Cadastre-se

Fermentação em temperatura ambiente

Respondido por Matheus Dornelas Jaretta no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Em outro blog sobre homebrew, li que a temperatura interna no fermentador fica sempre uns 4 ou 5°c acima da temperatura ambiente, por causa do calor gerado na fermentação.

Então se coloca-lo na geladeira a 12°c vai variar entre 16 e 17° c eu acho!

Esta correto meu pensamento?
9 anos 3 semanas atrás #60688

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Comprei alguns termômetros em formato de fita autocolante e fiz essa medição. Ela ficou em torno de 3°C acima da temperatura ambiente no auge da fermentação (primeiros 2 dias), após isso a diferente começou a cair até se igualar (o que aconteceu lá pelo quarto dia).
9 anos 3 semanas atrás #60693

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por rodrigo savaris no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Bom dia pessoal!!!

Aproveitando a deixa, o próximo passo é maturar a cerveja. Vocês acreditam que maturá-la na garrafa com o primming gera algum prejuízo se compararmos com maturação normal (no balde)??

Att
9 anos 2 semanas atrás #60735

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Eu não gosto de levar a cerveja direto para a garrafa após a fermentação pelo fato de carregar muito fermento junto, deixando todas as cervejas igual a uma weiss. :) Sempre maturo pelo menos alguns dias no fermentador pra dar uma clarificada.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris
9 anos 2 semanas atrás #60738

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Brandl no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Boa tarde galera,

Sou novo aqui, primeiro post..e como já estão falando sobre o assunto, prefiro não abrir um tópico novo.

Vou fazer minha primeira cerveja, não tenho geladeira nem termostato.. e moro em Blumenau. O clima aqui é meio doido, de noite e manha frio, a tarde esquenta, a temperatura varia de 18 a 28 graus durante o dia, será que posso começar a fazer minhas cervejas sem geladeira/termostato e com o tempo comprar uma??

É indicado a ficar 7 dias na fermentação em uma temperatura de 18 graus, e se for nessa oscilação de temperatura, posso retirar antes? Como eu sei o momento ideal para acabar a fermentação?

No aguardo, obrigado :D
Last edit: 8 anos 7 meses atrás by Marcelo Brandl.
8 anos 7 meses atrás #62993

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Fala Marcelo.
Seja bem vindo. Observadas as dicas que foram faladas nesse tópico, acredito que pode sim. Tente deixar em lugar da casa com menos variação de temperatura.

Quanto à sua segunda pergunta. A Fermentação termina quando as leveduras consomem todo o açúcar gerado pelas etapas anteriores do processo (gerando assim o álcool). Esses 7 dias de fermentação é uma média, mas vários fatores podem contribuir para que esse tempo aumente ou diminua(temperatura, tipo da levedura, quantidade de açucar a fermentar, etc). Então, esses 7 dias normalmente são suficientes, mas a melhor forma de saber se fermentação terminou é medindo a densidade da cerveja. Quando ela parar de variar quer dizer que as leveduras não estão mais convertendo açúcar em álcool e, portanto, a fermentação terminou.

Abraços.
8 anos 7 meses atrás #62995

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se