Cadastre-se

barril de carvalho

Criado por Gabriel Dias no tópico barril de carvalho

Alguem possui indicação de algum fornecedor de barril de carvalho de 10 ou 20L?
Achei em vários sites mas não sei se da pra confiar na qualidade
8 anos 10 meses atrás #61449

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico barril de carvalho

Gabriel, independente do fornecedor, há alguns fatores importantes a considerar se você pretende usar barris pequenos para produzir sua cerveja. O impacto da madeira sobre a cerveja é inversamente proporcional ao volume do barril: isto é, quanto menor o barril, mais a madeira vai impactar a cerveja. O impacto de um barril tão pequeno assim é difícil de controlar (o padrão mais comum é o de 200 litros, só para você ter uma ideia), e você corre o risco de ficar com uma cerveja amadeirada em excesso, adstringente, áspera etc. Levando isso em consideração, use tempos de maturação reduzidos para um barril pequeno. De repente, uma alternativa pode ser o uso de chips ou espirais de carvalho, mas o resultado não é o mesmo...
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
8 anos 10 meses atrás #61450

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico barril de carvalho

Então Alexandre, um amigo meu anda fazendo cervejas com barril de 10L, e o resultado é demais. Ele deixa de 1 a 2 meses no barril, mas até agora só foi feita essa maturação com stouts. O barril é igual a esse . Uma imperial stout que eu provei maturada por 2 meses no barril ficou com um gosto bem forte de baunilha, além de madeira e algo parecido com rum.

Acho que em geral são de boa qualidade, inclusive me recomendaram esse site para a compra.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Guilherme Aleixo
8 anos 10 meses atrás #61455

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico barril de carvalho

Gustavo Silva escreveu: Então Alexandre, um amigo meu anda fazendo cervejas com barril de 10L, e o resultado é demais. Ele deixa de 1 a 2 meses no barril, mas até agora só foi feita essa maturação com stouts.


Bacana, Gustavo. Bom saber. Acho que só não rola tentar algo como 6-12 meses, como fazem as cervejarias com as barricas de 200 litros.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
8 anos 10 meses atrás #61458

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Dias no tópico barril de carvalho

Alexandre realmente não tinha pensado nesse aspecto da proporção de cerveja x carvalho. A idéia realmente não era manter grandes períodos no barril! Vou ter que aprender na prática o tempo ideal! Qnto as espirais o valor é muito próximo, acho que não vale a pena. Os chips usei somente uma vez mas usei pouco e consegui um resultado bem sutil.

Gustavo valeu pela dica!
8 anos 10 meses atrás #61459

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se