Cadastre-se

(AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Criado por Vitor Colossi Branco no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Prezados,



Estou fazendo minha primeira leva e cheguei no momento final da fermentação, eis que surge a minha dúvida; Maturo a "cerveja" no mesmo balde da fermentação, ou passo o mosto para um balde específico para a maturação? Quais as vantagens e desvantagens em maturar no mesmo balde da fermentação??


Agradeço desde já a ajuda!
10 anos 8 meses atrás #48760

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Resumidamente: vantagem é a preguiça, a desvantagem é o risco de autólise do fermento :)

Eu tenho que arrumar um tempo para fazer a trasfega de uma stout que tenho lá em casa que já comemorou 9 dias de fermentação.
10 anos 8 meses atrás #48761

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Vitor Colossi Branco no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Mas como é a minha primeira leva, e o teor alcolico estimado esta bem baixo, acho que vou manter no balde fermentador e rezar pra que de tudo certo! Valeu pela ajuda Pedro!
10 anos 8 meses atrás #48798

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Lavando e sanitizando tudo, não tem muito risco de contaminar na trasfega não.

Até hoje não 'consegui' isso, e olha que já fiz com cerveja com menos de 2% de alcool ...
10 anos 8 meses atrás #48819

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gerhard Mollo no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Tranquilo maturar no mesmo balde, só tira oque decantou!
Fiz uma vez a maturação no fermentador sem retirar, estragou minha cerveja ...
10 anos 8 meses atrás #48826

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico (AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

A troca de balde só é necessária para tirar o fermento. Se você abaixar a temp para próximo de zero graus, o risco de autolise é baixissimo. O gringos trocam de balde pq como é muito frio la, dentro da casa deles sempre está 20oC (pois eles tem calefação) e como muitos nao usam geladeira, eles trocam de balde para evitar a autolise e facilitar a decantacao do fermento, visto que vao maturar a 20oC mesmo.

O que eu faço, só troco de balde quando vejo que está saindo muito fermento pela torneira, senao abaixo a temp até ficar com a clarificação que eu quero e engarrafo/post mix. A maturação ocorre pra sempre, mesmo dentro da garrafa.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciano Gobeti
Last edit: 10 anos 8 meses atrás by Leonardo S..
10 anos 8 meses atrás #48858

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se