Cadastre-se

Material Necessário

Respondido por Renato Todorov no tópico Re:Material Necessário

Esse negócio de espaço é complicado mesmo.. onde eu moro (interior de SP) o verão é bem quente também..

cara to lendo seu blog... perfeito os posts sobre o keg e a bohemia oaken! você chegou a tomá-la?

eu tomei algumas vezes e não achei ruim não.. claro que não dá pra comparar com nenhuma boa artesanal, bem longe disso mas entre as bohemias a oaken é a melhor. aquela bohemia confraria é ridícula e a bohemia escura é só água suja..
13 anos 9 meses atrás #14805

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Material Necessário

Acabei tomando a Oaken quando a vi por uns 5 reais. Não curti mesmo, mas fiquei de dar uma segunda chance que nunca veio. Das Bohemias especiais, ainda prefiro a Confraria e gostaria de provar a Royal Ale mais uma vez ... :p
13 anos 9 meses atrás #14806

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Guilherme Vasconcellos no tópico Re:Material Necessário

Renato Todorov escreveu:

Pessoal, também estou tentando montar minha cozinha e estou entre o kit básico da Turma ou comprar tudo separado.

O preço do kit básico (840+75 do fogareiro) me pareceu bem justo, será que dá pra gastar menos ainda comprando tudo separado?

Essa é a lista de equipamentos do kit básico:

- 02 Caldeirões de 32 litros com válvula extratora
- 01 fundo falso
- 02 Tanque fermentadores de 24 litros em polietileno atóxico
- 01 termômetro
- 01 chiller de 7,5 metros
- 01 máquina de tampinhas
- 01 colher
- 01 mangueira para engarrafar
- 01 moinho de cereais Guzzo
- 01 balança digital
- 01 Jarra plástica
- 01 válvula airlock com rolha
- 01 proveta 250ml
- 01 Densímetro de massa específica entre 1,000 e 1,100


Olá Renato,
e aí, comprou o kit?
Também estou querendo iniciar no homebrewing, mas ainda estou em duvida quanto aos kits.
Abraço,
Guilherme.
13 anos 9 meses atrás #15531

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato Todorov no tópico Re:Material Necessário

Fala Guilherme!

Então cara, não comprei o kit não. Fiz um mini-curso semana passada no Pier 1327 (SP) e acho que vou acabar montando "na mão" o kit mesmo.
Fiz uma pesquisa rápida no mercado livre nos preços de:

2 caldeirões (2 x 85,00)
2 torneiras + conexões (loja de material de construção) (??)
1 fogareiro (1 x 75,00)
1 balança de precisão (1 x 55,00)
1 termômetro atóxico (1 x 25,00)
1 colher atóxica (1 x 10,00)
1 moinho de cereais (1 x 80,00)
(total = 415,00)

Acho que não gasto mais de 450,00 somando com as torneiras. O airlock acho que vou comprar da Turma mesmo (15,00), o chiller não vou comprar pelo simples motivo de que é muito caro, tem que tomar muito cuidado com contaminação do mosto e pode facilmente ser substituido por uma bacia com água e gelo. Esfria até mais rápido que o chiller se bobear.

Mas ainda assim o preço do kit básico da Turma está muito bom, 840 por todos aqueles equipamentos é um ótimo valor.

Você está pensando em comprar qual kit? Já te adianto que o kit básico + um fogareiro dá pra fazer tranquilo sem dor de cabeça.
13 anos 9 meses atrás #15532

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Brun no tópico Re:Material Necessário

Renato Todorov escreveu:

2 caldeirões (2 x 85,00)
2 torneiras + conexões (loja de material de construção) (??)
1 fogareiro (1 x 75,00)
1 balança de precisão (1 x 55,00)
1 termômetro atóxico (1 x 25,00)
1 colher atóxica (1 x 10,00)
1 moinho de cereais (1 x 80,00)
(total = 415,00)


Nessa lista ta faltando fermentador!

Eu recomendo usar o chiller JUNTO com uma bacia de água com gelo. A bacia com água e gelo por si só não é mais rápida que um simples chiller de imersão e quanto mais rápido o resfriamento do mosto melhor, pois há menos chance de contaminação, menor DMS residual (aquele sabor de vegetal cozido) e, dependendo do tipo de cerveja, o lúpulo aromatico é melhor aproveitado.
Uma maneira para evitar contaminação pelo chiller:
Faz uma imersão das bobinas do chiller no mosto uns 20 minutos antes do final da fervura. Esse tempo restante de fervura vai sanear o chiller.
13 anos 9 meses atrás #15535

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato Todorov no tópico Re:Material Necessário

Fala David!

O fermentador por conta da falta de verba vai ser o galão de água mesmo! Com aquela tampinha pra encaixar o airlock. Não quero comprar o balde agora, mais pra frente junto dinheiro e compro um com fundo cônico que acho muito mais negócio.

Quanto ao chiller realmente dá pra ferver junto com o mosto mas ainda assim acho caro demais, uma bacia com gelo resfria mais ou menos 20 litros de mosto em 20 minutos, tenho lido por aí que o chiller leva o mesmo tempo, mas é claro que a combinação dos dois seria o ideal, quem sabe mais pra frente! Você acha que 20 minutos é muito tempo, pode causar alguma alteração no sabor?

[]s
Last edit: 13 anos 9 meses atrás by Renato Todorov.
13 anos 9 meses atrás #15538

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se