Cadastre-se

IPA sem gás

Respondido por Fabio Vieira no tópico IPA sem gás

Para que ocorra a refermentação na garrafa, é indicado que seja utilizada a mesma temperatura que se usou na fermentação.
8 anos 7 meses atrás #62708

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico IPA sem gás

Como o André comentou, problema resolvido, haha. Eu nem havia citado esse detalhe, mas seriam necessários 20 dias de refermentação em temperatura ambiente ou na mesma temperatura da fermentação para garantir a carbonatação.
8 anos 7 meses atrás #62714

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por antonio netto no tópico IPA sem gás

Sou novato na fabricação de cerveja caseira, fiz minha segunda cerveja uma blond ale (a primeira ficou pessima, mas bebivel)

O fato é que a cerveja ficou sem gás, quase zero,(o sabor ficou agradavel)

Fiz o primming da seguinte forma:

Dilui 8g/l de açucar refinado de cozinha normal que deu 136g (17 litros) e completei de água até dar 300ml,

fervi a solução e depois injetei uma a uma nas garrafas 8ml de solução em cada garrafa afim de que todas as garrafas ficassem
padronizadas.
Deixei carbonatando por uma semana na geladeira numa temperatuda controlada de 18a20 graus (termostato tem 2 graus de margem) e deixei mais 10 dias maturando a uma temperatuda de 10 graus.
Noto que quase não tem sedimentação de fermento no fundo das garrafas.

Para minha decepção a primeira garrafa estava totalmente sem gás, outras duas até haviam pouco gás,
e quase não há formação de espuma tambem.

E outra coisa que me deixa preocupado é quando vou lavar o copo e a garrafa apenas ao bater uma água cria-se uma espuma

branca parecida com a de sabão.
Estou receoso tambem por ter deixado residuo de algum detergente na garrafa, mas meu processo de higienização e´bastante rigoroso: