Cadastre-se

Dúvida tempo de fermentação

Respondido por Filipe Sarmento no tópico Dúvida tempo de fermentação

Fernando Passos escreveu: Por curiosidade, a que temperatura está? Na receita a fermentação é até atenuação máxima? Você mediu a densidade atual dela?


Está a 21ºC. A FG estimada é de 1.023. Como ainda está visivelmente fermentando, ainda não medi a densidade.
7 anos 6 meses atrás #65516

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por GUSTAVO PERIN DAMO no tópico Dúvida tempo de fermentação

Se me permite uma dica, verifique todos os dias a densidade só assim tu saber como está se comportando sua fermentação, pois pode acontecer de sua fermentação já ter terminado e você nem se dar conta, pelo que ouvi falar uma fermentação muito arrastada pode causar alguma mudança de coloração ou até mesmo sabor.

Abs.
7 anos 6 meses atrás #65518

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Filipe Sarmento no tópico Dúvida tempo de fermentação

GUSTAVO PERIN DAMO escreveu: Se me permite uma dica, verifique todos os dias a densidade só assim tu saber como está se comportando sua fermentação, pois pode acontecer de sua fermentação já ter terminado e você nem se dar conta, pelo que ouvi falar uma fermentação muito arrastada pode causar alguma mudança de coloração ou até mesmo sabor.

Abs.


Uso densimetro, cada medição são menos 250ml de cerveja... Se tivesse medido todos os dias dessa leva já seriam menos 2,5 litros de cerveja.
7 anos 6 meses atrás #65519

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Passos no tópico Dúvida tempo de fermentação

Eu não acho necessário medir todo dia, acho que após o sétimo dia se justifica medir 3 dias seguidos pois provavelmente não vai haver muita mudança. No seu caso, como o airlock ainda está borbulhando eu faria uma só por desencargo de consciência.

Qual o estilo de cerveja? Embora dentro da faixa aceitável considero 21C um pouco alto. Essa é a temperatura ambiente ou do mosto? Pois se é ambiente pode adicionar mais ou menos 2C para o mosto.

Outra coisa, qual foi a quantidade de leveduras utilizadas? Para cervejas ale com alta OG eu costumo usar até 2 pacotes de fermento seco por lote. Pode ser que a quantidade que você usou de fermento esteja demorando para converter todo o açúcar.
7 anos 6 meses atrás #65523

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Filipe Sarmento no tópico Dúvida tempo de fermentação

Fernando Passos escreveu: Eu não acho necessário medir todo dia, acho que após o sétimo dia se justifica medir 3 dias seguidos pois provavelmente não vai haver muita mudança. No seu caso, como o airlock ainda está borbulhando eu faria uma só por desencargo de consciência.

Qual o estilo de cerveja? Embora dentro da faixa aceitável considero 21C um pouco alto. Essa é a temperatura ambiente ou do mosto? Pois se é ambiente pode adicionar mais ou menos 2C para o mosto.

Outra coisa, qual foi a quantidade de leveduras utilizadas? Para cervejas ale com alta OG eu costumo usar até 2 pacotes de fermento seco por lote. Pode ser que a quantidade que você usou de fermento esteja demorando para converter todo o açúcar.


É uma Belgium Quad. 21ºC é a temperatura ambiente, está alta, mas é proposital.
Acho que o erro de fato está na quantidade de leveduras que usei. Usei um starter de 2L com levedura seca. A calculadora do Brewers Friend diz que é o suficiente quando coloco Ale (Pro Brewer 0.75) no Target Pitch Rate, mas nesse caso acho que deveria ter colocado High Gravity Ale (Pro Brewer 1.25 ou 1.5). Nesses casos a calculadora diz que 2L não é o suficiente.
Já li que uma fermentação arrastada pode trazer alguns off-flavors. Alguém sabe quais off-flavors poderia gerar?
7 anos 6 meses atrás #65525

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Dúvida tempo de fermentação

Filipe Sarmento escreveu:

GUSTAVO PERIN DAMO escreveu: Se me permite uma dica, verifique todos os dias a densidade só assim tu saber como está se comportando sua fermentação, pois pode acontecer de sua fermentação já ter terminado e você nem se dar conta, pelo que ouvi falar uma fermentação muito arrastada pode causar alguma mudança de coloração ou até mesmo sabor.

Abs.


Uso densimetro, cada medição são menos 250ml de cerveja... Se tivesse medido todos os dias dessa leva já seriam menos 2,5 litros de cerveja.


Compra um refratômetro para fazer essas medições, vale muito o investimento..
7 anos 6 meses atrás #65531

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se