Cadastre-se

Cerveja não fermentou e tá velha

Criado por Heliodoro Tavares Junior no tópico Cerveja não fermentou e tá velha

Pessoal, bom dia.
Primeira vez aqui no fórum e descobri hoje o site.

Bom, fiz minha primeira brassagem e aparentemente a cerveja não fermentou.

devo ter colocado o fermento a uma temperatura do mosto próxima de 30 graus ou mais.

Bom, hoje comprei um outro fermento e vou tentar fermentar de novo.

Só um detalhe, quase irrelevante, (SQN, hahaha). está em balde fechado e sem fermentação tem uns 4 ou 5 meses.

Será q é perda de tempo ou vale a pena arriscar a perda do fermento novo?

Abraço.
6 anos 2 meses atrás #66718

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Cerveja não fermentou e tá velha

Heliodoro Tavares Junior escreveu: Pessoal, bom dia.
Primeira vez aqui no fórum e descobri hoje o site.


Seja bem-vindo! O fórum anda moribundo, mas ainda há pessoas ativas :)

Heliodoro Tavares Junior escreveu: Bom, fiz minha primeira brassagem e aparentemente a cerveja não fermentou.

devo ter colocado o fermento a uma temperatura do mosto próxima de 30 graus ou mais.

Bom, hoje comprei um outro fermento e vou tentar fermentar de novo.


Como você sabe que ela não fermentou, chegou a medir a densidade nesse período ou estava acompanhando só por atividade em airlock (erro bem comum nas 1as fermentações)?

Heliodoro Tavares Junior escreveu: Só um detalhe, quase irrelevante, (SQN, hahaha). está em balde fechado e sem fermentação tem uns 4 ou 5 meses.


Se ela realmente não fermentou com a sua levedura, tem certeza que outro microorganismo não proliferou no lugar do fermento? Confere se não tem contaminação por bactéria e/ou fungo.

Se não tiver, dependendo do estilo da cerveja, eu ferveria esse líquido por 15 minutos, resfriaria até 25 graus e entraria com levedura nova. Como provavelmente você começou por um estilo que não se beneficia de oxidação, eu jogaria fora e faria de novo.
6 anos 2 meses atrás #66722

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Cerveja não fermentou e tá velha

PS: se o mosto está parado todo esse tempo sem crescer mais nada, parabéns pelo cuidado incrível na sanitização hahaha :D
6 anos 2 meses atrás #66723

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se