Cadastre-se

Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Diego Cunha Maciel escreveu:

Fernando Pires escreveu: Segue uma lista com itens para você ter um equipamento de ótimo custo x benefício:
3 Panelas de alumínio com torneiras em aço inox;
1 Fogão de alta pressão com 2 fogareiros (ideal 3);
1 Chiller com no mínimo 7,5 metros (ideal de 15m);
1 Refratômetro;
2 Baldes fermentadores com torneiras e um airlock,
1 Geladeira ou Freezer;
1 Controlador de temperatura;
1 Sanitizador;
1 Escova de garrafas;
1 Pá cervejeira;
2 Termômetros;
1 Moinho de Rolos;
1 Peneira Cônica;
1 Escumadeira;
1 Chave para abrir balde;
1 Arrolhador;
1 Borrifador;
Tampinhas;
1 Manômetro de pressão com adaptador;
1 Fundo falso ou bazooka;
Álcool 70;
1 Martelo de Borracha;
1 Jarra 2litros;
1 Balança;
1 Balança de precisão.

Veja se comprando eles separadamente quanto irá gastar, acho que será um pouco mais do que com o kit, mas terá um equipamento de qualidade que, com alguns futuros pequenos ajustes e adquirindo outros poucos irá melhorar sua eficiência e dar menos trabalho, como lavador de garrafas e filtros de água.

Abraços.


Olá Fernando.

Também estou nessa de começar a produzir, e também bastante perdido rss..
Depois de muito pesquisar kits prontos, cheguei à conclusão que vai ser melhor comprar os itens separadamente.
Tomando como base esses itens que você listou, montei o seguinte kit:

- 2 panelas de 32 litros
- 2 baldes fermentadores de 22 litros
- 1 chiller
- 1 airlock
- 1 moedor
- 1 balança
- 1 filtro (bazooka)
- 1 pá cervejeira
- 1 escumadeira
- 1 termômetro
- 1 jarra
- 1 arrolhador
- 1 densímetro
- 1 proveta
- 1 borrifador
- 1 sanitizador
- 1 escova de garrafas
- 1 chave para abrir balde
- 1 kit tampinhas

Mas tenho algumas dúvidas. Em relação aos itens abaixo não sei para que servem.

- 1 Refratômetro
- 1 Peneira Cônica
- 1 Controlador de temperatura
- 1 Manômetro de pressão com adaptador

São realmente indispensáveis?

Em relação ao fogão, inicialmente vou usar o convencional mesmo, dá pra fazer tranquilo?
A geladeira está bem fora dos meus planos por enquanto, isso seria algum problema?
No seu kit você colocou 3 panelas, pelo que li dá pra fazer com 2, qual seria a utilidade de uma 3ª panela?

Obrigado!!


Olá Diego, vamos por partes.

Pela lista do seu futuro equipamento, indico a você comprar 2 balanças, 1 para o malte (até 10kg ou mais) e 1 de precisão para os lúpulos e fermento (tem que medir menos que 1 grama); tb indico comprar 2 termômetros, pra medir a temperatura em pontos diferentes da brassagem, além de medir a temperatura da água de lavagem enquanto está terminando a brassagem.

Sobre as suas dúvidas:
Refratômetro: Ele mostra a OG com apenas 3 gotas de mosto, e como medimos a OG algumas vezes, perder sempre 250 ml de "cerveja" (agora tem o mini densímetro, mas mesmo assim perde feio para o refratômetro) sempre que formos medir a OG na brassagem e depois na fermentação, vale a pena o investimento;
Peneira cônica de alumínio: É útil para filtrar EVENTUALMENTE o mosto para colocar no fermentador e a cerveja depois da fermentação/maturação ao transferir para o balde onde for fazer o priming, quando achar necessário fazer uma filtragem (acredite, às vezes vc irá precisar, rs);
Controlador de Temperatura: Ele faz o controle de temperatura da fermentação/maturação (seria fundamental, caso vc tivesse uma geladeira ou freezer para estas etapas), mas já que não pretende fazer esse controle, esse item é desnecessário. Mas saiba que o resultado de uma cerveja onde se faça o controle de temperatura de fermentação/maturação é infinitamente melhor;
Manômetro de pressão com adaptador: Este é um item para um melhor aproveitamento e controle da carbonatação com priming, já que mede e informa qual é a pressão (carbonatação)que sua leva se encontra. Colocando esse manômetro em uma garrafa da leva produzida (levando em conta que colocou a quantidade certa de açúcar), vc não precisará ir abrindo uma garrafa por dia para saber se sua leva já carbonatou a contento, o manômetro indicará quando a carbonatação estiver ok, aí é só você colocar as cervejas para gelar e beber.

Sobre fazer em fogão convencional, o que eu posso dizer é que fazendo levas de 20l (caso o seu fogão não tenha aquela super boca no centro) será difícil você ter uma fervura intensa, o que afetará a isomerização dos lúpulos e a dissipação de off flavors, entre outros problemas. Veja este texto que diz mais sobre a importância da fervura www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseira...sto-por-daniel-bode/

Sobre a geladeira, como disse anteriormente, fará diferença na qualidade final da sua cerveja. Vai depender muito do que espera produzir, se quer apenas fazer cerveja e vc conseguindo ao menos manter a fermentação numa temperatura em que o fermento não "morra" ou não "durma" ok, vc fará cerveja. Mas se quer fazer a melhor cerveja possível, o controle de temperatura na fermentação será fundamental, principalmente se morar em uma cidade muito quente ou que varia muito a temperatura.
Eu moro no Rio de Janeiro, como iria fermentar minha cerveja numa temperatura de 40 graus? rs
Eu faço uma fermentação super controlada (inclusive com poço térmico para que a temperatura medida pelo controlador, seja a mais próxima do que a realmente está dentro do fermentador), inicio a fermentação em 18 graus (ale) e vou subindo gradualmente até terminar em 24 graus (às vezes fazendo a descanso diacetil por 2 dias), isso, pelos manuais, traz um benefício imenso para a qualidade final da cerveja, como faria isso sem a geladeira e o controlador?

Com relação às 3 panelas: Eu uso fundo falso, faço a brassagem em uma; a fervura em outra; e esquento a água de lavagem numa terceira. É questão de escolha e técnicas de produção. Depois de algum estudo, percebi que assim tenho uma melhor eficiência, além de um melhor controle do processo de produção. Mas é questão de gosto e de técnica, até pq muitos cervejeiros preferem a bazooka, por exemplo, assim como você.

Espero ter ajudado, qq coisa é só falar ;)

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 mês atrás #60393

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por egon silveira no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Boa tarde Galera.

Meu primeiro Post de muitos do fórum.

Estou iniciando no mundo dos cervejeiros, de fato estou ansioso para minha primeira brassagem, primeiramente vamos para os equipamentos. :)

Vou iniciar com equipamento de produção para 30L, abaixo segue uma lista que montei pesquisando no fórum.

1 -PANELA NRO 36 PARA FILTRACAO (32,5L) COM BAZUKA E VÁLVULA
2- PANELA NRO 34 PARA FERVURA (28,0L) E AQUECIMENTO DE ÁGUA COM VÁLVULA
1- FOGÃO DE ALTA PRESSÃO 2 BOCAS
1- CHILLER SIMPLES 21CM TUBO INOX 9.53MM
2 - BALDE FERMENTADOR COM AIRLOCK
1 - GELADEIRA
1 - CONTROLADOR DE TEMPERATURA MT512E 2HP ( DÚVIDA)
1- SANITIZADOR
1 - ESCOVA DE GARRAFAS
1 - PÁ DE CERVEJEIRO
1 - TERMÔMETRO -10/110 °C
1 - TERMÔMETRO DIGITAL TIPO ESPETO COM ALARME ESCALA -50/300°C
1 - PENEIRA CÔNICA
1 - ESCUMADEIRA
1 - CHAVE PARA ABRIR BALDE
1 - ARROLHADOR
1 - BORRIFADOR
1 - MANÔMETRO DE PRESSÃO COM ADAPTADOR
1 ÁLCOOL 70
1 JARRA 2L
1 - BALANÇA ATÉ 5K
1 - BALANÇA DE PRECISÃO
1 - EBULIDOR ALUMÍNIO IMC - 1800W
1 PLACA DE TOQUE 3 CAVIDADES
1 IODO CERVEJEIRO
1 TUBO DE ENCHIMENTO 3/8 PARA FERMENTADOR
1 DENSÍMETRO 1000/1100
1 PROVETA PLASTICA 250ML
1 PIPETA DE VIDRO 10ML
1 TUBO DE ENCHIMENTO 3/8
1 SERINGA
1 MOINHO DE ROLOS

Algumas Dúvidas

Fundo falso ou Bazooka? qual é o melhor? tem alguma mudança de uma receita pra outra

Termômetros? qual utilizar para a fermentação ?

este controlador de temperatura MT512E 2HP posso utilizar ele para a geladeira? qual é o indicado, simples ou duplo para 2 equipamentos? tenho geladeira e frezzer o que é melhor utilizar?

em fim, mais experientes do forum, esta lista de equipamento vou conseguir produzir uma cerveja de qualidade ?

Aceito sugestões.

Abraços
9 anos 1 semana atrás #60864

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

O equipamento esta bem completo, mas com uma panela de fervura 28 litros voce vai conseguir fazer 20L nao 30... fundo falso ou bazooka é pessoal, eu uso bazooka, mas nao muda nada na receita, so na brassagem, quando o fogo estiver ligado com fundo falso voce precisa recircular o mosto, com bazooka precisa mexer os grao pra nao queimar o fundo.

O ''termometro'' da fermentação é o controlador de temperatura mesmo, esse que voce falou funciona, tanto faz o freezer ou geladeira, acho que a geladeira vai acabar sendo mais economico.
9 anos 1 semana atrás #60867

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo nunes buscariollo no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

boa tarde
estou montando um equipamento e gostaria de tirar algumas duvidas:

1) o refratómetro é melhor que o densímetro somente pelo fator desperdicio? quais dos dois é mais facil de utilizar?
2) caso eu opte por utilizar o fundo falso eu preciso fazer aquele esquema de bomba e ir sempre circulando a mistura?
3) existe uma maneira de garantir a correta temperatura na hora de ferver? ou é so ligando e desligando o fogo mesmo
4) o airlock é desnecessário? eu li em alguns lugares que pode colocar a mangueira submersa em agua dentro de uma garrafa pet, ou simplesmente nao trancar a tampa do balde
e finalmente qual a melhor receita para a primeira brassagem? analisando o fator dificuldade e rendimento
muito obrigado
8 anos 3 meses atrás #64094

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

marcelo nunes buscariollo escreveu: 1) o refratómetro é melhor que o densímetro somente pelo fator desperdicio? quais dos dois é mais facil de utilizar?

Na minha opinião, sim. Mas em brejas com OG (gravidade original ) abaixo de 1.060 você pode economizar bastante volume trocando o densímetro padrão (250 ml por medição) por um mini-densímetro (80 ml por medição).

EU prefiro o densímetro. O uso é muito simples e você não precisa se preocupar em corrigir a mediação quando for monitorar a FG, pois o álcool produzido na fermentação interfere na medida do refratômetro. É fácil de corrigir com uma continha e usando tabelas prontas, mas é um passo a mais que eu prefiro evitar.

marcelo nunes buscariollo escreveu: 2) caso eu opte por utilizar o fundo falso eu preciso fazer aquele esquema de bomba e ir sempre circulando a mistura?


Depende do que você quis dizer com isso, mas até 40 litros eu acho a bomba desnecessária nas duas interpretações.

1a: Se você quis perguntar se precisa ficar mexendo os grãos durante todo o tempo de mosturação (sacarificação, quando a gente cozinha os grãos para converter o amido), a resposta é não. Você aquece a água até uns 5 graus acima da temperatura-alvo, apaga o fogo, coloca os grãos e mistura eles bem na água. Quando fizer isso, mede a temperatura para ver se foi para o alvo: se estiver acima do alvo, continua mexendo bem com o fogo desligado. Se estiver abaixo, liga o fogo e vai mexendo os grãos para não queimar ou caramelizar os mais em baixo. Na sacarificação você só precisa ficar mexendo quando quiser medir a temperatura ou quando o fogo for ligado .

2a: Se você estiver se referindo à etapa de recirculação do mosto para clarificação (filtragem do bagaço), até 40 litros eu não investiria em uma bomba inicialmente. Dá para recircular na mão de boa!

marcelo nunes buscariollo escreveu: 3) existe uma maneira de garantir a correta temperatura na hora de ferver? ou é so ligando e desligando o fogo mesmo


Na etapa de fervura é só deixar o fogo ligado direto até o mosto ferver, não tem muito uma temperatura-alvo. O alvo é a fervura. E nessa hora não precisa ficar mexendo muito porque os grãos, que poderiam queimar, não estão mais na panela.

marcelo nunes buscariollo escreveu: 4) o airlock é desnecessário? eu li em alguns lugares que pode colocar a mangueira submersa em agua dentro de uma garrafa pet, ou simplesmente nao trancar a tampa do balde


Fazer um blowoff usando uma mangueira com uma saída na tampa/lateral do fermentador e outra saída dentro de um recipiente com água é montar um airlock caseiro :) O funcionamento é exatamente o mesmo. Eu nunca deixaria a tampa do fermentador solta, você está criando uma oportunidade de contaminação muito grande.

Se for problema de espaço por causa da altura do airlock, recomendo usar o Sterilock. Você não vê bolhinhas, mas ele não ocupa espaço acima do balde. Funciona muito bem!

marcelo nunes buscariollo escreveu: finalmente qual a melhor receita para a primeira brassagem? analisando o fator dificuldade e rendimento


Rola um consenso que a melhor coisa é iniciar por uma pale ale de receita bem simples. Existem milhares (american ou english) para você reproduzir, não recomendo começar criando a receita porque é outro ponto que pode ser frustrante.

Recentemente fiz uma APA single hop com Sorachi Ace usando uma receita muito tranquila. Está maturando, marece que vai ficar bem boa. Se isso se confirmar eu mando a receita aqui :)
Last edit: 8 anos 3 meses atrás by Gabriel C..
8 anos 3 meses atrás #64134

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Machado no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Prezados,

Alguem já experimentou ou tem um parecer sobre os as panelas de 20L da Braumeister?
8 anos 3 meses atrás #64172

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se