Cadastre-se

Descanso do DIACETIL, AJUDAAA por favor!

Criado por André Campos no tópico Descanso do DIACETIL, AJUDAAA por favor!

Olá galera, é a primeira vez que faço cerveja e estou vendo muito sobre o tal descanso do diacetil, não entendi muito bem, fermentei e trasfeguei para um segundo fermentador e ja acabou de atenuar, foram 11 dias no total a 20°C, agora como faço o tal descanso e por quanto tempo? e depois posso colocar pra maturar durante uns 15 dias a uns 6° que não vai atrapalhar a carbonatação da levedura?

abraço galera, espero resposta rápido pq o trem ta aqui no freezer! rsrs
8 anos 11 meses atrás #61676

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Descanso do DIACETIL, AJUDAAA por favor!

André Campos escreveu: Olá galera, é a primeira vez que faço cerveja e estou vendo muito sobre o tal descanso do diacetil, não entendi muito bem, fermentei e trasfeguei para um segundo fermentador e ja acabou de atenuar, foram 11 dias no total a 20°C, agora como faço o tal descanso e por quanto tempo? e depois posso colocar pra maturar durante uns 15 dias a uns 6° que não vai atrapalhar a carbonatação da levedura?

abraço galera, espero resposta rápido pq o trem ta aqui no freezer! rsrs


Fala aí Andre, bem-vindo.

Qual o estilo que fez?
Qual fermento utilizou?

O descanso diacetil serve para que o fermento reabsorva este off flavor, gerado na fermentação.
O ideal é que ele seja iniciado antes que a atenuação pare totalmente (quando a atenuação ficar bem mais lenta, mas ainda baixando), mas no caso, você pode deixar de 2 a 3 dias entre 22 e 24 graus.
Mas esse "descanso" não é obrigatório, vai depender muito do estilo, do fermento, da quantidade de açúcar fermentável, da temperatura de fermentação, etc Com isso, pode-se ter mais ou menos diacetil, tendo ou não a necessidade de fazê-lo, inclusive, dependendo do estilo tb.

Sobre a maturação, novamente dependendo do estilo, você pode fazer de 10 dias à meses.
Para as ales (exceto as de og muito alta, que "pedem" maior temperatura inicial de maturação), de 0 a 10 graus. Sendo que quanto mais alta a temperatura, mais você consegue "reações" nas características sensoriais e isso depende do feeling de cada cervejeiro.
Eu, por exemplo para uma APA, geralmente deixo 10 dias a 5 graus e 4 dias a 1 grau.

Espero ter contribuído, boa cerveja pra vc.

Abraços.
Last edit: 8 anos 10 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #61681

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Campos no tópico Descanso do DIACETIL, AJUDAAA por favor!

nó rapaiz ajudou d+, fiz uma Belgian Strong Goden Ale

tinha programado OG de 1.081 e ficou em 1.082, enquanto que a FG era para 1.018 e consegui esse 1.018 ontem (24/05), aí estava esperando a resposta do grupo.

usei o t-58, e meu plano agora será o seguinte, e se possível me diga se ta de bouuua ou se recomenda alguma modificação. Aumentar T por dois dias a 24°, e depois sem trasfegar, colocar pra maturar por uns 20 dias a 6-7°, dando esses 20 dias ou mais, vou fazer aquele processo com a gelatina pra clarificar por 2 dias, para então passar para a garrafa com 6 g/L de primming de mascavo. Uma outra dúvida é se a maturação e a gelatina vão interferir na carbonatação do pelo primming.

Não vou fazer dry-hop pq acabou o lúpulo styrian golding que eu tinha(tava na geladeira e minha mãe fez uma mágica e lotou ele de requeijão, só não sei como!!), só tenho Cascade e Galena agora.

Vlw man abraço!
8 anos 10 meses atrás #61687

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Descanso do DIACETIL, AJUDAAA por favor!

André Campos escreveu: nó rapaiz ajudou d+, fiz uma Belgian Strong Goden Ale

tinha programado OG de 1.081 e ficou em 1.082, enquanto que a FG era para 1.018 e consegui esse 1.018 ontem (24/05), aí estava esperando a resposta do grupo.

usei o t-58, e meu plano agora será o seguinte, e se possível me diga se ta de bouuua ou se recomenda alguma modificação. Aumentar T por dois dias a 24°, e depois sem trasfegar, colocar pra maturar por uns 20 dias a 6-7°, dando esses 20 dias ou mais, vou fazer aquele processo com a gelatina pra clarificar por 2 dias, para então passar para a garrafa com 6 g/L de primming de mascavo. Uma outra dúvida é se a maturação e a gelatina vão interferir na carbonatação do pelo primming.

Não vou fazer dry-hop pq acabou o lúpulo styrian golding que eu tinha(tava na geladeira e minha mãe fez uma mágica e lotou ele de requeijão, só não sei como!!), só tenho Cascade e Galena agora.

Vlw man abraço!


Blz.

Maturação de 20 dias e utilização de gelatina não interferem no priming, ainda mais se utilizou a quantidade certa de fermento e a fermentação ocorreu toda certinha como descreveu.

Na utilização da gelatina, quanto mais baixa a temperatura estiver, mais a cerveja clarifica. Já que quer fazer a maturação por 20 dias, sugiro a vc dividir esse tempo e na segunda parte, baixar a temperatura para 1 grau e aí utilizar a gelatina. Caso não tenha pressa, utilize mais tempo para clarificar, pois em torno de 60 dias com gelatina a esta temperatura, a cerveja ficará como uma comercial.
Já a carbonatação, o estilo pede uma alta, então iria de 8 a 8,5 de açúcar por litro. Não sei dizer quanto à quantidade de mascavo, utilizo o cristal (vale uma pesquisa).

Sobre o dry hopping com o estilo que está fazendo, acho desnecessário, já que o estilo pede aroma no máximo moderado de lúpulo. Caso tenha feito adição de lúpulo faltando 5 ou 0 minuto para acabar a fervura, acho dispensável o dry hopping. Caso não tenha feito, acho que uns 20 gramas para cada 20 litros o suficiente, e que entre os dois que tem disponível, iria de Cascade (apesar de nenhum dos 2 ser o ideal para aroma nesse estilo).
Obs: sempre faço a trasfega do fermentador para o maturador quando utilizo a gelatina (quase não faço) e/ou faço o dry hopping (quase sempre faço), o resultado é sempre melhor.

Abraços.
Last edit: 8 anos 10 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 10 meses atrás #61702

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se