Cadastre-se

Baixa Atenuação OG-FG

Criado por Fernando BM no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Caros,

Estou na minha segunda cerveja, a primeira foi uma Witbier, deu certo mas ficou com baixo teor alcoolico. A que estou maturando agora é uma Red Ale. Ainda não consegui terminar a fervura com 20 litros, muito pelo contrário, nessa última eu mandei 14 litros para o fermentador, a OG ficou bem alta, 1.044. No final da fermentação, aferi uma FG de 1.023.

É uma receita da Castle Malting, fiz a brassagem da seguinte maneira:

-Misturar em 62 o C e descansar por 50 minutos
-Elevar a temperatura de 72 o C, descansar por 20 minutos
-Elevar a temperatura para 78 o C, descansar por 2 minutos

A questão é que a atenuação está muito baixa, na primeira também foi... pensei que hidratando o fermento antes de inocular (coisa que não fiz na primeira vez) teria resultados melhores. Eu sei que deveria ter iniciado com uma OG menor, mas fora isso, onde mais posso estar errando?

Obrigado
9 anos 5 meses atrás #57610

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atenuação OG-FG

E aí xará, tudo certo?

Indo direto à sua pergunta, gostaria de saber:
Quanto de fermento você usou?
Ele estava bem acondicionado e conservado?

Outras questões que interferem diretamente no resultado:
Usa Fundo falso, Bazooka ou Biab?
Qual a proporção de insumos / água utilizou?
Fez lavagem, qual proporção brassagem / lavagem?
Fez o teste de iodo?
Qual fermentador utilizou?
Estava bem vedado?
Faz controle de temperatura na fermentação?

Depois de respondidas estas questões, poderemos orientar melhor você.

Pelo pouco que informou, faço as seguintes considerações: Acho 70 min pouco tempo de brassagem, faço geralmente com 90 min; para cervejeiros caseiros com levas até 40 litros, é desnecessária a hidratação do fermento.

Abraços.
Last edit: 9 anos 5 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 5 meses atrás #57611

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Primeiro de tudo, como o Fernando já citou, qual e quanto de fermento você utilizou para esses 14L?

Quais maltes e quantidades vocês utilizou? Acredito que esse possa ser um dos problemas.

E por último, mas não menos importante, você fez a leitura da FG com densímetro ou refratômetro? Caso seja com a segunda opção é necessário realizar uma conversão, pois o álcool altera a leitura de densidade.
9 anos 5 meses atrás #57613

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando BM no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Olá Fernando, vamos lá...

Usei um saquinho de fermento, foi o que veio no kit para 20L.
Sim, o fermento estava bem acondiconado. Quando comprei estava na geladeira, e conservei-o assim por mais 2 semanas. Quando abri estava seco e solto, bem normal. Quando hidratei ele produziu um pouco de espuma e ficou com aroma de pão.

Eu usei bazooka, somente. Fui cuidadoso na filtragem.

Não fiz o teste do iodo, usei um fermentador conico (Indupropil 25L), é a primeria vez que estou usando esse fermentador. Na verdade tive um problema com a borracha de vedação da tampa, ela saiu do lugar e eu só percebi quando fui tirar uma amostra para verificar a FG...

Sobre a proporção de insumos/agua, usei mais ou menos 4.5kg de malte, foram 4 tipos, o principal era pilsen. Um saquinho de fermento e dois de lupulo (um amargor e outro aroma). Comecei com 24 litros, depois lavei até ficar com uns 23, fervi por 90 minutos e descontando a evaporação e o que descartei no whirlpool, sobraram 14 ou 15 litros.

A fermentação foi feita na minha geladeira, que tem controlador digital... a 24 graus.

Vocë acha que o problema de vedação do fermentador pode ter prejudicado a fermentação?

Obrigado
9 anos 5 meses atrás #57614

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando BM no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Gustavo,

Eu segui essa receita:
www.castlemalting.com/CastleMaltingBeerR...ecipeView&RecipeID=7

A leitura que eu fiz foi com refratometro. Sinceramente eu não fiz conversão nenhuma.

Obrigado
9 anos 5 meses atrás #57615

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Então, problema resolvido. O refratômetro marca o valor da densidade somente em soluções com água e açúcar. Se houver algum interferente, como o álcool, esse valor marcado já não estará correto. No caso do álcool, o valor da densidade lida será sempre maior.

Para fazer uma leitura correta o ideal é utilizar um densímetro, porém também é possível fazer uma conversão dos valores da leitura feita com o refratômetro. Abaixo coloquei os links disponíveis no site da WE, onde há uma planilha que faz o cálculo. Sinceramente esse é o único cálculo que eu não faço à mão.

Refratômetro - No fim da página explica a questão da conversão;

Planilha - Basta abrir o link e clicar em Baixar, no canto superior direito. Após isso abra-a e altere para Habilitar Edição.

Ahh, e aproveitando o post, não se preocupe tanto se a vedação do fermentador não estiver perfeita ou se não estiver borbulhando, isso ocorre com mais frequência que se imagina e não prejudicará a sua cerveja. Eu mesmo tenho um fermentador que não veda de jeito nenhum, mas uso ele normalmente e dá exatamente o mesmo resultado apresentado pelos outros baldes com vedação muito melhor.
Last edit: 9 anos 5 meses atrás by Gustavo Silva.
9 anos 5 meses atrás #57620

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se