Cadastre-se

maturação sem controle na geladeira

Respondido por Diego Maciel no tópico maturação sem controle na geladeira

marcelo escreveu:

Andre Nunes escreveu:

marcelo escreveu: Opa
Não sei se da tempo para mais uma sugestão, mas de qq forma aí vai:
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço

ok vou fazer da forma que vc me indicou! posso fazer essa fermentação secundaria direto no mesmo recipiente ou posso trasfergar para outro deixando a lama para tras e depois de alguns dias colocar na geladeira?
outra questao quantos dias mais devo deixar nessa segunda fermentação?


na minha opiniao, trasfega só é indicada quando vai maturar por muito tempo e vc quer se livrar de uma lama com muito lupulo... ou para qtdades abusrdamente grandes de breja .. no seu caso, esqueça trasfega... mesmo balde do inicio ao fim.. faca a trasfega apenas para se livrar da lama no momento do primming/envaze...
qto ao tempo de fermentacao secundaria, o ideal seria vc ir provando ate diminuir os off flavors... na duvida deixe o.mesmo tempo da primaria.. na mesma temperatura...


A fermentação secundária eu faço em uma temperatura mais alta, em torno dos 25 graus...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
8 anos 3 semanas atrás #64591

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico maturação sem controle na geladeira

Boa noite a todos ! Hj tirei uma prova da cerveja que esta fermentando, ela está com FG em 1010 porem ainda está atenuando pois há atividade no airlock! Segue a foto que tirei para os amigos comentarem, deu pra sentir o aroma do lupulo e o sabor tambem mas não muito forte, como é a primeira brassagem não sei bem o que esperar!
Last edit: 8 anos 3 semanas atrás by Andre Nunes.
8 anos 3 semanas atrás #64596
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por marcelo no tópico maturação sem controle na geladeira

Andre Nunes escreveu: Boa noite a todos ! Hj tirei uma prova da cerveja que esta fermentando, ela está com FG em 1010 porem ainda está atenuando pois há atividade no airlock! Segue a foto que tirei para os amigos comentarem, deu pra sentir o aroma do lupulo e o sabor tambem mas não muito forte, como é a primeira brassagem não sei bem o que esperar!


O airlock não necessariamente indica atividade de fermentação..... final da fermentação primaria vc só tem certeza apos medir dois ou 3 dias consecutivos a mesma FG... aí sim parou de atenuar.
E mesmo assim faça uma fermentação secundaria para absorver os off flavors da primaria (por ter sido realizada em temperatura muito alta).
Dica: mesmo sem geladeira dedicada com termostato para controle da temperatura, vc consegue um controle legal deixando o fbalde fermentador num cooler ou isopor grande, cheio dagua e com garrafas plasticas dagua congeladas, medindo a temperatura desta agua com termometro e trocando gelo uma ou duas vezes por dia, dependendo da estacao do ano... tente manter a 18 graus (para ales) e verá que o resultado fica bacana..... pode nao ser tao pratico qto uma geladeira dedicada com termostato, mas ja vai ajudar bastante... com a pratica vc vai sacar qtas e quais garrafas plasticas com gelo sao necessarias e a frequencia de troca...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
8 anos 3 semanas atrás #64600

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julian C no tópico maturação sem controle na geladeira

O Andre Nunes comentou em maturar em temperaturas entre 8 e 12 graus. Eu sempre maturo em 0 grau. Qual seria a temperatura ideal e o tempo?
7 anos 10 meses atrás #64932

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se