Cadastre-se

Umas sem gás, outras estourando?

Criado por Renato Hilkner no tópico Umas sem gás, outras estourando?

Salve pessoal, tudo bem?

Bom, ja andei postando na categoria da fermentação e agora é a vez da carbonatação...

Fiz minha primeira leva que é uma kolsch: fermentação (5 dias) secundária (10 dias) e clarificação (4 dias a 3 graus)... Ai mandei tudo para garrafas de 1l (6), 600ml (45) e 300ml (20)... total de +-39 litros!

OG: 1047
FG: 1012

Por comodidade comprei primming pronto suficiente para 40 litros, misturei direto no balde e depois envasei.

O fato é que desde o 5o dia venho abrindo uma garrafa de 300ml a cada 2 dias para experimentar, e nunca criou espuma densa. Hoje, no 12o dia (foi para a geladeira ontem, no 11o dia) está razoável quanto no paladar (quesito gás), mas sem espuma...

O fato é que acabei de ver uma garrafa estourada... Ou seja, muita pressão, o que deveria significar boa carbonatação (???)... ou estou enganado? Achei meio contraditório!!!

É normal essa falta de gás mesmo 12 dias depois de envasado? Eu já tava pensando em abrir garrafa por garrafa e inserir alguma quantidade de primming (nem me perguntem como eu faria esse cálculo)... Mas diante dessa bomba, já nao sei oq faço!

Qualquer ajuda é muito bem vinda!

Abs,
Renato
Last edit: 11 anos 2 semanas atrás by Renato Hilkner.
11 anos 2 semanas atrás #45774

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Sehn no tópico Umas sem gás, outras estourando?

Opa!
Eu já fiz 5 levas e não tive problema algum com a carbonatação e SEMPRE coloco o priming direto na garrafa. No seu caso, provavelmente deve ter ficado desparelho o priming que vc colocou no balde, sendo umas garrafas ficando com pouco e outra demais e acabando explodindo.
11 anos 1 semana atrás #45790

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Sardinha no tópico Umas sem gás, outras estourando?

Renato,

Eu sempre coloco cerca de 7g/litro e faço uma solução misturando com 300ml de agua e fervo durante 15 minutos. Tive problemas na primeira leva pois não misturei direito a solução com a cerveja e aconteceu o mesmo que você.

Apartir dessa leva que tive problemas fiz da seguinte forma, coloquei a solução de açúcar antes no fermentador e depois coloquei a cerveja. Depois disso ainda faço um "whirlpool" vigoriso no balde e tampo, ai fica misturando la dentro enquanto eu engarrafo.

Nunca mais tive problemas...
11 anos 1 semana atrás #45844

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Lage no tópico Umas sem gás, outras estourando?

Renato, acredito que o primming que você comprou ficou na geladeira e depois você jogou ele direto no balde fermentador e agitou para misturar. Certo?
Se você fez isso o primming foi todo pro fundo e não misturou (isso já aconteceu comigo). Hoje eu prefiro colocar o primming direto nas garrafas e tenho tido sucesso em todas as levas, até hoje já foram 19 fazendo isso e nenhum problema. Boa sorte!
10 anos 11 meses atrás #46266

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Altheman no tópico Umas sem gás, outras estourando?

Me deram a dica de colocar o açúcar invertido durante 30 segundos no microondas se ele estiver em temperatura ambiente. Até agora não tive problemas
7 anos 1 mês atrás #65922

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se