Cadastre-se

Engarrafamento

Respondido por Fernando Pires no tópico Engarrafamento

Olá Marcelo!

A oxidação ocorre por vários motivos, um dos motivos é o contato com oxigênio durante a maturação, pra isso o espaço entre a cerveja e a tampa do maturador deve ser a menor possível.
Mas acredito que o seu pior problema é a temperatura, pois a cerveja em alta temperatura acelera as reações bioquímicas e a oxidação provavelmente irá acontecer, ocorrendo também se a variação de temperatura for muito brusca. O ideal é carbonatar suas garrafas em temperatura de fermentação: 18 - 24 graus. Eu carbonato a 19 graus
Sobre o avinagrado, provavelmente sua cerveja foi contaminada por bactérias acéticas de algum utensílio utilizado e mal sanitizado, até mesmo das tampinhas, por exemplo.
Espero ter ajudado, QQ coisa é só falar.
Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Carreiro Alves
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #60559

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Engarrafamento

Só complementando a explicação do Fernando, a Saccharomyces começa a morrer em temperaturas próximas a 38°C. Isso provavelmente foi a causa da baixa carbonatação. Ela foi morrendo aos poucos, mas ainda fermentou uma parte antes de todas as células morrerem.

Sobre estar avinagrada, esse é um clássico indício da fermentação por Lactobacillus, ou seja, contaminou. :( É provável que seja das tampinhas ou da garrafa.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Carreiro Alves
8 anos 11 meses atrás #60561

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento

Olá pessoal. Obrigado pelas respostas. Tentando relembrar o processo, descartei as tampinhas pois ficaram mais de 10 minutos em alcool 70. Estou acreditando que pode ter sido o enxague com água, que mesma fervida, talvez tenha sido por pouco tempo e talvez o tubo de enchimento mal sanitizado usado no processo de envasamento. Aliás, vocês usam este equipamento? Acredito que quanto menos equipamento usar menor será a change de contaminação. Obrigado a todos.
8 anos 11 meses atrás #60565

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Engarrafamento

Eu uso os mesmos equipamentos que você, mas nunca tive problemas com contaminação. A única diferença é que utilizo ácido peracético, mas isso é irrelevante.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Carreiro Alves
8 anos 11 meses atrás #60572

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento

Parceiros,

Novamente, se puder opinar, estava usando 1,5 ml de iodofor por litro, mas em conversa com o vendedor de um dos fornecedores ele me sugeriu usar de 10 ml a 40 ml de iodofor e depois enxague com água fervida. O que acham desta quantidade? Não será papo de vendedor para gastar mais produto.
8 anos 11 meses atrás #60727

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento

Parceiros, novamente, se puder opinar, estava usando 1,5 ml de iodofor por litro, mas em conversa com o vendedor de um dos fornecedores ele me sugeriu usar de 10 ml a 40 ml de iodofor e depois enxague com água fervida. O que acham desta quantidade? Não será papo de vendedor para gastar mais produto.
8 anos 11 meses atrás #60728

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se