Cadastre-se

Priming - Como fazer?

Criado por Hikaro no tópico Priming - Como fazer?

Pessoal, fiz minha primeira leva e já está maturando, como não sei quanto rendeu (a expectativa era de 5 litros), penso em fazer o priming direto na garrafa. Estou meio perdido nesta etapa, sei que seriam 6g de açúcar por litro de cerveja, mas como não sei quanto de cerveja eu tenho, penso que se fizer uma solução e colocar 1ml para cada 100ml de cerveja direto na garrafa dará certo. mas a minha grande dúvida é de como preparar essa solução. seriam 60g de açúcar para 120ml de água? Alguém que utilize esse método poderia me dar uma ajuda com isso? Grato.
8 anos 10 meses atrás #61275

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Otávio Cavalcanti Brito no tópico Priming - Como fazer?

Fazer individualmente na garrafa é mais difícil, no meu ponto de vista.
Eu faço assim:
1) transfiro a cerveja para um balde já sanitizado
2) Meço o volume e calculo o primming (6 x 20 litros - 120 grs de açúcar, por exemplo)
3) dissolvo o açúcar em 3 vezes o peso em água (120 grs de açúcar em 360 ml de água, por exemplo)
4) Coloco a mistura para ferver por uns 5 minutos
5) faço um leve whirpool na cerveja com a pá sanitizada e adiciono a solução de água e açúcar quente mesmo.
6) Engarrafo e espero carbonatar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Vodovoz, Luciano Gobeti
8 anos 10 meses atrás #61287

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Hikaro no tópico Priming - Como fazer?

José Otávio Cavalcanti Brito escreveu: Fazer individualmente na garrafa é mais difícil, no meu ponto de vista.
Eu faço assim:
1) transfiro a cerveja para um balde já sanitizado
2) Meço o volume e calculo o primming (6 x 20 litros - 120 grs de açúcar, por exemplo)
3) dissolvo o açúcar em 3 vezes o peso em água (120 grs de açúcar em 360 ml de água, por exemplo)
4) Coloco a mistura para ferver por uns 5 minutos
5) faço um leve whirpool na cerveja com a pá sanitizada e adiciono a solução de água e açúcar quente mesmo.
6) Engarrafo e espero carbonatar.


Obrigado José, mas preciso saber o quanto de açúcar e água devo fazer para colocar o prime direto em uma garrafa por questões específicas.

Acredito que farei da seguinte forma: 60 gramas de açúcar para 120 ml de água (proporção 1:2) fervendo acredito que evaporaria esses 20ml e aplicarei 1 ml para cada 100 ml de cerveja: ex. garrafa caçulinha de 300 ml seriam 3 ml da solução. (cada ml teria aproximadamente 0,6g de açúcar)

Gostaria de saber se este meu pensamento estaria correto, quero fazer um priming na garrafa independente da quantidade de cerveja que eu tenha.
Last edit: 8 anos 10 meses atrás by Hikaro.
8 anos 10 meses atrás #61288

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Priming - Como fazer?

Hikaro, vou explicar como eu calculo os meus primmings.

100g de açúcar em 100mL de água. A densidade do açúcar é em torno de 1,5g/mL, então 100g = 67mL. O total dará 100g de açúcar por 167mL de solução.

Após ferver eu considero 160mL, ou seja, 100g/160mL ou 0,625g/mL.

Com essa concentração pode-se utilizar 1mL de solução para 100mL de cerveja, assim tendo em torno de 6,2g/L de primming final.

Se você utilizar as quantidades que citou dará praticamente o mesmo valor. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Bruno Sicchieri, Hikaro, Luciano Gobeti
8 anos 10 meses atrás #61289

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Hikaro no tópico Priming - Como fazer?

Gustavo Silva escreveu: Hikaro, vou explicar como eu calculo os meus primmings.

100g de açúcar em 100mL de água. A densidade do açúcar é em torno de 1,5g/mL, então 100g = 67mL. O total dará 100g de açúcar por 167mL de solução.

Após ferver eu considero 160mL, ou seja, 100g/160mL ou 0,625g/mL.

Com essa concentração pode-se utilizar 1mL de solução para 100mL de cerveja, assim tendo em torno de 6,2g/L de primming final.

Se você utilizar as quantidades que citou dará praticamente o mesmo valor. :)


Valeu Gustavo! Ajudou bastante!
8 anos 10 meses atrás #61292

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Tony Mateus no tópico Priming - Como fazer?

Não sofro mais fazendo priming, esse negocio de fazer calculo de volumes, transferencia de fermentador, etc....
Hoje uso o açúcar cristal direto na garrafa, depois é só mandar a cerveja e pronto, nunca tive nenhum problema com carbonatação.
A unica observação é definir quantos gramas de açúcar por litro de cerveja voce quer usar, depois só mandar uma regrinha de 3 básica para definir a quantidade de acordo com o tamanho da garrafa.
5 anos 11 meses atrás #66805

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se