Cadastre-se

Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Criado por Lucas Bittencourt no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Amigos,
Estou querendo comprar um Kit cerveja, sou bem iniciante, mas quero comprar um bom equipamento, que não me dê tanto trabalho.
Vi que os equipamentos automáticos são caros, por outro lado já pesquisei muitos sites os tradicionais Kits Cervejas Artesanais, de 20L, 30L, mais básicos, mas fico com receio de dar tanto trabalho que eu perca a vontade de produzir.
Estou querendo gastar até 3 mil (não necessariamente tudo isso, só se for necessário. Viso mais qualidade e eficiência, mas claro custo-benefício sempre é bem-vindo.
Se alguém puder me ajudar nesta compra.


Obrigado
9 anos 4 meses atrás #58278

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Olá Lucas.
Acho difícil vc conseguir equipamento neste valor que está pretendendo dispor que dará pouco trabalho para produzir. Equipamento que minimiza o trabalho são os automatizados (My beer e Mec bier por exemplo), mas eles custam por volta de 7 mil reais, e automatizam apenas a parte quente, a parte fria (fermentação, maturação, refermentação, engarrafamento) vai continuar a te dar trabalho e atenção por uns 21 dias ou mais.
Os equipamentos não automatizados (panelas, fogão, chiller, termômetros, etc), só farão com que vc "meta mais a mão na massa", mas irá requerer quase o mesmo tempo de atenção na brassagem, mas em compensação fará com que você domine mais o processo e conheça os detalhes da produção.
Vc que está em dúvida se o trabalho de fazer cerveja artesanal poderá fazê-lo desistir, seria melhor adquirir um equipamento "bem caseiro" e com baixa litragem, com isso vc terá o trabalho diminuído e poderá avaliar se vale a pena investir num equipamento maior e/ou mais automatizado.

Acho que no início, mais importante que a automatização são os equipamentos de controle de temperatura na brassagem e na fermentação, pois pior que ter trabalho é ter um resultado final ruim, isso que é mais desanimador, não acha?

Eu comecei com panelas de 5 litros e hj faço levas de 20 litros, acho que o pouco volume inicial me ajudou a diminuir os erros e aprender com eles, e não tive muito custo com isso, apenas parei de usar o fogão de casa, comprei panelas maiores, um fogão de alta pressão e balde fermentador de 22l, o resto do equipamento é o mesmo, inclusive as torneiras.

Os ítens que acho mais importantes são: geladeira para uso exclusivo (comprei uma usada); controlador de temperatura de fermentação (uso o gauge); refratômetro.

No mais, os itens que vêm nesses kits são o básico (apesar de eu ter preferido comprar separadamente)

Espero ter ajudado, qq coisa estou por aqui.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
Last edit: 9 anos 4 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 4 meses atrás #58285

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Cara com essa grana mais ou menos eu montei um sistema de 50 litros, sem nenhuma parte automatizada, da bastante trabalho e o processo é lento, mas a brassagem é divertida, sempre rolam varias brejas e na maioria das vezes um churrasco também.
A parte chata mesmo é lavar garrafas e engarrafar, ai sim da bastante trabalho e é chato!

Não tem alguem que voce possa acompanhar um brassagem? ai você já ve se gosta do processo e anima de fazer...
9 anos 4 meses atrás #58286

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lucas Bittencourt no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

OK amigo, obrigado pelas dicas.
Estava pensando em partir para um kit de 20L, para não ter em pouco tempo comprar outro. Estou dando preferência para comprar um kit pronto, com todas as peças, pela praticidade (geladeira eu já tenho).
Dos Kit's, se você puder opinar, encontrei estes:
www.ciadabreja.com.br/loja/kit-master-110-cerveja-artesanal
R$ 1250,00 - kit manual

cervejacas.lojatemporaria.com/equipament...os-de-cerveja-2.html
R$ 1650,00 - Kit manual


www.mecbier.com.br/provenda.php
R$ 3850,00 - automotizado, mas o preço é meio salgado... e achei interessante o que vc disse a respeito de fazer manual para pegar o know-how
9 anos 4 meses atrás #58287

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Os equipamentos que citou são bons, tendo seus pós e contras, além de um ter itens que o outro não tem e vice-versa.
Caso queira partir para o automatizado, este da mec bier é legal, mas com o tempo tb vai deixar a desejar em alguns itens e vai ter gastado mais dinheiro. Como quer menos trabalho e não trocar o equipamento depois de um tempo, vale comprar o Mec hobby plus 50, é um equipamento de ponta em termos caseiros com bomba de qualidade, fundo cônico, controlador de temperatura melhor, enfim, um equipamento para ser trocado apenas quando abrir a sua micro :lol:
Caso não queira gastar tanto, sugiro o da Art Brew como o de melhor custo x benefício. Com alguns complementos ficará a contento por um bom tempo.
Avalie comprar o moedor de rolos, é bem melhor em termos de eficiência e qualidade, vale o investimento.

Abraços.
Last edit: 9 anos 4 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 4 meses atrás #58288

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lucas Bittencourt no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Valeu!
9 anos 3 meses atrás #58307

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se