Cadastre-se

maturação sem controle na geladeira

Criado por Andre Nunes no tópico maturação sem controle na geladeira

Bom dia a todos ! Gostaria de algum amigo mais esperiente me ajudasse na seguinte questão.

amanha 03/03 termino a fermentação de uma APA, fiz essa fermentação em temperatura ambiente entre 20 e 35 graus (estou em Belém do Pará). Seria possível eu maturar a cerveja na minha geladeira? Sendo que não tenho como controlar a temperatura pois ainda não comprei um termostato digital, a geladeira fica entre 08 e 12 graus mais ou menos. Desde já agradesço a ajuda dos amigos.
8 anos 3 semanas atrás #64572

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico maturação sem controle na geladeira

Dá pra maturar sim. Talvez você necessite de alguns dias a mais para uma boa clarificação, mas nada que seja exorbitante. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
8 anos 3 semanas atrás #64573

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico maturação sem controle na geladeira

Opa. Mais uma vez obrigado Gustavo! Vou fazer a trasfega amanha e posto umas fotos pra vc ver !
8 anos 3 semanas atrás #64576

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico maturação sem controle na geladeira

Opa
Não sei se da tempo para mais uma sugestão, mas de qq forma aí vai:
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço
Last edit: 8 anos 3 semanas atrás by marcelo. Razão: inserir informacoes
8 anos 3 semanas atrás #64588

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico maturação sem controle na geladeira

marcelo escreveu: Opa
Não sei se da tempo para mais uma sugestão, mas de qq forma aí vai:
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço

ok vou fazer da forma que vc me indicou! posso fazer essa fermentação secundaria direto no mesmo recipiente ou posso trasfergar para outro deixando a lama para tras e depois de alguns dias colocar na geladeira?
outra questao quantos dias mais devo deixar nessa segunda fermentação?
8 anos 3 semanas atrás #64589

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico maturação sem controle na geladeira

Andre Nunes escreveu:

marcelo escreveu: Opa
Não sei se da tempo para mais uma sugestão, mas de qq forma aí vai:
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço

ok vou fazer da forma que vc me indicou! posso fazer essa fermentação secundaria direto no mesmo recipiente ou posso trasfergar para outro deixando a lama para tras e depois de alguns dias colocar na geladeira?
outra questao quantos dias mais devo deixar nessa segunda fermentação?


na minha opiniao, trasfega só é indicada quando vai maturar por muito tempo e vc quer se livrar de uma lama com muito lupulo... ou para qtdades abusrdamente grandes de breja .. no seu caso, esqueça trasfega... mesmo balde do inicio ao fim.. faca a trasfega apenas para se livrar da lama no momento do primming/envaze...
qto ao tempo de fermentacao secundaria, o ideal seria vc ir provando ate diminuir os off flavors... na duvida deixe o.mesmo tempo da primaria.. na mesma temperatura...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
8 anos 3 semanas atrás #64590

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se