Cadastre-se

Cerveja Viscosa ou Gelatinosa

Criado por Djoni Antonio da Silva no tópico Cerveja Viscosa ou Gelatinosa

Fala galera, blz?

Então, como meu problema foi após o envase resolvi postar aqui este assunto.

Eu e meus colegas cervejeiros preparamos uma receita para ser uma Blonde Ale, e ao final do processo de brassagem e fervura separamos a leva em dois fermentadores. No primeiro adicionamos somente o mosto e no segundo o mosto + amora.

A fermentação ocorreu normalmente, no primeiro fermentador um aroma muito bom e frutado do safale-s04 e no segundo fermentador um aroma leve de aroma.

Ao engarrafar, fizemos o mesmo processo de sanitização das garrafas para ambas as cervejas e também o mesmo primming.

Porém após a carbonatação, em temperatura controlada de 23ºC e para nossa surpresa, a Blonde Ale estava totalmente viscosa e sem formação alguma de espuma. Era realmente uma gosma, impraticável de beber. Porém com a amora tudo certo.

Minha pergunta é , alguém já teve esse tipo de problema? Sabem me dizer o que houve?

Como a única diferença foi que elas foram fermentadas em separado (dois fermentadores) pensei que o fermentador da blonde poderia estar contaminado, mas não tenho certeza, pois ela me parecia muito bem em aroma e gosto após a fermentação.

Desde já agradeço.
9 anos 1 mês atrás #60094

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja Viscosa ou Gelatinosa

É provável que seja alguma contaminação. E sinceramente não faço a mínima ideia de qual seja a levedura ou bactéria, pois nunca tinha ouvido falar em aumentar a viscosidade da cerveja devido à contaminação.

E o aroma dela estava aparentemente normal ou também havia alguma alteração?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Djoni Antonio da Silva
9 anos 1 mês atrás #60101

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Djoni Antonio da Silva no tópico Cerveja Viscosa ou Gelatinosa

Gustavo Silva escreveu: É provável que seja alguma contaminação. E sinceramente não faço a mínima ideia de qual seja a levedura ou bactéria, pois nunca tinha ouvido falar em aumentar a viscosidade da cerveja devido à contaminação.

E o aroma dela estava aparentemente normal ou também havia alguma alteração?


Então o aroma antes do envase estava normal. Após o envase não estava tão bom quanto antes, mas mesmo assim não estava azedo ou com qualquer cheiro desagradável.

Acredito também que seja alguma contaminação, apesar de não ter característica para isso.
9 anos 1 mês atrás #60105

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se