Cadastre-se

Duvida maturação

Criado por Ezequiel Souza no tópico Duvida maturação

Caros amigos cervejeiros, bom dia!

Estou com uma dúvida pertinente em relação a maturação.

Estou na minha 3ª brassagem e estou utilizando uma geladeira para controlar a temperatura de fermentação/maturação pela primeira vez. A duvida que eu tenho é a seguinte:

Durante a fermentação eu deixei a temperatura da geladeira em torno de 18ºC, após 7 dias eu fiz a trasfega do balde fermentador para o balde maturador, assim, dando inicio ao processo de maturação. No processo de maturação eu baixei a temperatura da geladeira para 1ºC e é nesse ponto que vem minha duvida cruel...

1º - O fato de baixar a temperatura para 1ºC durante o processo de maturação, não faz as leveduras "morrerem/adormecerem"?

2º - Quando eu for fazer o envase, se as leveduras "morreram" ou "adormeceram" como será possível fazer a carbonatação?

3º - Será que eu vou perder meu lote?

Desde já agardeço!

Att.,
Ezequiel Souza
3 anos 11 meses atrás #65343

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Duvida maturação

Ezequiel Souza escreveu: Caros amigos cervejeiros, bom dia!

Estou com uma dúvida pertinente em relação a maturação.

Estou na minha 3ª brassagem e estou utilizando uma geladeira para controlar a temperatura de fermentação/maturação pela primeira vez. A duvida que eu tenho é a seguinte:

Durante a fermentação eu deixei a temperatura da geladeira em torno de 18ºC, após 7 dias eu fiz a trasfega do balde fermentador para o balde maturador, assim, dando inicio ao processo de maturação. No processo de maturação eu baixei a temperatura da geladeira para 1ºC e é nesse ponto que vem minha duvida cruel...

1º - O fato de baixar a temperatura para 1ºC durante o processo de maturação, não faz as leveduras "morrerem/adormecerem"?

2º - Quando eu for fazer o envase, se as leveduras "morreram" ou "adormeceram" como será possível fazer a carbonatação?

3º - Será que eu vou perder meu lote?

Desde já agardeço!

Att.,
Ezequiel Souza

1º adormecem
2º ao elevar a temperatura elas "acordam"
3º não vai perder nada

obs.: só um detalhe, não precisa transferir de balde para maturação, pode fazer no mesmo balde da fermentação...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ezequiel Souza
3 anos 11 meses atrás #65355

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.