Cadastre-se
× Harmonização

Receitas para harmonização

Criado por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Receitas para harmonização

Pessoal, criei esse tópico por sugestão do Anderson, com o objetivo de compartilharmos receitas e sugestões para harmonizar com cervejas, para aqueles que, além de uma boa breja, também curtem se aventurar no fogão! Podemos trocar receitas ou pedir sugestões para harmonizar com aquele prato especial ou aquela cerveja que estamos guardando. Vamos lá, vou dar o pontapé com uma receita de preparo relativamente rápido e que criou uma harmonização que me agradou muito:

Prato: spaghetti ao molho branco adocicado com bacon
Cerveja: Eisenbahn Strong Golden Ale

Características da harmonização: trata-se de uma massa com um molho branco bem encorpado e cremoso, o que pede uma cerveja mais marcante e com teor alcoólico respeitável para quebrar a gordura. O segredo desta harmonização, que fez a mágica acontecer, foi deixar o molho branco bem encorpado e marcante, senão ele some diante da força da cerveja, e enriquecê-lo com um queijo adocicado - eu tinha emmental em casa, mas talvez funcione até melhor com gouda. O toque adocicado do molho (tanto do queijo quanto do bacon) casou bem com o adocicado da cerveja, enquanto o sabor de cravo harmonizou com a carne de porco utilizada. A Eisenbahn Strong Golden Ale se prestou a esta receita porque ela é bem encorpada, adocicada e fenólica; não recomendo trocar por outras strong golden ales mais leves, herbais e achampanhadas, como a Duvel. Talvez funcione com uma blonde de abadia como a Leffe.

Ingredientes (para duas pessoas):
300g de massa longa (eu usei spaghetti)
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
2 copos de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite
100g de queijo emmental (pode trocar por gouda)
2 colheres de sopa de requeijão ou requeijão cremoso (eu usei queijo mascarpone porque tinha sobrado de um tiramissu, mas pode trocar por requeijão)
1 colher de sopa de parmesão ralado
100g de bacon em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Preparo:
Massa: não tem segredo, é cozinhar em água com sal e um fio de azeite até ela estar al dente. Na dúvida, siga as instruções da embalagem.
Molho: misture previamente o leite e a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Numa panela, refogue o alho e a cebola em um pouco de azeite ou óleo. Adicione o bacon em cubos e deixe dourar. Despeje o leite com farinha, adicione sal (eu usei mais ou menos meia colher de sopa rasa) e vá cozinhando até engrossar um pouco, mexendo sempre. Quando engrossar, adicione os queijos (emmental e parmesão) e o requeijão e cozinhe em fogo baixo até derreter todo o queijo. Adicione pimenta do reino a gosto. Por fim, adicione o creme de leite e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, até atingir a consistência desejada (tem que ficar bem cremoso). Não cozinhe por muito tempo, senão corre o risco de talhar o creme de leite.

Aí é só misturar com o spaghetti e servir. Bom apetite!
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Last edit: 14 anos 5 meses atrás by Alexandre Almeida Marcussi.
14 anos 5 meses atrás #1268

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pablo Maz no tópico Re:Receitas para harmonização

Mas que beleza hem, Alexandre? Comprei uma BB Golden Ale no outro dia e vou ver se executo a tarefa.

Ótimo post, valeu mesmo!

P.S.: Tá, não é a mesma cerva, mas... Posso tentar! Ou posso comprar uma Eisenbahn pra isso.rs
"The wheat is like a rich man; it’s sleek and well to do.
The oats are like a pack of girls, laughing and dancing too.
The rye is like the miser; it’s sulky, lean and small,
But the ripe and bearded barley is monarch of them all."
Last edit: 14 anos 5 meses atrás by Pablo Maz.
14 anos 5 meses atrás #1311

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Receitas para harmonização

Pablo, depois poste o que achou da harmonização com a Baden Baden! Corre o risco de a canela da Baden Baden "brigar" com o bacon, mas se isso não acontecer, acho que a harmonização tem boas chances de dar certo! Faço duas sugestões: diminua um pouco a quantidade de bacon (pelo motivo que eu falei) e, como a Baden Baden é menos intensa que a Eisenbahn, torne o molho um pouco menos encorpado, possivelmente excluindo o requeijão e/ou o parmesão da receita. E bom apetite!
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 5 meses atrás #1324

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pablo Maz no tópico Re:Receitas para harmonização

Você acha que brigaria com o bacon? Ainda não bebi essa BB (sou novato), não sei. Mas vou seguir as sugestões.
Abs!
"The wheat is like a rich man; it’s sleek and well to do.
The oats are like a pack of girls, laughing and dancing too.
The rye is like the miser; it’s sulky, lean and small,
But the ripe and bearded barley is monarch of them all."
14 anos 5 meses atrás #1326

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Anderson Martins no tópico Re:Receitas para harmonização

Bom saber que existem outras pessoas gostam de cozinhar como eu, segue minha contribuição, se trata de uma receita de um barzinho famoso aqui em São Paulo.

Estou querendo fazer esse prato para acompanhar minha cerveja sagrada de sexta a noite, poderiam me dar sugestões de estilos para harmonização?


Receita de Boteco

Casquinha de siri – (Bar A Lapinha)



Ingredientes
600 g de carne de siri pura, congelada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
140 g de manteiga
1 1/2 cebola média ralada
3 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
60 ml de leite de coco
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal
1 xícara de farinha de rosca (aproximadamente, para engrossar)
Para a farofa de manteiga
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
Sal
Modo de preparar
Descongele a carne de siri, mas conserve junto o caldinho que formar. Tempere com o suco de limão e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por trinta minutos. Numa panela, aqueça a manteiga em fogo baixo e doure levemente a cebola. Acrescente a carne de siri e os tomates. Cozinhe, mexendo sempre, até os tomates se desmancharem. Junte o leite de coco, a pimenta dedo-de-moça (se quiser, coloque mais pimenta, a gosto), o extrato de tomate, o cheiro-verde e sal a gosto. Chuvisque a farinha de rosca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Talvez não seja necessária toda a farinha, pois o refogado deve ficar cremoso, e não muito grosso. Misture e cozinhe para incorporar os ingredientes. Tire do fogo, distribua o refogado entre dez conchas grandes de vieira e reserve.
Farofa de manteiga e finalização
Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de mandioca torrada e vá mexendo até ficar dourada. Salpique sal a gosto e desligue o fogo. Espalhe a farofa sobre as casquinhas e sirva imediatamente.
Complexidade: Fácil
Tempo de preparo: 60 Min.
Rendimento: 10 unidades

A LAPINHA, Rua Coriolano, 336, Vila Romana, 3672-7191. 12h/1h (fecha dom.).
A carioca Glória Guimarães, proprietária do boteco A Lapinha, foi buscar no caderno de receitas de sua avó paraense a fórmula da casquinha de siri que faz sucesso na casa. Levemente picante e com um toque de leite de coco, diferencia-se por não ser gratinada com queijo. "Coloco apenas uma farofinha de manteiga por cima", diz. Um cuidado importante no preparo, segundo ela, é utilizar carne de siri pura (e não aquela misturada com peixe). A matéria-prima usada no bar vem do Mercado da Lapa. Para comprar as conchas de vieira, prefira o Mercadão, na Rua da Cantareira.
14 anos 5 meses atrás #1333

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Sperb no tópico Re:Receitas para harmonização

esse prato de siri ta me dando agua na boca! Normalmente frutos do mar eu gosto de cervejas de trigo para acompanhar! Não sou expert, mas no verão, aquele calorão, comendo um siri assim perto de uma piscina ou mar, tomando aquela cerveja de trigo...nao tem nada melhor!
14 anos 5 meses atrás #1337

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se