Cadastre-se

Cerveja pegajosa após fermentação... erro?

Criado por Renan Eduardo no tópico Cerveja pegajosa após fermentação... erro?

Olá amigos cervejeiros! Recentemente terminei de fermentar uma Irish Red Ale, mas ela ficou com aspecto "pegajoso". Alguns detalhes na produção da cerveja e observações:

- Adicionei 2 whirflocs (floculante) para 55 litros;
- Como a cerveja estava acima dos 30 graus, deixei para o dia seguinte para fermentar, enquanto baixava a temperatura. Ela fica dentro do isopor com gelo. Quando fui fermentar a cerveja ja estava com um pouco de espuma devido a leveduras selvagens, mas bem pouco. Usei 3x S-04.
- Teve 3 dias (fermentação) que deixei 10 kg de gelo (em vez de 5 kg) o que diminuiu a temperatura bastante acidentalmente.
- Faço Whirlpool após fervura.
- Uso Chiller de placas para resfriamento imediato do mosto
- Fiz uma Blond Ale após esta leva e ela está normal, sem este aspecto gosmento
- Sanitizo meus equipamentos com Alcool 70C e Biofor com concentrações 3x maiores.
- Não costumo abrir o fermentador pra nada

O gosto da cerveja é exatamente igual ao que deveria ser, mas ele está com este aspecto ainda pegajoso, no paladar ele fica muito gostoso mas você sente ele pesado, parece que está tomando gelatina antes de endurecer. Deixei mais 3 dias fermentando (totalizando 10 agora) e o aspecto continua pegajoso, embora me pareça menos agora. Ia enviar algumas fotos mas não to conseguindo. Mas a descrição é esta: sai um filete as vezes quando se coloca o termômetro, aspecto pegajoso, no paladar fica como se fosse uma gelatina.
Last edit: 7 anos 5 meses atrás by Renan Eduardo.
7 anos 5 meses atrás #65733

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por VINICIUS SCALISE no tópico Cerveja pegajosa após fermentação... erro?

Aconteceu recentemente comigo tambem
11 meses 1 semana atrás #67325

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se