Cadastre-se

Chiller.. duvidas?!

Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!

Fala Ivan beleza, estou utilizando um chiller de cobre e agora já estou chegando a minha 10ª brassagem, no momento brassagem de 30 L. Faço através do método H.E.R.M.S. e para o resfriamento utilizo um chiller de placas contra-fluxo que é ótimo por sinal. O segredo para limpar é logo depois de utilizar passar a agua quente que sobrou da lavagem do malte deixar circulando pelo chiller e/ou serpentina que você utiliza, ele fica limpinho. Agora não sei se voce tem uma bomba chugger de circulação, é um equipamento relativamente mais caro mas ajuda muito no processo e até mesmo na limpeza.
9 anos 6 meses atrás #57325

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por RODRIGO MELO no tópico Chiller.. duvidas?!

E aí blz?
Pois é cara também optei por esse processo de brassagem com o mosto aquecendo em banho maria, mas oque me levou a mudar para esse método, é que aqueço a água com um ebulidor. Tá mas e daí, só muda o sistema de aquecer a água...
Pois é, só que aí eu uso o Tic-17 para ligar e desligar o ebulidor, muito simples e quando uso só uma rampa de temperatura, é só sentar e esperar o tempo acabar. A sonda do Tic fica no mosto.
Ganha tempo, economiza gás e não precisa re-circular só passar para a panela de fervura, e água quente já é usada para lavar o bagaço e o restante do equipamento, pois é só desconectar da panela e conectar na torneira do balde( uso o próprio fermentador) que está a água. Também uso um chiller de alumínio, tranquilo e sem stress ta sempre limpo.
Valeu boa sorte nas futuras brassagens.
9 anos 5 meses atrás #57842

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Elizandro Oliveira no tópico Chiller.. duvidas?!

Mas ao economizar o gás você não acaba extrapolando na conta de energia elétrica? É uma resistência de aquecimento que via de regra costuma consumir bem....
9 anos 4 meses atrás #58294

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se