Cadastre-se

IPA sem gás

Respondido por Fabio Vieira no tópico IPA sem gás

Para que ocorra a refermentação na garrafa, é indicado que seja utilizada a mesma temperatura que se usou na fermentação.
8 anos 7 meses atrás #62708

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico IPA sem gás

Como o André comentou, problema resolvido, haha. Eu nem havia citado esse detalhe, mas seriam necessários 20 dias de refermentação em temperatura ambiente ou na mesma temperatura da fermentação para garantir a carbonatação.
8 anos 7 meses atrás #62714

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por antonio netto no tópico IPA sem gás

Sou novato na fabricação de cerveja caseira, fiz minha segunda cerveja uma blond ale (a primeira ficou pessima, mas bebivel)

O fato é que a cerveja ficou sem gás, quase zero,(o sabor ficou agradavel)

Fiz o primming da seguinte forma:

Dilui 8g/l de açucar refinado de cozinha normal que deu 136g (17 litros) e completei de água até dar 300ml,

fervi a solução e depois injetei uma a uma nas garrafas 8ml de solução em cada garrafa afim de que todas as garrafas ficassem
padronizadas.
Deixei carbonatando por uma semana na geladeira numa temperatuda controlada de 18a20 graus (termostato tem 2 graus de margem) e deixei mais 10 dias maturando a uma temperatuda de 10 graus.
Noto que quase não tem sedimentação de fermento no fundo das garrafas.

Para minha decepção a primeira garrafa estava totalmente sem gás, outras duas até haviam pouco gás,
e quase não há formação de espuma tambem.

E outra coisa que me deixa preocupado é quando vou lavar o copo e a garrafa apenas ao bater uma água cria-se uma espuma

branca parecida com a de sabão.
Estou receoso tambem por ter deixado residuo de algum detergente na garrafa, mas meu processo de higienização e´bastante rigoroso:
Primeiro eu passo uma água para tirar alguns residuos, depois pingo apenas uma gota de detergente neutro e passo a escova internamente na garrafa e enxáguo bem, deixo numa solução de iodofor por 10 minutos, enxáguo novamente e borrifo alcool 70 nas garrafas, depois enxáguo novamente usando água fervendo e deixo para secar de ponta cabeça por mais 30 minutos. (não é possivel que ainda tenha sabão na minha garrafa, mas ALGUEM EXPLICA ESSA ESPUMA BRANCA QUE FAZ AO LAVAR A GARRAFA E OS COPOS)

desculpem pelo texto longo, espero que alguem possa me ajudar, a cada cerveja que faço, desanimo mais um pouco, e fazer cerveja sempre foi um sonho.
8 anos 7 meses atrás #62780

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico IPA sem gás

Não desanime Antônio. As primeiras levas são difíceis mesmo. :)

antonio netto escreveu: Sou novato na fabricação de cerveja caseira, fiz minha segunda cerveja uma blond ale (a primeira ficou pessima, mas bebivel)

Deixei carbonatando por uma semana na geladeira numa temperatuda controlada de 18a20 graus (termostato tem 2 graus de margem) e deixei mais 10 dias maturando a uma temperatuda de 10 graus.
Noto que quase não tem sedimentação de fermento no fundo das garrafas.


Talvez ai esteja o problema. Você deixou 7 dias na temperatura de trabalho da levedura e esses 7 dias talvez não tenham sido suficientes pra consumir todo o açúcar. Nos 10 dias que você deixou a 10 graus a levedura meio que não fez nada. Deixe mais uma semana ou uns 10 dias a uma temperatura de 20 a 22 que deve resolver.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: antonio netto
8 anos 7 meses atrás #62782

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por antonio netto no tópico IPA sem gás

ok, vou fazer isso.
acho que tambem vou comprar um manometro para medir o co2 das próximas levas.
obrigado
8 anos 7 meses atrás #62794

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se