Cadastre-se

Espaço no Fermentador

Criado por rodrigo savaris no tópico Espaço no Fermentador

Boa tarde a todos!!

Pessoal estou pensando em adquirir um fermentador cônico. Hoje faço levas de 20 lts, mas como a tendencia é ir aumentando eu estava pensando em adquirir um fermentador já para um volume maior 50 ou 75lts. A duvida é a seguinte, se eu comprar um fermentador de 75 lts e colocar 20 lts de cerva nele, todo esse espaço vazio durante a fermentação pode prejudicar a cerveja??
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciano Gobeti
8 anos 8 meses atrás #62541

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luciano Gobeti no tópico Espaço no Fermentador

Olá Rodrigo;
Um amigo cervejeiro me disse q não há problema algum em relação a qualidade da breja. Estou fermentando minha primeira leva (10 litros) em um balde fermentador de 30l e, o que experimentei foi q o airlock nao apresentou atividade até o momento (4o dia), creio q possa ser devido a esse volume excedente, porém medi a FG e está atenuando bem, o sabor e o aroma ainda mt forte de fermento, portanto td parece estar correndo bem hehehehhehe. Boas brejas!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris
8 anos 8 meses atrás #62572

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Espaço no Fermentador

Não há problema. O espaço será preenchido com o CO2 formado durante a fermentação. E como o gás carbônico é mais denso que o oxigênio ele acaba ''empurrando-o'' para fora do fermentador, evitando que a cerveja fique oxidada. Porém ocorre a formação de bolhas no airlock normalmente, se não ocorrer é porque há algum local que não está bem vedado. Isso também não irá prejudicar a fermentação, mas poderá oxidar a cerveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris, Luciano Gobeti
8 anos 8 meses atrás #62652

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luciano Gobeti no tópico Espaço no Fermentador

Valeu Gustavo! Realmente creio q a furação (???) da tampa do meu balde não foi a mais adequada rsrsrsrrs e existe mesmo um (ainda q pequeno, mas tá lá) espaço a mais no tal furo. Por sorte não ocorreu de oxidar a breja hehehehehehe. Cheers, e boas brejas!
8 anos 8 meses atrás #62686

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se