Cadastre-se

Chiller.. duvidas?!

Criado por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Pessoal, tudo certo? Sou novo por aqui e primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Leo e estou começando a produzir minha cerveja artesanal, tenho experiencia de apenas 100 litros de cerveja com brassagens de 20L.

Utilizo uma bomba chugger de circulaçao, e um chiller de imersao por onde circula o mosto pela água quente, controlando assim a temperatura do mosto e posteiormente utilizo essa agua para lavagem do malte, ou seja, o mosto só entra em contato direto com o fogo no momento da fervura. Acho que deu pra entender? Quase nao vi ninguém fazendo isso, funciona muito bem e a cerveja saiu muito boa. (criticas sao bem vindas)

Estou querendo fazer um novo chiller para esse mesmo processo e gostaria da ajuda de voces de qual material (aço inox, cobre ou aluminio mesmo) seria o melhor e mais indicado e também se existe muita diferença de precos entre esses materiais.

obs. Para o resfriamento utilizo um chiller de placas.
9 anos 8 meses atrás #56644

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Um brinde e boa degustação a todos!
9 anos 8 meses atrás #56645

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Chiller.. duvidas?!

Seja bem-vindo Leo. :)

Não sei se eu entendi muito bem, mas a bomba puxa o mosto, que passa por uma serpentina imersa em água quente e depois retorna ao ''resto'' do mosto, aquecendo-o? Se for isso, acho que poucas pessoas usam esse método pelo fato de ser muito trabalhoso e, a princípio, não ter nenhum benefício. Fora que você gasta muito mais gás aquecendo a água. Outro fator é que passar o mosto por dentro de uma serpentina nem sempre é seguro, pois pode haver alguma sujeira ou mesmo alguma parte corroída que se desprenda do interior do chiller e seja carregado junto.