Cadastre-se

Funcao da Maturacao

Criado por Cristian Giudice no tópico Funcao da Maturacao

Galera estou com uma leva de Pilsen maturando a 2º, porem tenho algumas(muitas) duvidas sobre essa etapa do processo....
Sempre que leio sobre maturação so tenho informacoes de que ela ajuda na sedimentacao dos residuos solidos e "arredondamento" da cerveja...

Entao a duvida, qual a verdadeira funcao da maturação? O que ocorre de verdade? O que seria arredondar a cerveja???

vlw...
14 anos 3 meses atrás #4194

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Funcao da Maturacao

Cristian, não sou homebrewer, então alguém me corrija se eu estiver falando besteira. Durante a fermentação, as leveduras produzem uma porrada de compostos aromáticos, nem todos desejáveis. A fase de maturação serve, entre outras coisas, para que alguns desses compostos (os off-flavors) sejam metabolizados pelas leveduras (que continuam vivas e atuantes) e convertidos em outras substâncias menos prejudiciais ao sabor e aroma da cerveja. A maior parte desses compostos é o produto intermediário das reações químicas de fermentação, e durante a maturação essas reações são finalizadas pelas leveduras. Um exemplo é o diacetil, composto produzido pela levedura que possui aroma amanteigado e que é reabsorvido durante a maturação. Isso é "arredondar" a cerveja.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 3 meses atrás #4201

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Funcao da Maturacao

clap clap clap...
nao precisa de mais nada essa explicação =)
14 anos 3 meses atrás #4891

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Fanin no tópico Re:Funcao da Maturacao

Como estou empacotando todoas as minhas coisas para a mudança do tocantins para o paraná, resolvi beber todas as minhas cervejas da reserva pessoal, porque não terei espaço suficiente para leválas comigo.
Mas o ponto é o seguinte, ontem abri uma lager full body que havia engarrafado dia 20/02/2008 estava muito boa, maturou e se manteu muito bem durante esse tempo, espuma cremosa, líquido cristalino, sem off flavors, amarga no ponto, perfeita apesas de ter passado 2 anos.
Certa vez eu li em algum lugar que vc poderia maturar por um ano sem problemas, que é a maturação que arredonda a cerveja, (e não a gostosona da propaganda fazendo círculos com o dedo) e se o teor de lúpulo for alto, ele poderia se manter por mais tempo,
TUDO VERDADE E COMPROVADO, pq a minha ficou 2 anos sem refrigeração e além de não estragar (que é o que aconteceria com uma cerveja comercial) ela melhorou em todos os aspectos.
14 anos 1 mês atrás #8007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se