Cadastre-se

Dúvida quanto a maturação

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Os entendidos aí me ajudem.....

O que aconteceria se ao invés de passar do fermentador para um maturador (fermentador secundário), eu apenas passasse o fermentador para uma temperatura mais baixa, sem trocar de recipiente?
Deixando na temperatura que deixaria no maturador.
14 anos 7 meses atrás #1057

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Minha cerveja (Weiss) está maturando numa temperatura em torno de 8 graus, para este tipo, seria interessante mais tempo maturando, ou uma semana já está bom, pensei em deixar umas duas semanas, mas como vou para a Oktober, vai ficar um pouco ruim para mim, pois a vontade de provar é enorme.... hehehe

ps.: Ao passar do fermentador para o maturador, provei a cerveja e pareceu ter um pouco de gosto de álcool a mais do que o normal, isto muda com o tempo maturando ou irá ficar como está?
14 anos 6 meses atrás #1148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Leme Cancegliero no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Olá, esse fim de semana fiz uma Stout e não sei por quanto tempo e a que temperatura faço a maturação, dei uma caçada na internet e achei uma receita que o cara põe a 1 grau e uma semana. Assim esta ok?
13 anos 10 meses atrás #13324

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Gavioli no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

O importante em trocar a cerveja de tanque é tirar o fermento decantado. Esse fermento já está inativo e não serve para mais nada. Você ainda corre o risco de esse fermento decantado entrar em autólise e deixar um gosto adstringente na sua cerveja.

Dependendo do estilo de cerveja, não é necessário baixar a temperatura. Se for uma ale, pode maturar na mesma temperatura da fermentação (12ºC - 15ºC). Muita gente matura a 1ºC - 5ºC porque o frio ajuda a decantar proteínas e partículas que podem influenciar na turbidez da cerveja. No frio a cerveja fica mais cristalina, mas só adianta se for uma cerveja clara. Ser for uma brown ale ou stout, não vai fazer diferença!
13 anos 8 meses atrás #16882

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se