Cadastre-se

IPA sem gás

Criado por Maurilio Campano no tópico IPA sem gás

Olá galera, mais um novato na produção de beer, na quarta leva, e fiz uma English IPA, que deu OG 1066 e FG 1022 em 26litros
Fiz o priming com 6gramas por litro (no balde) e engarrafei. Depois de 21 dias engarrafada, está com pouquíssimo gás.
Alguma idéia do que pode estar errado? E se posso corrigir refazendo o priming denovo direto na garrafa?
- Pensei ser o problema na tampinha, mas acredito que não
- Já vi gente falando que fez com 8 gramas por litro, mas fiquei um pouco receoso

Ideias?
Last edit: 8 anos 7 meses atrás by Maurilio Campano.
8 anos 7 meses atrás #62533

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por RODRIGO DIAS no tópico IPA sem gás

SE AS GARRAFAS FOREM BOAS FA-SA MAS E COM 14 GRAM
AS
8 anos 7 meses atrás #62645

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico IPA sem gás

Bom, há alguns fatores que normalmente são os responsáveis por uma cerveja com pouco gás.

- Baixa contagem de leveduras;
- Grande volume não preenchido com cerveja dentro da garrafa;
- Pouco tempo de refermentação (menos de 20 dias);
- Tampinhas velhas (prejudicando a vedação);
- Baixa quantidade de açúcar (menos que 5g/L).

Acho que no seu caso os três primeiros fatores sejam os mais prováveis. Se houver pouca quantidade de levedura a refermentação demorará mais. Se ainda não criou pode ser que haja muito espaço vazio dentro da garrafa. Se ainda não for isso, sinto muito, mas eu não posso mais ajudar, haha.

Eu nunca indico abrir as garrafas e adicionar mais levedura ou açúcar, é certo que vai oxidar a cerveja ou, mesmo que pouco provável, contaminar a mesma.
8 anos 7 meses atrás #62649

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico IPA sem gás

Se não for nenhuma das dicas do Gustavo, pode ser também, que o açúcar do primming não está homogeneamente distribuído entre o líquido.
Isso pode gerar algumas garrafas com nenhuma espuma e outras super carbonatadas.

Já tive esse problema em uma das minhas primeiras receitas. Pegamos o priming ainda quente e jogamos em na panela de mostura....depois colocamos o líquido que estava a uns 2 graus e jogamos por cima e misturamos. O açucar meio que cristalizou no fundo da panela, mas só percebemos isso depois que terminamos de engarrafar. Pra corrigir, jogamos de novo açucar em todas as garrafas, já que não sabíamos qual estava boa e qual estava ruim. Resultado: Algumas ficaram boas em carbonatação..... Outras eram bombas. Abríamos a garrafa e voava cerveja no teto (literalmente). Não sei porque não explodiram garrafas, mas certamente faltou pouco.

Provavelmente não foi a mesma coisa que aconteceu com você, mas pode ser que algumas garrafas estejam boas e outras ruins. Ai ouve algum tipo de problema nessa homogenização do açúcar no balde. Mas isso você só vai descobrir quando abrir todas as garrafas.

Abraços
8 anos 7 meses atrás #62659

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Maurilio Campano no tópico IPA sem gás

Primeiro, obrigado pelas respostas, algumas coisas possíveis que percebi

- fiz a fermentação em 14 dias a temperatura ambiente e depois mais 14 dias na geladeira a 5graus
- depois de engarrafar coloquei na geladeira direto e mais 21 dias a 5graus

depois de abrir as primeiras que estavam sem gás, tirei algumas da geladeira e deixei a temperatura ambiente por mais 5 dias, e depois coloquei de volta na geladeira e agora já estão com mais gás

se puderem ajudar, no que influencia essa temperatura da beer depois de engarrafar?

depois de engarrafar já coloco na geladeira ou devo deixar na temperatura de fermentação? no meu caso a temperatura ambiente?

obrigado pela ajuda
8 anos 7 meses atrás #62701

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico IPA sem gás

Fala Maurílio,
Então está explicado.
Quando vc coloca açúcar para fazer o Primming, você precisa que a levedura restante na garrafa se alimente desse açúcar e gere o CO2 necessário. Para isso, a temperatura tem que ser ideal para a levedura trabalhar.
Muita gente faz primming em temperatura ambiente. Eu costumo colocar na geladeira controlado entre 21º e 24º (para Ales).
Como você deixou nesses 5º, a levedura não trabalhava e por isso não gerava gás.

Abraços...
8 anos 7 meses atrás #62705

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se