Cadastre-se

Muita borra no fundo da garrafa

Criado por Maicon Porto e Silva no tópico Muita borra no fundo da garrafa

Boa tarde Senhores,
Sou totalmente novo no fórum (e também no ramo de cervejas artesanais)....

Há quase 1 mês, eu e meu cunhado iniciamos na produção de cervejas artesanais... Meu cunhado já fazia a própria cerveja artesanal há um tempo, mas apenas para consumo próprio.... Agora estamos fazendo para vender e levantar fundos....

No final de Outubro.... fizemos nossa primeira leva de cerveja....

Deixamos ela na fermentação por 7 dias.... e depois engarrafamos e estamos deixando maturar na garrafa por 1 mês (que se completa em 25/11)

Acontece que agora, menos de 10 dias para fechar 1 mês de maturação.... percebi que há muita borra no fundo das garrafas.

Não tenho dúvidas de que a cerveja vá estar com sabor agradável....
Mas queria saber dos caros amigos.... se há algo que eu possa fazer para salvar este lote de cervejas, e assim, conseguir comercializá-las....
Ou teremos de beber tudo, nós mesmos ?????
4 anos 8 meses atrás #63647

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Muita borra no fundo da garrafa

Olá Maicon,
seja bem vindo ao fórum.

Não consigo imaginar uma forma de tirar essa borra. Abrir todas as garrafas, despejar em um balde/panela/recipientequalquer e depois engarrafar de novo, não me parece uma ideia muito boa.

Qual estilo fizeram? Ficou realmente impraticável com ela?

Abraços
4 anos 8 meses atrás #63651

Respondido por Maicon Porto e Silva no tópico Muita borra no fundo da garrafa

Boa noite André....

Fizemos 3 tipos.... Blond Ale, Honey Ale e Dunkel....

Cheguei à ver na internet algumas pessoas que utilizaram do processo de "remuage".... semelhante ao que acontece na produção de espumantes, mas não sei se seria seguro fazer isso.

Em algumas garrafas.... a quantidade de borra é significativa. Creio sinceramente que o sabor vá estar agradável de todas elas.... Mas o aspecto visual da presença de todas esta borra, pode atrapalhar um pouco a venda da cerveja....

Realmente não sei o que vamos fazer....
4 anos 8 meses atrás #63653