Cadastre-se

Brassagem com Cooler

Respondido por João Sperb no tópico Re:Brassagem com Cooler

mas será que vale tanto mais a pena usar um cooler, mesmo que com a resistencia vc faça controle de temperatura, sendo que uma panela e um fogareiro já resolve...achei mais complikdo, e na hora de fazer a lupulagem a ebuliçao deve ser vigorosa, e acho dificil conseguir isso com somente 1 resistencia...
14 anos 6 meses atrás #1699

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Brassagem com Cooler

Então João, na verdade apenas a brassagem deve ser feita no cooler... Depois filtra-se o mosto e segue para a panela onde ocorrerá a fervura e lupulagem... Mas ainda assim, concordo com vc e acho tão mais simples usar Panela + Fogão...
14 anos 6 meses atrás #1700

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Brassagem com Cooler

uhmm...entao ainda mais prefiro ficar na panela...pq vc ja vai ta usando uma mesmo!nao tem sentido, pq se vc qser fazer rampas, nao pode começar pelas temperaturas mais altas e depois ir pras baixas, vai destruir as enzimas :S
o cooler eh interessante para colocar gelo e uma serpentina pra ajudar a resfriar o mosto para ir pra fermentaçao...vai ficar bem eficiente se for usado assim =)
14 anos 6 meses atrás #1705

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato Pereira no tópico Brassagem com Cooler

Luiz Fernando Pizzani escreveu: moçada, alguém aí usa cooler para fazer a brassagem em vez de panela?
quero fazer um experimento com o meu neste domingo, e não sei como calcular o quanto de água adicionar para atingir os patamares de temperatura. quero arranjar uma fórmula para servir em qualquer quantidade de malte.



Para quem acha que estou falando grego: quando você usa um cooler, obviamente não dá para botar no fogão. Assim, ao invés de ir aquecendo a panela com o mosto até atingir as temperaturas desejadas e desligar, você adiciona a água já previamente aquecida no malte. Para atingir as rampas subsequentes, você segue adicionando mais água. Mas o choque térmico leva a uma queda da temperatura da mesma, e é essa variável que eu preciso descobrir, para saber a qual temperatura devo adicionar a água para a sacarificação e para o mash-out.

quero começar a usar o cooler por dois motivos: primeiro que ele mantém a temperatura nas paradas muito mais estável que uma panela de alúminio, e segundo porque evita o contato direto com o fogo e o stress de ter que ficar mexendo para não queimar os grãos.


Esse tópico é antigo, mas a dúvida permanece. Alguém se arriscou a usar o cooler? Para quem mora nos EUA, os custos e praticidade de se adquirir e adaptar um cooler são significativos. No Brasil, é capaz que custe mais caro do que uma panela.
8 anos 8 meses atrás #62839

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se