Cadastre-se

Da Maturação para o Envase

Criado por Marcelo Brandl no tópico Da Maturação para o Envase

Bom dia a todos,

Estou terminando a maturação de uma Irish Red Ale, baixei a temperatura de maturação para 4 graus em um periodo de 10 dias, quero assentar bem o trub.

No envase, irei colocar aprox. 3g de açucar em cada garrafa para carbonatação.

Lá vem a dúvida:
Como o trub vai estar embaixo do balde de maturação, não é necessário eu mexer o liquido para engarrafar, pois a trub iria subir novamente, indo para as garrafas, correto?
Acredito que o trub seja formado por fermento, no qual também é responsável pela carbonatação, correto?
Resumindo, eu não mexo em nada no liquido, apenas vou colocando açúcar na garrafa e enchendo, será que terá formação adequada de gás?

Obrigado.
8 anos 3 meses atrás #63797

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico Da Maturação para o Envase

Marcelo Brandl escreveu: Bom dia a todos,

Estou terminando a maturação de uma Irish Red Ale, baixei a temperatura de maturação para 4 graus em um periodo de 10 dias, quero assentar bem o trub.

No envase, irei colocar aprox. 3g de açucar em cada garrafa para carbonatação.

Lá vem a dúvida:
Como o trub vai estar embaixo do balde de maturação, não é necessário eu mexer o liquido para engarrafar, pois a trub iria subir novamente, indo para as garrafas, correto?
Acredito que o trub seja formado por fermento, no qual também é responsável pela carbonatação, correto?
Resumindo, eu não mexo em nada no liquido, apenas vou colocando açúcar na garrafa e enchendo, será que terá formação adequada de gás?

Obrigado.


o ideal é trocar de balde deixando esse trub para tras e no novo balde fazer o priming como um todo.. se nesta trasfega vc coloca primeiro a solucao de acucar e depois a cerveja (de preferencia sifonando, com a mangueira no fundo do novo balde, sem aerar muito).. ja vai misturando bem automaticamente..
se for de outra forma e precisar mexer para misturar com o priming, nao tem problema pous nao tem mais trub.
o problema de fazer o primming individual garrafa por garrafa é que é MUITO dificil medir 3g de açúcar.. cada garrafa vai com uma qtdade... e com niveis diferentes de carbonatacao.... se cair muito pode atr explodir garrafa...
8 anos 3 meses atrás #63798

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Brandl no tópico Da Maturação para o Envase

No momento eu não tenho outro balde para fazer a transferência.. estão todos ocupados..

Eu tenho sifão para encher as garrafas.. não tem como colocar direto na garrafa? Sem mexer o liquido do maturador?


Ou alguma outra ideia? srsrsrs
Last edit: 8 anos 3 meses atrás by Marcelo Brandl.
8 anos 3 meses atrás #63799

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Da Maturação para o Envase

Nós aqui engarrafamos colocando primming direto na garrafa.
Usamos uma seringa pra medir a quantidade e vamos garrafa por garrafa.

Acho que tem tudo pra funcionar o que você está querendo.
8 anos 3 meses atrás #63803

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Brandl no tópico Da Maturação para o Envase

André Rodrigues escreveu: Nós aqui engarrafamos colocando primming direto na garrafa.
Usamos uma seringa pra medir a quantidade e vamos garrafa por garrafa.

Acho que tem tudo pra funcionar o que você está querendo.


A ideia é colocar o primming direto na garrafa.. mais quando tu abre o balde maturador, tu mexe o mosto, ou apenas abre e ja vai engarrafando?
8 anos 3 meses atrás #63804

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Da Maturação para o Envase

Marcelo Brandl escreveu:

André Rodrigues escreveu: Nós aqui engarrafamos colocando primming direto na garrafa.
Usamos uma seringa pra medir a quantidade e vamos garrafa por garrafa.

Acho que tem tudo pra funcionar o que você está querendo.


A ideia é colocar o primming direto na garrafa.. mais quando tu abre o balde maturador, tu mexe o mosto, ou apenas abre e ja vai engarrafando?


Não mexo no mosto. Só engarrafo mesmo.
8 anos 3 meses atrás #63805

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se