Cadastre-se

Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Respondido por Lucas Bittencourt no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Fernando, valeu pelas dicas, vou no ArtBrew mesmo... se levar jeito pra coisa, quem sabe daqui a um tempo parto pra esse da Mec que vc indicou.
Mas em, sem querer abusar, eu levando este kit da Brew, mais um moedor conforme vc indicou, tem mais algum intencílio que você lembre que não tenha neste Kit, e seja importante? Geladeira extra, e fogareiro já tenho..
Valeu!
9 anos 3 meses atrás #58308

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Lucas Bittencourt escreveu: Fernando, valeu pelas dicas, vou no ArtBrew mesmo... se levar jeito pra coisa, quem sabe daqui a um tempo parto pra esse da Mec que vc indicou.
Mas em, sem querer abusar, eu levando este kit da Brew, mais um moedor conforme vc indicou, tem mais algum intencílio que você lembre que não tenha neste Kit, e seja importante? Geladeira extra, e fogareiro já tenho..
Valeu!


Desculpe a demora da resposta.
Lucas, fora desse kit eu tenho:
- Refratômetro - Como fazemos muitas medições durante a brassagem e fermentação, é bom ter o refratômetro para não desperdiçarmos muita cerveja (lembre de baixar na net uma tabela de correção para medir a gravidade na fermentação);
- Controlador de temperatura de fermentação (lembrar de prendê-lo no fermentador, na altura do líquido, isolando com um pedaço de isopor, para medir a temperatura mais próximo do que está dentro do fermentador);
- Manômetro de garrafa - ideal para acompanhar a refermentação depois do primming e gelar a cerveja quando atingir a carbonatação ideal correspondente ao estilo da leva;
- Algum produto sanitizador para os fermentadores, garrafas e outros objetos necessários de sanitização;
- Escova para lavar garrafas;
- Balança para malte e balança de precisão para lúpulo;
- Álcool 70%;

Acho que é isso. Caso eu lembre de algum outro item, eu te informo.
QQ coisa que eu possa ser útil, é só falar vlw

Não esqueça de me dizer como foi o resultado da primeira leva!!

Abraços.
9 anos 3 meses atrás #58346

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Antonio Martins Gonçalves no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Fernando estava lendo alguns tópicos e encontrei esse kit na net www.cervejando.com/kit-top-linha.htm
o que acha dele? parece ser parecido com esse que vc sugeriu para o amigo que criou o tópico.

Obrigado
9 anos 2 semanas atrás #60262

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

José Antonio Martins Gonçalves escreveu: Fernando estava lendo alguns tópicos e encontrei esse kit na net www.cervejando.com/kit-top-linha.htm
o que acha dele? parece ser parecido com esse que vc sugeriu para o amigo que criou o tópico.

Obrigado


E aí José, tudo certo?

Esse kit, assim como outros, tem pontos positivos e pontos negativos; o que falta em um, tem no outro :lol:

Como ponto de partida, um kit pode ser um bom início para quem não sabe bem o que comprar e daí em diante, vai comprando os acessórios que achar necessário.
Vai depender do que você pretende em termos de qualidade final da cerveja, pois quanto melhor os equipamentos, os acessórios e o controle da temperatura que você tiver, melhor será sua cerveja.

Eu recomendaria você comprar os equipamentos separadamente, mas isso vai requerer tempo e estudo para você saber onde e o que comprar; outra dica é começar com tamanhos de panelas para fazer 50 litros (essa é uma boa litragem para homebrew), pq senão, em pouco tempo você irá querer aumentar a produção e ficará limitado pelo tamanho das panelas.
Caso queira começar logo, pode comprar um desses kits e ir melhorando ele de acordo com as suas necessidades e experiência.

Fora os acessórios além do kit que falei na outra postagem, acho também que acima de 10 litros é necessário um fogão de alta pressão e um filtro duplo para qualidade e valor gasto na compra de água.

Qualquer esclarecimento que eu possa ser útil e esteja dentro dos meus conhecimentos, será um prazer colaborar.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: José Antonio Martins Gonçalves
Last edit: 9 anos 2 semanas atrás by Fernando Pires.
9 anos 2 semanas atrás #60263

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Antonio Martins Gonçalves no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

Fernando olha esse outro kit em um site q vi o pessoal comentando:
loja.weconsultoria.com.br/kit-30-litros-h8/

Ele sai por R$1244 + R$170 de frete para minha localidade.

Esse parece já ser bem completo mesmo, qual sua opinião sobre ele?

Obrigado
9 anos 2 semanas atrás #60270

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Melhor equipamente caseiro p/ iniciantes

José Antonio Martins Gonçalves escreveu: Fernando olha esse outro kit em um site q vi o pessoal comentando:
loja.weconsultoria.com.br/kit-30-litros-h8/

Ele sai por R$1244 + R$170 de frete para minha localidade.

Esse parece já ser bem completo mesmo, qual sua opinião sobre ele?

Obrigado


Olá José, como te falei, esses kits tem itens necessários, assim como itens desnecessários e outros em que a qualidade ou funcionalidade não são a melhor.

Quanto a este, opino o seguinte:

Aprovado
Alertando que as panelas nas fotos aparecem sem a torneiras e sem o fundo falso ou bazooka, a balança vc tb deve adquirir uma de precisão.

1und Balança Digital Balmak Easy-5
1und Panela Nº 40 para fervura (capacidade 45,2 L)
1und Panela Nº 36 para filtração (capacidade 32,5 L)
1und Panela Nº 38 para água lavagem (capacidade 38,5 L)
1und Transferidor de mosto quente - Médio
1und Pá Cervejeira com cabo pequena
1und Peneira cônica para panela de filtração
1und Jarra plástica de 1000mL
1und Termômetro - 10/110 ºC
1und Termômetro Digital tipo Espeto
1und Placa de toque 3 cavidades
1und Iodo Cervejeiro - Frasco 30mL
1und Balde fermentador 30L com tampa
1und Rolha para airlock
1und Airlock sem rolha
1und Torneira para fermentador modelo 28E
1und Tubo de enchimento 3/8”
1und Chave para balde
1und Escova em nylon alimentício
1und Arrolhador
100und Tampinha Fórmula - Saia Branca
1und Kalyclean S 330
1und Kalyclean S 390
1und Refratômetro 0-32 BRIX
1und Manômetro para controle de pressão
1und Adaptador para garrafa sem rosca

Substituíveis:

1und Moinho Guzzo (é um moinho de discos, não irá fazer uma moagem de qualidade, vale investir em um de rolos)
1und Fogareiro Médio Cromado 12 Caulins (melhor investir num fogão de alta pressão, que pode ter 2 fogareiros)
1und Chiller Simples (tem que saber o comprimento, menos de 7,5 metros fará um resfriamento muito lento)

Reprovado:
Itens desnecessários nesse kit

5Kg Malte Pilsen Argentino
11,5gr Fermento Fermentis S-04
250gr Lúpulo Lubliner T-90
10gr Whirlfloc T
1und Ebulidor 2000W
1und Erlenmeyer de vidro de 250 mL
1und Pipetador - 10mL
1und Pipeta de vidro graduada 10mL
1und Pisseta bico curvo transparente de 500mL
1und Mini Densímetro Escala 1000/1100
1und Proveta Plástica 100mL
1Kg High maltose
75und Garrafas Caçula

Segue uma lista com itens para você ter um equipamento de ótimo custo x benefício:
3 Panelas de alumínio com torneiras em aço inox;
1 Fogão de alta pressão com 2 fogareiros (ideal 3);
1 Chiller com no mínimo 7,5 metros (ideal de 15m);
1 Refratômetro;
2 Baldes fermentadores com torneiras e um airlock,
1 Geladeira ou Freezer;
1 Controlador de temperatura;
1 Sanitizador;
1 Escova de garrafas;
1 Pá cervejeira;
2 Termômetros;
1 Moinho de Rolos;
1 Peneira Cônica;
1 Escumadeira;
1 Chave para abrir balde;
1 Arrolhador;
1 Borrifador;
Tampinhas;
1 Manômetro de pressão com adaptador;
1 Fundo falso ou bazooka;
Álcool 70;
1 Martelo de Borracha;
1 Jarra 2litros;
1 Balança;
1 Balança de precisão.

Veja se comprando eles separadamente quanto irá gastar, acho que será um pouco mais do que com o kit, mas terá um equipamento de qualidade que, com alguns futuros pequenos ajustes e adquirindo outros poucos irá melhorar sua eficiência e dar menos trabalho, como lavador de garrafas e filtros de água.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: José Antonio Martins Gonçalves
Last edit: 9 anos 1 semana atrás by Fernando Pires.
9 anos 2 semanas atrás #60271

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se