Cadastre-se

Fermentação em temperatura ambiente

Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação em temperatura ambiente

instale um controlador TIC na geladeira e fermente na temperatura correta :)
8 anos 1 mês atrás #64388

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Affonso Ferreira no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Saudações caros colegas.

Recebi meu primeiro kit e estou tirando as últimas duvidas para fazer a primeira tentativa.

O fornecedor do kit aconselha que se faça a fermentação em temperatura ambiente e maturação a 10°C. onde moro, Vitória/ES, é comum passar de 35°C.

Eu tenho um refrigerador exclusivo para fabricação e comprei um controlador de temperatura.

Gostaria de saber se posso fazer a fermentação a 20°C (ideal para o fermento disponibilizado) e a maturação a 10°C.

Outra dúvida. Essa primeira receita será feita com extrato em pó. Preciso me preocupar em medir a densidade inicial e final para saber se a fermentação está concluída? Neste caso, que valores devo buscar na densidade final para saber que essa etapa está concluída?

Grato
8 anos 1 mês atrás #64421

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Fermentação em temperatura ambiente

André, a temperatura ideal de fermentação das ales é próximo de 20°C. Alguns fornecedores recomendam um pouco mais e outros um pouco menos, mas nunca fica muito longe dos 20°C. Então pode sim deixar no refrigerador a essa temperatura.

Mas um detalhe que é interessando dar uma pesquisada é sobre a maturação. Não sei qual o estilo da cerveja que você pretende fazer nem o que você busca nela, mas acredito que 10°C seja muito quente para a maturação. Eu normalmente faço a 2°C (média).

E sobre a densidade final. É difícil saber qual será a FG nesse caso, pois a composição de açúcar do extrato provavelmente é desconhecida. Então você precisará medir a FG de vez em quando e assim que estabilizar (passar em torno de 48h na mesma densidade) você poderá concluir a fermentação e seguir com o processo de maturação. Eu normalmente meço uma vez por dia após o airlock parar de borbulhar.
8 anos 1 mês atrás #64429

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Affonso Ferreira no tópico Fermentação em temperatura ambiente

Obrigado pelo retorno, foi esclarecedor. Aproveito para sanar mais uma dúvida.

Recentemente, li que dentro do balde fermentador a temperatura fica sempre mais quente que o ambiente externo devido a atividade da levedura. Portanto, quando vc menciona 10° C para fermentação e 2°C para maturação, vc se refere a temperatura controlada do refrigerador ou a temperatura dentro do fermentador?

De antemão agradeço
8 anos 1 mês atrás #64430

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação em temperatura ambiente

O ideal é sempre medir a temperatura do centro do balde, com o uso de poço termométrico. É a forma mais precisa de fazer, gerando melhores resultados, mas medir pela parede do balde não é um desastre não :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Affonso Ferreira
8 anos 1 mês atrás #64434

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se