Cadastre-se

Fermentação + Maturação/Carbonatação

Criado por Marcelo Brandl no tópico Fermentação + Maturação/Carbonatação

Bom dia pessoas,

Já aviso, sou novato e a chance de falar alguma "%@&¨$ é" grande.. rsrrs

Segui uma receita Pilsen onde dizia o seguinte;

Fermentação Primaria - 15 dias a 10º
Fermentação Secundária - 10 dias a 1º

Fiquei pensando onde entra o primming nisso... liguei pro cara que me passou a receita.. o cara disse que na segunda fermentação é pra fazer o primming.. Blz, ok!..

Fiz ontem o primming e a engarrafei pra maturar/carbonatar dentro da própria garrafa.
Andei lendo alguns assuntos relacionados e ao invés de baixar a 1º de cara, vou baixar 1º por dia até completar os 10 dias.

Agora pergunto, esse procedimento está correto? Estou pulando alguma etapa importante, ou fazendo de modo errado?

No aguardo, muito obrigado!!
8 anos 4 meses atrás #63547

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico Fermentação + Maturação/Carbonatação

Marcelo Brandl escreveu: Bom dia pessoas,

Já aviso, sou novato e a chance de falar alguma "%@&¨$ é" grande.. rsrrs

Segui uma receita Pilsen onde dizia o seguinte;

Fermentação Primaria - 15 dias a 10º
Fermentação Secundária - 10 dias a 1º

Fiquei pensando onde entra o primming nisso... liguei pro cara que me passou a receita.. o cara disse que na segunda fermentação é pra fazer o primming.. Blz, ok!..

Fiz ontem o primming e a engarrafei pra maturar/carbonatar dentro da própria garrafa.
Andei lendo alguns assuntos relacionados e ao invés de baixar a 1º de cara, vou baixar 1º por dia até completar os 10 dias.

Agora pergunto, esse procedimento está correto? Estou pulando alguma etapa importante, ou fazendo de modo errado?

No aguardo, muito obrigado!!


esta havendo algum problema de compreensão das etapas.
1-fermentacao primaria - atenuacao da densidade e formacao do alcool... o co2 formado é perdido.. quem determina o tempo é a levedura.. até atenuar e estabilizar a densidade final (fg)
2-fermentacao secundaria (mesma temperatura ou um pouco superior) - a levedura consome os proprios produtos indesejaveis formados na primeira
3-maturacao - no fermentador, proximo de zero grau... tempo variavel de acordo com o estilo.... serve para arredondar sabores e clarificar a breja
4- primming/envaze - apos a maturacao no balde.. deixa em temperatura ambiente ou temperatura de fermentacao primaria por 2 semanas (so vai carbonatar nesta faixa de temperatura pois a levedura precisa acordar e trabalhar novamente...e a zero grau ela nao vai trabalhar)
apos tudo isso, sera decisao sua de acordo com o estilo da breja, se continua maturando na garrafa, qual a temperatura dessa etapa ou se ja parte pro abraço.. depende do que vc quer ..
sugestao: leia com calma o livro how to brew do john palmer... vc acha pdf traduzido na net...
abraco e boa sorte
Last edit: 8 anos 4 meses atrás by marcelo.
8 anos 4 meses atrás #63548

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação + Maturação/Carbonatação

Ainda mais em uma lager, onde voce precisaria subir para 15-17 graus por uns dois dias antes da maturação para absorver o diacetil.
Last edit: 8 anos 4 meses atrás by Pedro Fraga.
8 anos 4 meses atrás #63549

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Brandl no tópico Fermentação + Maturação/Carbonatação

Resumindo grosseiramente, entre a fermentação primaria, secundária e maturação, eu posso deixar sempre no mesmo fermentador,alterando as temperaturas de acordo com a necessidade, e somente após fazer o primming/envaze?
8 anos 4 meses atrás #63555

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico Fermentação + Maturação/Carbonatação

Marcelo Brandl escreveu: Resumindo grosseiramente, entre a fermentação primaria, secundária e maturação, eu posso deixar sempre no mesmo fermentador,alterando as temperaturas de acordo com a necessidade, e somente após fazer o primming/envaze?


para a maioria das brejas da sim. so troca de balde para fazer o primming/envaze.
algumas poucas situacoes contra indicariam manter no mesmo balde entre fermentacao e maturacao, como por exemplo, para maturaçao longa em cerveja com dry hop (o contato do lupulo por muito tempo com a breja deixa gosto muito aspero), ou fermentadores monstruosos (o peso e pressão da breja favorece a autolise do fermento, gerando off flavors)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Brandl
8 anos 4 meses atrás #63564

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se