Cadastre-se

Chiller.. duvidas?!

Criado por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Pessoal, tudo certo? Sou novo por aqui e primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Leo e estou começando a produzir minha cerveja artesanal, tenho experiencia de apenas 100 litros de cerveja com brassagens de 20L.

Utilizo uma bomba chugger de circulaçao, e um chiller de imersao por onde circula o mosto pela água quente, controlando assim a temperatura do mosto e posteiormente utilizo essa agua para lavagem do malte, ou seja, o mosto só entra em contato direto com o fogo no momento da fervura. Acho que deu pra entender? Quase nao vi ninguém fazendo isso, funciona muito bem e a cerveja saiu muito boa. (criticas sao bem vindas)

Estou querendo fazer um novo chiller para esse mesmo processo e gostaria da ajuda de voces de qual material (aço inox, cobre ou aluminio mesmo) seria o melhor e mais indicado e também se existe muita diferença de precos entre esses materiais.

obs. Para o resfriamento utilizo um chiller de placas.
9 anos 8 meses atrás #56644

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Um brinde e boa degustação a todos!
9 anos 8 meses atrás #56645

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Chiller.. duvidas?!

Seja bem-vindo Leo. :)

Não sei se eu entendi muito bem, mas a bomba puxa o mosto, que passa por uma serpentina imersa em água quente e depois retorna ao ''resto'' do mosto, aquecendo-o? Se for isso, acho que poucas pessoas usam esse método pelo fato de ser muito trabalhoso e, a princípio, não ter nenhum benefício. Fora que você gasta muito mais gás aquecendo a água. Outro fator é que passar o mosto por dentro de uma serpentina nem sempre é seguro, pois pode haver alguma sujeira ou mesmo alguma parte corroída que se desprenda do interior do chiller e seja carregado junto.

E acredito que pra esse caso o melhor material seja o aço inox.

Claro que isso é só a minha opinião. Se você tiver uma visão diferente por favor manifeste-se. :D
9 anos 8 meses atrás #56646

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Olá Gustavo, é exatamente esse o processo, como você descreveu acima. O consumo de gás é maior e provavelmente mais trabalhoso para limpar as mangueiras e serpentinas. Compramos um full-gauge com rampas de temperatura e uma resistência que será o próximo passo para automatizar um pouco mais o processo, mas ainda não faço idéia de como fazer isso. Sinta-se a vontade quando quiser a vir aqui em Atibaia-SP para degustar uma cerveja e trocar idéias, será muito bem vindo.

Deixem sujestões e críticas a vontade pessoal!

Abraços
9 anos 8 meses atrás #56660

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ivan Araujo no tópico Chiller.. duvidas?!

Fala pessoal... tudo bem? Meu nome é Ivan e sou iniciante, montando os equipame tos ainda. Estou com uma dúvida quanto ao material utilizado no chiller.... comprei tubo de cobre, entretanto, ouvi alguns comentários sobre a toxidade to material. Alguém tem informação sobre isso? Eu pretendo passar o mosto por ele a fim de resfriar com gelo.

Obrigado desde já.
9 anos 6 meses atrás #57322

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Chiller.. duvidas?!

nao sei te dizer sobre ser tóxico. mas posso te dizer que não é recomendável você passar o mesmo dentro do tubo, pois vai ser bem difícil de limpar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
9 anos 6 meses atrás #57324

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se