Cadastre-se

Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Respondido por Matheus Dornelas Jaretta no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Comprei um kit recentemente, apos algum tempo pesquisando. O que achei mais viável foi comprar as peças separadamente.
Comprei algumas coisas na alquimia da cerveja e no indupropil (como o fermentador e insumos).
Os caldeirões eu comprai em lojas fisicas e adaptei a torneira. O que saiu muito mais barato!
9 anos 1 semana atrás #60298

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Antonio Martins Gonçalves no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Vlw Fernando vou avaliar suas dicas.

obrigado
9 anos 1 semana atrás #60303

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Antonio Martins Gonçalves no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Sim mandei email pelo site e eles responderam com o valor.
9 anos 1 semana atrás #60304

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Diego Cunha Maciel escreveu:

José Antonio Martins Gonçalves escreveu: Fernando olha esse outro kit em um site q vi o pessoal comentando:
loja.weconsultoria.com.br/kit-30-litros-h8/

Ele sai por R$1244 + R$170 de frete para minha localidade.

Esse parece já ser bem completo mesmo, qual sua opinião sobre ele?

Obrigado


Pegando carona no tópico, onde você viu esse preço??
Tem que mandar e-mail para cotar?


Fala José, blz??
Cara, o valor que me passaram é quase o dobro desse que você mencionou.
Você excluiu algum item antes de fazer a cotação ?
Last edit: 9 anos 1 semana atrás by Diego Maciel.
9 anos 1 semana atrás #60330

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Fernando Pires escreveu: Segue uma lista com itens para você ter um equipamento de ótimo custo x benefício:
3 Panelas de alumínio com torneiras em aço inox;
1 Fogão de alta pressão com 2 fogareiros (ideal 3);
1 Chiller com no mínimo 7,5 metros (ideal de 15m);
1 Refratômetro;
2 Baldes fermentadores com torneiras e um airlock,
1 Geladeira ou Freezer;
1 Controlador de temperatura;
1 Sanitizador;
1 Escova de garrafas;
1 Pá cervejeira;
2 Termômetros;
1 Moinho de Rolos;
1 Peneira Cônica;
1 Escumadeira;
1 Chave para abrir balde;
1 Arrolhador;
1 Borrifador;
Tampinhas;
1 Manômetro de pressão com adaptador;
1 Fundo falso ou bazooka;
Álcool 70;
1 Martelo de Borracha;
1 Jarra 2litros;
1 Balança;
1 Balança de precisão.

Veja se comprando eles separadamente quanto irá gastar, acho que será um pouco mais do que com o kit, mas terá um equipamento de qualidade que, com alguns futuros pequenos ajustes e adquirindo outros poucos irá melhorar sua eficiência e dar menos trabalho, como lavador de garrafas e filtros de água.

Abraços.


Olá Fernando.

Também estou nessa de começar a produzir, e também bastante perdido rss..
Depois de muito pesquisar kits prontos, cheguei à conclusão que vai ser melhor comprar os itens separadamente.
Tomando como base esses itens que você listou, montei o seguinte kit:

- 2 panelas de 32 litros
- 2 baldes fermentadores de 22 litros
- 1 chiller
- 1 airlock
- 1 moedor
- 1 balança
- 1 filtro (bazooka)
- 1 pá cervejeira
- 1 escumadeira
- 1 termômetro
- 1 jarra
- 1 arrolhador
- 1 densímetro
- 1 proveta
- 1 borrifador
- 1 sanitizador
- 1 escova de garrafas
- 1 chave para abrir balde
- 1 kit tampinhas

Mas tenho algumas dúvidas. Em relação aos itens abaixo não sei para que servem.

- 1 Refratômetro
- 1 Peneira Cônica
- 1 Controlador de temperatura
- 1 Manômetro de pressão com adaptador

São realmente indispensáveis?

Em relação ao fogão, inicialmente vou usar o convencional mesmo, dá pra fazer tranquilo?
A geladeira está bem fora dos meus planos por enquanto, isso seria algum problema?
No seu kit você colocou 3 panelas, pelo que li dá pra fazer com 2, qual seria a utilidade de uma 3ª panela?

Obrigado!!
9 anos 1 semana atrás #60388

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Diego Cunha Maciel escreveu:

Fernando Pires escreveu: Segue uma lista com itens para você ter um equipamento de ótimo custo x benefício:
3 Panelas de alumínio com torneiras em aço inox;
1 Fogão de alta pressão com 2 fogareiros (ideal 3);
1 Chiller com no mínimo 7,5 metros (ideal de 15m);
1 Refratômetro;
2 Baldes fermentadores com torneiras e um airlock,
1 Geladeira ou Freezer;
1 Controlador de temperatura;
1 Sanitizador;
1 Escova de garrafas;
1 Pá cervejeira;
2 Termômetros;
1 Moinho de Rolos;
1 Peneira Cônica;
1 Escumadeira;
1 Chave para abrir balde;
1 Arrolhador;
1 Borrifador;
Tampinhas;
1 Manômetro de pressão com adaptador;
1 Fundo falso ou bazooka;
Álcool 70;
1 Martelo de Borracha;
1 Jarra 2litros;
1 Balança;
1 Balança de precisão.

Veja se comprando eles separadamente quanto irá gastar, acho que será um pouco mais do que com o kit, mas terá um equipamento de qualidade que, com alguns futuros pequenos ajustes e adquirindo outros poucos irá melhorar sua eficiência e dar menos trabalho, como lavador de garrafas e filtros de água.

Abraços.


Olá Fernando.

Também estou nessa de começar a produzir, e também bastante perdido rss..
Depois de muito pesquisar kits prontos, cheguei à conclusão que vai ser melhor comprar os itens separadamente.
Tomando como base esses itens que você listou, montei o seguinte kit:

- 2 panelas de 32 litros
- 2 baldes fermentadores de 22 litros
- 1 chiller
- 1 airlock
- 1 moedor
- 1 balança
- 1 filtro (bazooka)
- 1 pá cervejeira
- 1 escumadeira
- 1 termômetro
- 1 jarra
- 1 arrolhador
- 1 densímetro
- 1 proveta
- 1 borrifador
- 1 sanitizador
- 1 escova de garrafas
- 1 chave para abrir balde
- 1 kit tampinhas

Mas tenho algumas dúvidas. Em relação aos itens abaixo não sei para que servem.

- 1 Refratômetro
- 1 Peneira Cônica
- 1 Controlador de temperatura
- 1 Manômetro de pressão com adaptador

São realmente indispensáveis?

Em relação ao fogão, inicialmente vou usar o convencional mesmo, dá pra fazer tranquilo?
A geladeira está bem fora dos meus planos por enquanto, isso seria algum problema?
No seu kit você colocou 3 panelas, pelo que li dá pra fazer com 2, qual seria a utilidade de uma 3ª panela?

Obrigado!!


Olá Diego, vamos por partes.

Pela lista do seu futuro equipamento, indico a você comprar 2 balanças, 1 para o malte (até 10kg ou mais) e 1 de precisão para os lúpulos e fermento (tem que medir menos que 1 grama); tb indico comprar 2 termômetros, pra medir a temperatura em pontos diferentes da brassagem, além de medir a temperatura da água de lavagem enquanto está terminando a brassagem.

Sobre as suas dúvidas:
Refratômetro: Ele mostra a OG com apenas 3 gotas de mosto, e como medimos a OG algumas vezes, perder sempre 250 ml de "cerveja" (agora tem o mini densímetro, mas mesmo assim perde feio para o refratômetro) sempre que formos medir a OG na brassagem e depois na fermentação, vale a pena o investimento;
Peneira cônica de alumínio: É útil para filtrar EVENTUALMENTE o mosto para colocar no fermentador e a cerveja depois da fermentação/maturação ao transferir para o balde onde for fazer o priming, quando achar necessário fazer uma filtragem (acredite, às vezes vc irá precisar, rs);
Controlador de Temperatura: Ele faz o controle de temperatura da fermentação/maturação (seria fundamental, caso vc tivesse uma geladeira ou freezer para estas etapas), mas já que não pretende fazer esse controle, esse item é desnecessário. Mas saiba que o resultado de uma cerveja onde se faça o controle de temperatura de fermentação/maturação é infinitamente melhor;
Manômetro de pressão com adaptador: Este é um item para um melhor aproveitamento e controle da carbonatação com priming, já que mede e informa qual é a pressão (carbonatação)que sua leva se encontra. Colocando esse manômetro em uma garrafa da leva produzida (levando em conta que colocou a quantidade certa de açúcar), vc não precisará ir abrindo uma garrafa por dia para saber se sua leva já carbonatou a contento, o manômetro indicará quando a carbonatação estiver ok, aí é só você colocar as cervejas para gelar e beber.

Sobre fazer em fogão convencional, o que eu posso dizer é que fazendo levas de 20l (caso o seu fogão não tenha aquela super boca no centro) será difícil você ter uma fervura intensa, o que afetará a isomerização dos lúpulos e a dissipação de off flavors, entre outros problemas. Veja este texto que diz mais sobre a importância da fervura www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseira...sto-por-daniel-bode/

Sobre a geladeira, como disse anteriormente, fará diferença na qualidade final da sua cerveja. Vai depender muito do que espera produzir, se quer apenas fazer cerveja e vc conseguindo ao menos manter a fermentação numa temperatura em que o fermento não "morra" ou não "durma" ok, vc fará cerveja. Mas se quer fazer a melhor cerveja possível, o controle de temperatura na fermentação será fundamental, principalmente se morar em uma cidade muito quente ou que varia muito a temperatura.
Eu moro no Rio de Janeiro, como iria fermentar minha cerveja numa temperatura de 40 graus? rs
Eu faço uma fermentação super controlada (inclusive com poço térmico para que a temperatura medida pelo controlador, seja a mais próxima do que a realmente está dentro do fermentador), inicio a fermentação em 18 graus (ale) e vou subindo gradualmente até terminar em 24 graus (às vezes fazendo a descanso diacetil por 2 dias), isso, pelos manuais, traz um benefício imenso para a qualidade final da cerveja, como faria isso sem a geladeira e o controlador?

Com relação às 3 panelas: Eu uso fundo falso, faço a brassagem em uma; a fervura em outra; e esquento a água de lavagem numa terceira. É questão de escolha e técnicas de produção. Depois de algum estudo, percebi que assim tenho uma melhor eficiência, além de um melhor controle do processo de produção. Mas é questão de gosto e de técnica, até pq muitos cervejeiros preferem a bazooka, por exemplo, assim como você.

Espero ter ajudado, qq coisa é só falar ;)

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 semana atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 semana atrás #60393

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se