Cadastre-se

Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Criado por Junior Ampessan no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Hoje dia 05/07 minha cerveja se encontra assim:

Densidade de 1.025 à 16 graus fermentando ambiente em 9 dias com correção fica então 1.017
Vou deixar mais 3 dias ok ?

Provei um pouco dela...tá legal, mas com cheiro de fermento isso é normal ou algum problema? mas tbm para medir a densidade foi retirado da torneira, por isso do cheiro de fermento ? e devo fazer o priming retirando e engarrafado por cima, isso né ?
dae o fermento fica bem embaixo quietinho .... é isso amigo minhas dúvidas
9 anos 9 meses atrás #55610

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Se você não tem pressa sugiro sempre deixar mais dias fermentando ou maturando. Se não está curioso demais pra ver a cerveja deixe sim mais uns 3 dias pra atenuar bem a densidade.

O gosto de fermento é normal, sendo que o mesmo ainda não decantou. Durante a maturação (a frio) todo o fermento decanta e após colocar a cerveja nas garrafas esse gosto de fermento tende a diminuir drasticamente.

Pra fazer o primming eu sugiro tentar retirar pela torneira (após vários dias maturando para decantar bem), mas caso saia fermento junto tente tirar por sifão com uma mangueira de silicone e transfira para outro balde. Caso, não tenha outro balde transfira para a panela, lave o balde anterior, sanitize e recoloque no balde para engarrafar e fazer o primming.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Junior Ampessan
9 anos 9 meses atrás #55611

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Junior Ampessan no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Hummm, então vou fazer assim, deixo mais 3 dias para fermento trabalhar mais um pouco e após isso vou transferir todo liquido do balde fermentador para uma bombona e deixar maturando uns 5 dias a 3 graus, e após faço o primming.

Outra duvida de curioso:

No balde fermentador está só o liquido e gas carbonico correto, eu transferindo para segundo fermentador ( maturador ) daí vai ter oxigenio, esse oxigenio é prejudicial a alguma coisa ou não ?
9 anos 9 meses atrás #55613

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Eu sugiro deixar mais que 5 dias maturando. No mínimo 10 para qualquer cerveja, pois menos que isso ela não irá chegar no seu melhor sabor e provavelmente não ficará tão bem clarificada quanto o desejado (supondo que queira).

Na transferência para o maturador é melhor não levar nada de fermento decantado e nem partes do Krausen (espuma formada na parte superior), por isso é bom ter bastante cuidado na hora de transferir.

E o oxigênio que entra no balde não prejudica a cerveja (teoricamente) a ponto de notarmos, mas é bom instalar o airlock ou borbulhador também no maturador, para impedir a entrada de mais ar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Junior Ampessan
9 anos 9 meses atrás #55614

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Junior Ampessan no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Aproveitando o assunto, estou fazendo o meu rótulo, minha cerva não vai ser vendida mas fiz rótulo para ficar mais apresentável quando dou de presente para amigos e janta que faço semanalmente, pois piloto fogão já à uns 15 anos, bom lá vai o rascunho do possível
9 anos 9 meses atrás #55700

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Densidade de .... cheiro de fermento, é normal ?

Os rótulos ficaram legais. Só acho que tu esqueceu do DE na última, onde seria ''Blonde Ale".
9 anos 9 meses atrás #55712

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se