garrafa não foi satisfatória.

Na minha primeira produção em casa, usei um kit de pale ale da Turma, o qual já vem com uma calda pra usar de primming. Usei essa calda, e por dúvida coloquei mais um pouco de açucar, cerca de 20g para 20L.
O resultado foi ótimo.

As dúvidas são:
1- o que pode ter dado errado no primeiro caso? O processo de por açucar direto na garrafa é furado, ou eu que fiz algo de errado?

2- Se a melhor maneira for usar uma calda liquida de açucar, como faço para produzi-la?

obrigado.
12 anos 6 meses atrás #30780

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Ricardo Alves no tópico Re:Primming Pale Ale

Gustavo Chiappetta escreveu:

Olá pessoal, sou iniciante então lá vem a dúvida.

Em uma curso, fiz o priming para uma Pale Ale adicionando 10g de açucar por litro de cerveja, direto na garrafa e esperando por 20 dias. Por algum motivo a quantidade de CO2 na garrafa não foi satisfatória.

Na minha primeira produção em casa, usei um kit de pale ale da Turma, o qual já vem com uma calda pra usar de primming. Usei essa calda, e por dúvida coloquei mais um pouco de açucar, cerca de 20g para 20L.
O resultado foi ótimo.

As dúvidas são:
1- o que pode ter dado errado no primeiro caso? O processo de por açucar direto na garrafa é furado, ou eu que fiz algo de errado?

2- Se a melhor maneira for usar uma calda liquida de açucar, como faço para produzi-la?

obrigado.


Sua primeira dúvida pode ser por muitos fatores, mas não é furada fazer o primmer individualmente por garrafa, acho muito mais confiável.

Na realidade quando você coloca açucar cristal faz muita espuma e ele esta em cadeias maiores de carboidratos que o açucar invertido ( que geralmente tem frutose e glicose).

Para fazer a calda costuma-se usar 1 parte de açúcar refinado para 1-2 partes de água e ferver por 1 minuto.
É comum, fazer "açucar invertido", que nada mais é do que pingar acido citrico (gotas de limão) na solução de açucar com água durante a fervura, para quebrar as moleculas de sacarose em frutose e glicose; facilitando assim o trabalho da levedura e encurtando o tempo da re-fermentação na garrafa.
12 anos 6 meses atrás #30790

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Primming Pale Ale

eu uso 7gr por litro de cerveja e compro açucar organico, que possui um fator reduzido de residuos.
"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
12 anos 6 meses atrás #30799

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Primming Pale Ale

Gustavo, minha primeira leva também teve esse problema, mas por erro na apostila.
Lá estava escrito.

De 7 a 8 gramas de solução por litro de cerveja.

Acontece que orientava fazer a solução com 1 parte de açúcar e 2 de água, fervendo por 5 minutos, etc...

Então, faltou açúcar porque na verdade é:

gramas de AÇÚCAR por litro de cerveja.


Para uma Pale Ale, 7 a 8 gramas, como escreveu também o Fábio, está muito bom.

Resolvi a primeira leva abrindo garrafa por garrafa e colocando uma nova quantidade. Mas atente que não faça barulho de gás quando você abrir a garrafa para não correr o risco de carbonatar demais.

Outro fator a ser considerado é vazamento nas tampinhas, ou ainda o fermento estar falecido (difícil).

Também considere a temperatura em que estão suas garrafas. Se estiverem na geladeira, o fermento pode estar dormindo.

Conta depois como ficou.
Abraços.
Monich
12 anos 6 meses atrás #30837

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se