Cadastre-se

Erro de novato?

Respondido por Fabio Vieira no tópico Erro de novato?

Cara, se vc não tem como medir a densidade, aconselho deixar uns dez dias em temperatura de fermentação como margem de segurança para que a fermentação consuma todo o açucar, apesar de que sem medir a densidade não tem como garantir isso com certeza. Mas é melhor do que quando vc for fazer o primming correr o risco de suas garrafas explodirem devido à presença de açucar que não foi consumido na fermentação.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: KIM FARIAS
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Fabio Vieira.
8 anos 2 meses atrás #64020

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Erro de novato?

KIM FARIAS escreveu: ... nao tenho como medir a densidade.
Com esta adição extra de açúcar a cerveja pode ficar com o teor de álcool maior?
A principio era pra ter 5% Álcool.


Kim, geralmente o priming acrescenta em torno de 0,5 abv à cerveja final, mas para ter certeza você tem que calcular esse aumento baseado na concentração de açúcar que você usou.

Uma coisa importantíssima que você precisa resolver é o densímetro. Mesmo com esses kits prontos é essencial medir a gravidade inicial e final. Só assim para você saber se a cerveja sairá como planejado e ter certeza que a fermentação primária "terminou".

É fácil achar vários à venda online por uns 50 reais.

Para não ter erro, segue a sugestão do confrade acima e mantém a temperatura de fermentação por uns 10 dias para garantir o consumo do açúcar do priming e do mosto.

Agora é importante você ter paciência, sua cerveja sairá um pouco mais alcoólica mas dá para salvar.

Boa sorte :cheer:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: KIM FARIAS
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Gabriel C..
8 anos 2 meses atrás #64021

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por KIM FARIAS no tópico Erro de novato?

Fala confrades.
Fiz como o recomendado deixei por 12 dias fermentado e ficou mais uns 12 maturando na geladeira.
Agora a dúvida?
E melhor eu fazer o primeiro na garrafa ou direto no maturador?
8 anos 2 meses atrás #64227

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Erro de novato?

KIM FARIAS escreveu: Fala confrades.
Fiz como o recomendado deixei por 12 dias fermentado e ficou mais uns 12 maturando na geladeira.
Agora a dúvida?
E melhor eu fazer o primeiro na garrafa ou direto no maturador?


Eu faço no maturador, fazer na garrafa dá muito trabalho...
8 anos 2 meses atrás #64228

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por RAFAEL PEDRO no tópico Erro de novato?

Saudações cervejeiras.
Minha segunda leva foi uma Belgian Golden Ale com extrato de malte de 10L. Deixei no fermentador por 7 dias em temperatura ambiente variando entre 24° e 28° pois não tenho espaço e instrumentos para controle, coloquei no banheiro de casa pois é o lugar com menas variação e sempre fica uns 2° a menos do que em outras peças da casa. Após, engarrafei e deixei maturar por mais 15 dias no mesmo local e temperatura. Ontem, peguei uma garrafa para teste e meti pra gelar. Decepção, ficou com gosto e cheiro de fermento, mas bem carbonatada, espuma branquinha e permanente e a ceva com cor clara. Mas o gosto e cheiro de fermento ficou pronunciado. Foi minha primeira receita comprada como kit neste fornecedor.
Devo deixar mais tempo as garrafas maturando em temperatura ambiente por uns 7 dias? Coloco elas na parte de baixo da geladeira maturando por mais 7 dias? Ou azar o meu, falha de novato, tente novamente ou posso tentar amenizar com mais tempo de maturação na garrafa?
8 anos 2 meses atrás #64239

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Murilo Castilho no tópico Erro de novato?

Cara, depois de fermentar/maturar no BANHEIRO :sick: , o cheiro/gosto de fermento é lucro!! Poderia ser pior... :laugh: :laugh:
8 anos 2 meses atrás #64241

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se